Keystone logo

O que os americanos precisam saber para estudar no exterior

23 de mar. de 2018
Americans Study Abroad
American Students Abroad

Os estudantes têm inúmeras razões para querer estudar no exterior. Entre eles, o desejo de viajar, aprender um novo idioma ou se preparar para futuras oportunidades de carreira. Mas não importa qual seja a razão, os alunos quase sempre relatam desfrutar da experiência.

Mas, para muitos estudantes que viajam ao exterior, há muitos que perdem a oportunidade porque não sabem como realizar o sonho de morar e estudar em um novo país. Este é um problema particular para os estudantes americanos, que sentem que, sem programas de intercâmbio como o Erasmus da Europa e com o aumento dos custos do ensino superior, estudar no exterior é impossível.

No entanto, os dados do Portas Abertas, financiados pelo Bureau de Assuntos Educacionais e Culturais do Departamento de Estado dos EUA, informam que mais de 325.000 estudantes americanos estudaram no exterior em algum momento durante o ano letivo de 2015/16.

Então, a boa notícia é que é possível. Como se aplicar a programas nos Estados Unidos, estudar no exterior requer apenas pesquisa e preparação para garantir que você tenha a melhor experiência possível.

No entanto, muitos americanos nunca viajaram, muito menos estudaram no exterior, então a primeira pergunta que um estudante em potencial pode ter é em que países procurar escolas. Para prepará-lo e pensar em estudar no exterior, compilamos uma breve lista do que você precisa saber com antecedência para levar sua educação ao exterior.

Destinos populares

American Students Abroad

Se você não tem certeza de onde começar, talvez deva considerar países nos quais outros americanos freqüentemente estudam e relatam ter uma ótima experiência.

De acordo com os dados do Portas Abertas acima mencionados, os destinos mais populares para os americanos estudarem no exterior no ano letivo de 2015/16 foram os seguintes:

Claro, há muitos outros países a considerar, mas a lista acima é um ótimo lugar para começar. Um grande fator para aproveitar sua experiência no exterior é poder apreciar a cultura do país anfitrião. Pense no que você já sabe sobre um país e tente se imaginar morando lá. Além disso, é importante fazer sua pesquisa. As coisas a considerar incluem o clima, a comida, o tamanho da cidade em que você vai morar e quais atividades você pode preencher com o seu tempo fora da sala de aula.

Língua

American Students Abroad

Outro aspecto que pode influenciar sua decisão é o idioma nativo do país anfitrião. Fora dos Estados Unidos, é comum as pessoas falarem pelo menos dois, se não três ou quatro idiomas. Felizmente, o inglês é uma linguagem universal que pode ser usada em todo o mundo.

No entanto, lembre-se de que nem sempre é esse o caso. Mesmo em países onde o nível de fluência de inglês é bastante alto, pode haver barreiras de idioma que impeçam você de se integrar totalmente na cultura.

Uma ótima solução é começar a aprender a língua local. Embora você possa sempre ter uma vantagem antes da sua viagem, muitas vezes as universidades oferecerão aos seus alunos internacionais aulas gratuitas no idioma local para ajudar os alunos a interagir com os cidadãos do país em suas vidas diárias. Aprender a língua também é uma ótima maneira de mostrar respeito pela cultura em que você está sendo aceito como estudante internacional.

Custo e Financiamento

American Students Abroad

Para surpresa de muitos estudantes americanos, a ajuda federal dos estudantes via FAFSA não é aceita em todos os lugares. Embora existam universidades internacionais que participam de programas de empréstimos para estudantes americanos, é importante verificar com antecedência se você poderá receber apoio financeiro para estudar no exterior. Para mais informações sobre como solicitar a FAFSA para estudar no exterior, confira nosso artigo. Ou veja nossa lista de escolas internacionais que participam do programa de empréstimos estudantis.

Quer você precise ou não do suporte, também é importante considerar o custo de vida em sua nova cidade, bem como a taxa de câmbio do dólar americano para a moeda local. Por exemplo, historicamente, quando você troca dólares em euros, seu dinheiro perde um pouco do seu valor, portanto, cem dólares valem apenas oitenta euros.

Além disso, algumas cidades, como Berlim, por exemplo, são muito mais acessíveis do que cidades como Paris. É por isso que é importante pesquisar o custo médio de vida de um estudante em qualquer cidade ou país, levando em consideração os custos de acomodação, alimentação e transporte.

Vistos

American Students Abroad

Viver no exterior por um longo período exigirá visto na maioria dos países. O processo para solicitar um visto depende do país específico. A maioria dos vistos, no entanto, geralmente exige que o aluno tenha um passaporte válido, dinheiro para apoiá-lo durante sua estadia no exterior e prova de que foi aceito em uma universidade.

Também pode exigir uma viagem à embaixada mais próxima do país. Assim, para garantir que você tenha permissão para morar no exterior antes do início do seu programa, certifique-se de se inscrever com antecedência, pois pode levar vários meses para processar uma solicitação de visto.

Você tem outras dúvidas? Nós compilamos muitos recursos, todos voltados para ajudar os alunos a pesquisar como tornar seus estudos no exterior um sonho.

Confira todas as nossas oportunidades de estudo no exterior para escolher o programa perfeito no destino dos seus sonhos. Seja na Europa, na África ou na Ásia, há algo para todos!