Keystone logo

Não deixe que esses 10 mitos do estudo no exterior o impeçam!

22 de ago. de 2017
Study Abroad Myths
10 Study Abroad Myths

Sejamos honestos - a ideia de estudar no exterior é tão assustadora quanto inspiradora. A jornada desde primeiro considerar estudar no exterior até pisar em um campus universitário do outro lado do mundo pode parecer longa e cheia de obstáculos, mas um bom planejamento e uma atitude positiva podem percorrer um longo caminho para tornar seus sonhos realidade. É assustador, com certeza, mas também é totalmente alcançável. Aqui estão alguns medos e mitos sobre estudar no exterior que podem estar impedindo você:

Mito # 1. Estudar no exterior é muito caro.

Estudar em qualquer lugar provavelmente será um empreendimento caro até certo ponto, independentemente de você estar estudando na esquina de sua casa ou no lado oposto do planeta. O bom é que a experiência de estudar no exterior está crescendo em popularidade e mais e mais oportunidades de apoio financeiro estão se tornando disponíveis. Muitas universidades agora oferecem bolsas de estudo especificamente para estudantes internacionais que desejam estudar em suas escolas. É só uma questão de localizá-los e solicitá-los. Como primeira escala, entre em contato com o departamento internacional da universidade que deseja estudar para saber quais bolsas podem ser oferecidas. Baixe nosso guia para obter uma lista de centenas de bolsas de estudo para estudantes internacionais.

Mito 2. Estudar no exterior é apenas uma grande festa.

Para alguns, estudar no exterior é apenas uma desculpa para fugir de casa e passar férias. Mas pode ser muito mais do que isso. Pode ser uma maneira de se tornar mais independente, uma chance de mergulhar em novas culturas e idiomas, uma oportunidade de ampliar seus conhecimentos e ganhar perspectivas internacionais - é o que você faz com isso. A experiência perfeita de estudar no exterior será um equilíbrio saudável entre diversão e aprendizado, ser social e estudioso. Se você voltar do seu tempo no exterior e encontrar esse equilíbrio, ficará satisfeito sabendo que teve a experiência perfeita de estudar no exterior.

Mito # 3. Os empregadores não se importam que eu estudei no exterior.

Com a globalização do mundo moderno, qualquer experiência internacional só vai ser um benefício na hora de se candidatar a empregos e seguir carreira; certamente não terá um impacto negativo nas suas oportunidades de emprego. Listar em seu currículo que você passou um período no exterior mostra aos empregadores que você pode correr riscos, é independente e pode trabalhar com pessoas de diferentes origens e culturas. Leia mais sobre como estudar no exterior o prepara para uma carreira .

"O tempo no exterior mostra aos empregadores que você pode correr riscos, é independente e pode trabalhar com pessoas de diferentes origens e culturas."

Mito # 4. Fazer amigos enquanto estuda no exterior será muito difícil.

Para algumas pessoas, fazer amigos enquanto estudam no exterior não será um problema. Mas, para o resto de nós, que tem problemas em simplesmente caminhar até um estranho e nos apresentar, pode ser uma tarefa incrivelmente assustadora. Felizmente, a maioria das universidades hospeda uma série de programas e eventos voltados especificamente para conectar estudantes internacionais de todo o mundo que estão no mesmo barco. Antes que você perceba, você estará fazendo planos para o fim de semana com seus novos conhecidos e suas preocupações de passar o semestre sozinho em um país estrangeiro serão rapidamente esquecidas! Aqui estão mais algumas dicas sobre como fazer amigos enquanto estuda no exterior .

Mito # 5. Eu preciso aprender o idioma enquanto estudo no exterior.

É provável que você esteja pensando em estudar um curso ministrado em inglês quando for para o exterior; portanto, na maioria dos casos, não é essencial que você aprenda a língua nativa do país (presumindo que não seja o inglês). A maioria das universidades estrangeiras se concentra muito no recrutamento de estudantes internacionais, de modo que os programas ministrados em inglês estão se tornando cada vez mais comuns. Dito isso, até mesmo o conhecimento de algumas frases básicas na língua nativa daquele país oferecerá a você uma experiência de estudo no exterior muito mais autêntica, o que significa que você pode mergulhar mais fundo na cultura e interagir com mais confiança com os habitantes locais. Mas na maioria dos casos, não é uma necessidade.

Mito # 6. Por que estudar no exterior quando posso simplesmente viajar?

Mais como "por que viajar quando você pode estudar no exterior?"! Estudar no exterior não só lhe dá a oportunidade de viajar e conhecer o mundo, mas também permite que você estude (curiosamente) e obtenha um diploma, ou pelo menos parte de um. Sua conexão com uma universidade estrangeira pode até tornar mais fácil para você conhecer os locais, mergulhar na cultura e fazer amigos para viajar nos finais de semana. Estudar no exterior é realmente o melhor dos dois mundos!

Mito # 7. Estudar no exterior é perigoso.

Na realidade, alguns países serão mais seguros do que outros, mas no geral, a segurança não deve ser uma grande preocupação ao decidir se deseja ou não estudar no exterior. A maioria das universidades terá processos estabelecidos para ajudar os estudantes internacionais a se instalarem e se sentirem seguros, seja ajudando você a encontrar acomodação, aconselhando você sobre as opções de transporte público mais seguras ou conectando você com outros estudantes para que você tenha amigos com quem viajar. Qualquer boa universidade poderá fornecer-lhe todas as informações de que você precisa para garantir que sua estada no exterior seja segura, protegida e divertida! Recomendamos fazer sua pesquisa sobre o país ou cidade para onde você está viajando para que possa aprender o máximo que puder sobre as pessoas e a cultura, quaisquer preocupações de segurança conhecidas e estabelecer planos para limitar os riscos e colocar sua mente à vontade.

"Qualquer boa universidade será capaz de fornecer todas as informações de que você precisa para garantir que sua estada no exterior seja segura, protegida e divertida!"

Mito # 8. Não posso estudar no exterior.

Independentemente do tipo de diploma ou assunto de estudo em que você esteja interessado, deve haver muitas oportunidades de estudo no exterior, em países de todo o mundo - é só uma questão de encontrá-las! Pode ser que alguns países ofereçam educação de melhor qualidade em certas áreas do que outros, então faça sua pesquisa. Confira nosso catálogo de programas de estudo no exterior para ver quais oportunidades estão disponíveis. Se você pretende fazer apenas parte de seu diploma no exterior (por exemplo, um semestre ou um ano de um diploma de bacharelado de três anos), converse com sua universidade em casa para ver que tipo de programas de estudo no exterior podem ser creditados à sua qualificação - não haveria nada pior do que voltar de um ano no exterior apenas para descobrir que metade do que você fez não era elegível para crédito cruzado!

Mito # 9. Estudar no exterior só vai atrasar minha formatura.

Se você fez sua pesquisa e planejou bem seus estudos no exterior, seu tempo no exterior não precisa adicionar nenhum tempo adicional ao seu diploma. Os cursos feitos em uma universidade estrangeira devem ser facilmente creditados em sua qualificação existente, o que significa que você se formará ao mesmo tempo que faria originalmente. Se o seu tempo no exterior vai adicionar mais semestres ao seu diploma, talvez você esteja considerando os tipos de cursos errados e deva procurar outras opções que permitam cruzar os créditos de forma mais eficaz. Converse com sua universidade e escola no exterior para ver qual é o melhor plano de ação.

Mito # 10. Mas e tudo o que vou perder em casa?

É verdade - a vida continuará sem você enquanto você estiver estudando no exterior. Claro, seus amigos e família vão sentir sua falta como loucos, tanto quanto você vai sentir falta deles. Mas tente ter em mente que você vai viajar por pouco tempo (no grande esquema das coisas), e graças à tecnologia moderna (por exemplo, Whatsapp, Facebook ou FaceTime), nunca foi tão fácil manter contato com seu entes queridos de longa distância. Faça um plano com eles sobre como você vai falar regularmente (talvez agendar um encontro semanal no Skype?); assegure-os (e a você mesmo) de que manterá contato e, se estiver com saudades de casa, basta um telefonema para eles. Aqui estão mais algumas dicas úteis sobre como manter contato com amigos e familiares enquanto estuda no exterior .

Precisa de mais convencimento?

Navegue pelos milhares de programas internacionais em escolas e universidades em todo o mundo para ver o quão acessível é realmente estudar no exterior!