Keystone logo

Estudar no exterior na França: Myriam

20 de mar. de 2018

'' Você pode descobrir o mundo e ampliar seus horizontes, é uma experiência totalmente gratificante. ''

- Myriam da França / Síria

Por que você escolheu estudar na França?

Banhado por duas culturas desde a infância, me locomover pelo mundo, vivenciar diferentes culturas e descobrir novos horizontes sempre foi minha praia. Quando eu estava no colégio, ouvi falar de alunos da minha turma que queriam fazer o teste SAT e estudar no exterior, nos Estados Unidos, mas não me sentia muito atraída por estudar lá. O que eu mais queria experimentar era o estilo de vida europeu e a mistura cultural. Eu costumava viajar muito pela Europa com meus pais quando era pequena, sem esquecer também que o francês é uma das minhas línguas maternas, o que também afetou muito a minha escolha.

A França parecia, portanto, a primeira escolha para mim. As universidades francesas gozam de boa reputação e a capital francesa é internacionalmente conhecida pela sua história cultural. Você também pode encontrar muitas cidades amigas dos estudantes. Minha universidade ficava em uma dessas pequenas cidades e também tive a chance de conseguir uma bolsa de estudos que facilitou o início dos meus estudos.

Como é ser um estudante internacional na França?

Ser um estudante internacional é uma experiência totalmente interessante e gratificante. Conheci muitos alunos interessantes e troquei com eles sobre diversos temas, não apenas estudos. Ainda mantenho contato com muitos deles, mesmo agora. Você consegue ampliar suas perspectivas e até mesmo tende a mudar sua maneira de ver as coisas. Além da mistura cultural, você também pode aproveitar adequadamente seu tempo com os outros de acordo com o verdadeiro estilo de vida "Frenchie"; beba uma taça de vinho em um café após os pratos ou vá a um clube todas as sextas-feiras à noite.

Como estudar no exterior impactou sua carreira?

A universidade que escolhi era pequena, mas costumava realizar encontros regulares com chefes e diretores de negócios, o que oferecia a oportunidade de expandir nossa rede e explorar o mundo corporativo. A universidade participou como parceira em cursos de networking internacional conducentes a um mestrado europeu, um diploma duplo ou formação no estrangeiro.

Além disso, todas as universidades francesas oferecem um programa de intercâmbio Erasmus em colaboração com vários países. Portanto, se você é um estudante internacional que veio para a França para estudar, pode aproveitar a oportunidade para explorar outro país por um semestre e estudar em inglês. Lembro-me de querer aproveitar esta oportunidade no meu primeiro ano do meu mestrado e experimentar o programa Erasmus que, nessa altura, oferecia aos alunos um intercâmbio com a Linnaeus University na Suécia. Eu me inscrevi e fui aceito, mas infelizmente fiquei com medo de me mudar da França sozinho por algum motivo e cancelei no último minuto.

Dito isso, a Suécia me atraiu de alguma forma e agora estou morando lá e estudando meu segundo ano de mestrado no exterior à distância.

Que desafios você enfrentou com o ensino a distância?

O aprendizado pela Internet tem tantas vantagens quando você está ativo e não gosta de ficar horas sentado em uma sala de aula fazendo cursos. Você tem a chance de fazer mais coisas além de estudar. Também é útil quando você deseja trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Você obtém seus cursos online, lê-os livremente e escreve tarefas. Dependendo da universidade, você terá que viajar para lá para fazer um exame final ou pelo Skype. Eu pessoalmente experimentei os dois, e o exame do Skype foi interessante de fazer.

Você tem alguma dica para estudantes internacionais se envolverem em programas na França?

Meu conselho é que você obtenha o máximo de informações possível, planeje tudo com antecedência e esteja bem informado sobre todas as diferentes oportunidades possíveis. Inscrever-se on-line em universidades pode levar tempo e ser complicado, então seja paciente e certifique-se de preparar todos os documentos solicitados antes de se inscrever. Às vezes é difícil encontrar o seu caminho nos sites da universidade, então não tenha medo de enviar e-mails e perguntar sobre as informações específicas de que você precisa. Além disso, se possível, não hesite em entrar em contato com alunos ex-alunos e perguntar sobre o curso no qual você está interessado. Certa vez, entrei em contato com um aluno ex-aluno que encontrei nas redes sociais de universidades sobre um campo específico e acabou sendo divertido e útil para nós dois compartilharmos experiências. Não me arrependi!

Você está interessado em estudar na França? Pesquise e compare programas para encontrar o ajuste ideal.