Keystone logo

Estudando no exterior na Suécia: Niloofar

1 de set. de 2017
studying abroad in sweden

"Tudo o que você precisa fazer é garantir que você escolha o país certo e prepare-se mentalmente antes de se mudar para lá".

- Niloofar do Irã

Por que você escolheu estudar no exterior na Suécia e como você decidiu qual a universidade que você atenderia?

Tudo começou quando terminei meus Bacharelados e decidi viajar no exterior para fazer meus mestres. Meu sonho era viver em um país seguro com pessoas legais e úteis, além de experimentar um novo estilo de vida e cultura. Eu ouvi da minha família e lido em blogs sobre a reputação dos países escandinavos pelo alto padrão de vida. Eu também notei que os escandinavos têm a maior proficiência em inglês como segunda língua. Então, tudo o que eu precisava era encontrar uma universidade de alto nível para garantir minhas futuras oportunidades de carreira. Comecei a procurar e encontrei a Universidade de Estocolmo como uma das melhores universidades da Escandinávia, que está localizada na capital da Suécia. O tamanho da universidade era grande e eles estavam oferecendo programas de mestrado em inglês. Então, eu decidi candidatar-me para a escola e felizmente fui admitido. Yaaay!

Qual é a melhor parte do estudo na Universidade de Estocolmo?

A melhor parte dos estudos na Universidade de Estocolmo foram os exames domiciliários. Na Suécia, geralmente devemos fazer os exames em casa. Para cada exame, tivemos pelo menos 24 horas até alguns dias para terminar e carregá-lo no sistema interno de documentação do estudo da universidade. Não é legal? Você sabe, no meu país, realizamos exames escritos reais que tivemos que estudar com o objetivo de memorizar todo o material, ir sem dormir na noite anterior ao exame, ir ao salão de exames e anotar o que você lembrar no papel. Isso foi realmente estressante. Mas na Suécia, muitas vezes recebemos algumas atribuições (tanto em grupos quanto em indivíduos), uma apresentação final e um exame para levar a casa. Eu acredito que este sistema foi menos estressante e mais frutuoso.

Qual é a parte mais desafiadora dos estudos em Estocolmo?

A parte mais difícil de estudar em Estocolmo foi encontrar alojamento. É muito difícil encontrar um apartamento com contrato ou mesmo alugar uma sala de estudantes em um dormitório. Para alugar uma sala de estudantes, você deve estar em uma fila por 3 meses a 2 anos e, dependendo do seu crédito, você terá uma sala em um corredor com cozinha compartilhada ou estúdio. Então, se você decidir estudar na Suécia, certifique-se de que você não só se candidata à escola, mas também para a acomodação. Além disso, o clima é desafiador até você aprender a sobreviver! Sim, você precisa estar preparado. Use roupas quentes que são feitas para fazer frio, exercitar-se e fazer tantos amigos quanto puder, e você se divertirá nos invernos escuros e frios da Suécia.

Que conselho você pode dar a outros estudantes que querem ir para o exterior?

Esta é uma decisão que muda a vida e às vezes se torna desafiadora, mas vale a pena! Tudo o que você precisa fazer é garantir que você escolha o país certo e prepare-se mentalmente antes de se mudar para lá. Para decidir sobre o país, você precisa priorizar suas necessidades e ver o que é mais importante para você. É a localização, o ranking da escola, taxa de matrícula, idioma, despesas de vida ou clima? Depois de escolher o país e a universidade, você deve obter toda a informação possível para estar mentalmente preparado para enfrentar os possíveis desafios. No final, você aprenderá sobre diferentes culturas e entenderá que as pessoas são diferentes. Em outras palavras, você aprenderá a abraçar a diversidade ea respeitá-la.