Keystone logo

Sistema de educação na Espanha

9 de jun. de 2017

Espanha

O sistema educacional na Espanha

O sistema educacional em Espanha remonta à Idade Média. Uma das universidades mais antigas e respeitáveis ​​da Espanha, a Universidade de Salamanca, foi fundada em 1218 e atrai anualmente mais de 2.000 estudantes internacionais. Hoje, o sistema educacional em Espanha é regulado pelo Ministério da Educação e evoluiu ao longo dos anos para refletir o modelo francês do século XIX.

A Espanha tem universidades públicas e de propriedade privada organizadas em escolas ( facultades ). Essas escolas são separadas em departamentos diferentes, cada um dos quais é especializado em uma área específica de estudo (por exemplo, Negócios, Ciências Humanas, Ciências). Atualmente, o sistema universitário é composto por 49 universidades públicas, 14 universidades privadas e 4 universidades de igrejas católicas. No âmbito da Área Europeia de Ensino Superior (EEES), as universidades espanholas convergem para um sistema comum compatível com todas as universidades europeias, denominado Sistema Bolonga.

Os cursos de graduação ( grau ) e pós-graduação cobrem uma variedade de campos. O sistema de ensino oferece um equilíbrio entre teoria e prática. Dois graus que combinam duas faixas de estudo também estão disponíveis. Além disso, os alunos têm permissão para estudos universitários flexíveis para trabalhar a tempo parcial e participar de várias atividades culturais.

Tipos de programas no Sistema Espanhol de Educação

  • Programas de ciclo único (ou estudos de curto ciclo): esses programas normalmente demoram três anos e resultam em uma qualificação de nível de licenciatura ( Diplomatura ). Com um programa de ciclo único, os alunos não continuam automaticamente para estudos de pós-graduação como parte do programa.

  • Estudos de dois ciclos com um diploma intermediário: estes programas geralmente levam cinco a seis anos para completar e começam com um prêmio de Diplomatura (Bacharelado) do primeiro ciclo, com a opção de continuar no segundo ciclo, um grau de mestrado ( Licenciatura ).

  • Estudos de dois ciclos sem um diploma intermediário (ou estudos de longo ciclo): estes estudos são divididos em dois ciclos e é necessário completar ambos para ser elegíveis para a atribuição da Licenciatura.

Além dessas qualificações oficiais, cada universidade oferece uma ampla gama de graus não oficiais ( Maestrias ), bem como programas de pós-graduação em uma ampla gama de assuntos que se qualificam para uma qualificação de nível de doutorado / doutorado. Os graus não oficiais são tipicamente um ou dois anos e geralmente exigem ter atingido um diploma anterior de graduação ou pós-graduação e são amplamente reconhecidos pelo seu valor no mercado de trabalho. Especificamente, as universidades espanholas estão entre as mais prestigiadas do mundo para seus programas de MBA.

O Ano Acadêmico Espanhol

O calendário académico nas universidades espanholas tende a ser semelhante em todo o país: as palestras começam em outubro e o ano lectivo termina em junho. Os exames são geralmente realizados no final do primeiro semestre, em fevereiro e no final do segundo semestre, em junho.

Saiba mais sobre educação em Espanha:


Sistema de educação




Fontes:

  • http://www.mec.es
  • http://www.lamoncloa.gob.es/Paginas/index.aspx