Keystone logo

Estudando no exterior na Alemanha: Dan

14 de mar. de 2018
Studying abroad in Germany

"Eu decidi que era hora de levar a minha paixão pela aprendizagem de línguas a sério, e não havia um lugar melhor para começar a procurar do que na Alemanha".

O que o fez decidir um programa de imersão em linguagem foi ideal para você?

Eu estava estudando alemão por cerca de cinco anos. Começou como uma aula obrigatória no ensino médio, mas logo se tornou uma paixão minha. No entanto, viver e estudar nos Estados Unidos não ofereceu muitas oportunidades para praticar minhas habilidades alemãs em situações da vida real.

Depois de me formar, decidi que era hora de levar a minha paixão pela aprendizagem de línguas a sério, e não havia um lugar melhor para começar a procurar do que na Alemanha. Logo descobri que várias universidades e escolas de idiomas existiam em todo o país oferecendo cursos de curto e longo prazo de desenvolvimento de linguagem.

Em qual cidade você começou a estudar e por que você escolheu sobre todos os outros?

Depois de muita pesquisa, finalmente decidi estudar na capital da Alemanha, Berlim, na Freie Universität Berlin. Eu tinha visitado brevemente a cidade antes como um turista e me apaixonei.

Portanto, parecia ser a oportunidade perfeita para voltar e passar mais tempo familiarizando-me com uma cidade conhecida por sua rica história e expansão da cena artística. Além disso, estudando em uma universidade, em vez de uma escola de idiomas, me deu a tranqüilidade de que eu fosse ensinado por uma faculdade experiente e dedicada.

Qual foi o processo de aplicação e busca de alojamento?

Um grande benefício que veio com a escolha da Freie Universität Berlin foi que os coordenadores trabalharam ao seu lado ao longo de todo o processo.

Qualquer dúvida que tive sobre o curso ou o aplicativo, eles certamente responderão em tempo hábil. Também me ofereceram alojamento através da escola, seja em um espaço compartilhado com outros estudantes ou em uma residência privada com uma família alemã.

Qual acomodação você escolheu e como foi?

No final, decidi o espaço compartilhado com outros alunos. Tenho certeza de que a experiência mais pessoal com uma família alemã também teria sido excelente, mas pensei que seria divertido conhecer outros estudantes internacionais, assim como eu. Estou tão feliz por ter feito essa escolha porque até hoje ainda falo com muitos estudantes que conheci durante as primeiras noites.

Naturalmente, todo mundo era um pouco tímido no início, mas, felizmente, havia uma cozinha comum e um espaço vital, e logo todos estavam conversando e se conhecendo. No entanto, você também tinha seu próprio quarto, então, se você precisasse de algum tempo sozinho, ou se você estivesse pronto para dormir, você sempre poderia encontrar alguma privacidade.

Suas habilidades alemãs avançaram durante o programa?

Absolutamente! Todos nós fizemos um teste de colocação no início do programa para garantir que fomos colocados no nível certo com base no nosso conhecimento prévio do idioma.

Em média, cada aula tinha cerca de quinze outros alunos, para que todos tivessem atenção individual do instrutor. Certamente, também era uma grande vantagem estar vivendo na Alemanha porque, não importa onde você fosse, sempre houve a oportunidade de praticar as habilidades que aprendemos na aula.

Fora da aula, quais outras coisas divertidas você poderia fazer em Berlim?

Os coordenadores do programa foram ótimos ao fornecer excursões e atividades para que os alunos participassem fora da aula. Exemplos incluem viagens a Dresden ou Leipzig, visitas ao Reichstag e passeios de arte de rua. Sempre houve tanto para ver e fazer que o tédio nunca foi um problema.

Minha experiência favorita foi uma visita ao Berliner Dom, uma das maiores igrejas de Berlim. Se você anda até o topo, você tem uma bela vista de toda a cidade, então eu recomendo ir em um dia claro e ensolarado.

Você está interessado em estudar no exterior na Alemanha? Procure e compare programas para encontrar o seu ajuste ideal.