10 razões para estudar no exterior
Decidir sair do país de origem e estudar no exterior é um grande passo. Muitos futuros alunos se perguntam qual é o benefício de deixar o conforto de casa para se mudar para o exterior e estudar em uma universidade internacional.
Mas os estudantes que estudam no exterior o fazem alto e claro - eles amam a experiência especificamente por causa de tudo que lhes oferece que permanecer em seu país natal não pode. Então, por que não pensar em viajar pelo mundo e ganhar um diploma enquanto faz nisso? Reunimos uma lista das dez principais razões pelas quais sua experiência internacional será uma das melhores e mais memoráveis experiências de sua vida.
1. Ganhar independência
Embora qualquer experiência universitária ofereça a oportunidade de crescer pessoal e profissionalmente, muitas vezes os alunos perdem o reconhecimento de todo o seu potencial, escolhendo a universidade mais próxima de casa. Portanto, pode haver um período em que é particularmente difícil para os pós-graduados se ajustarem à vida fora da academia.
No entanto, com o desafio adicional de navegar em um país estrangeiro, como estudante internacional, você adquirirá habilidades cruciais para adultos. É comum encontrar moradia, aprender um idioma, navegar em uma nova cidade ou lidar com uma moeda estrangeira enquanto mora no exterior.
Quando você voltar para casa, ficará grato por ter aprendido a pagar contas, a se comunicar com pessoas de todas as esferas da vida e a cuidar de suas próprias condições de vida.
Você estará pronto para se colocar no banco do motorista para encarar os desafios da vida, deixando-o mais confiante e seguro.
2. Mergulhe em uma nova cultura
Em um mundo cada vez mais globalizado, a comunicação intercultural está se tornando uma habilidade vital, e os indivíduos que a possuem estão em alta demanda. Mas, porque não pode ser ensinado de forma eficiente através de um livro, requer experiência na vida real para ganhar fluência neste estilo de comunicação.
Portanto, é mais importante do que nunca ter a oportunidade de explorar outras culturas em profundidade. Estudar no exterior garante que você mergulhe na política, na cultura e na linguagem de uma nova cultura, facilitando a compreensão de diferentes visões de mundo e, ao mesmo tempo, dando a você as habilidades necessárias para expressar suas próprias opiniões.
Naturalmente, a experiência internacional em sala de aula mostrará novas perspectivas e opiniões sobre tópicos que aparecem na vida cotidiana. No entanto, além de obter uma visão abrangente dos valores de cultura, você também conhecerá outros alunos de todo o mundo, aproveitando a oportunidade de começar a construir uma compreensão muito mais ampla do mundo.
3. Destacar-se diante dos empregadores
Nós escrevemos sobre isso antes, os empregadores apreciam candidatos que estudaram no exterior. Com uma experiência internacional em seu currículo, você chegará à entrevista com mais maturidade, confiança e habilidades práticas com anedotas da vida real para respaldá-lo.
Habilidades de comunicação à parte, estudar no exterior aprimoram o pensamento crítico e as habilidades de resolução de problemas que os empregadores desejam. Especialmente se você está se candidatando para uma posição de nível de entrada após a formatura, você será apenas um currículo entre muitos que os recrutadores devem classificar. Por que não fazer o seu se destacar?
Ter a experiência de estudar no exterior é um desses fatores que chama a atenção dos empregadores. Mudar para o exterior para estudar em um programa internacional mostra dedicação e comprometimento que fazem de você o candidato ideal para qualquer trabalho.
4. Amplie seu conhecimento
Estudar no exterior pode ser uma tremenda oportunidade para estudantes em países cujas instituições de ensino superior não correspondem às suas habilidades avançadas ou ambições.
Mas, mesmo que o seu país de origem tenha universidades de primeira linha, estudar no exterior pode abrir novos caminhos para perseguir suas paixões. Você poderia estudar em universidades com os principais pesquisadores em seu campo de interesse, acesso a bibliotecas históricas e arquivos locais, ou cenas de arte de ponta, que poderiam contribuir para uma melhor compreensão do assunto que você está estudando.
Você também pode seguir seus estudos em um local internacional, onde também pode seguir seus interesses, ao mesmo tempo em que aprofunda o conhecimento deles e descobre novos conhecimentos ao longo do caminho. Por exemplo, se você gosta de mergulhar e gostaria de melhorar suas habilidades ou obter certificações, considere um destino próximo a pontos de mergulho populares. Viver a uma distância considerável de uma ampla gama de atividades tornará seus anos universitários mais divertidos.
5. Descubra-se
Em algum momento da vida de todos, você tem que pelo menos se perguntar o que faz de você a pessoa que você é.
Quando você se mudar para estudar no exterior, terá a chance de ver o mundo, e especialmente o seu país natal, sob uma nova perspectiva. Muitos estudantes internacionais relatam que isso teve um grande impacto em seu desenvolvimento como pessoa pelo resto de suas vidas.
Muitos dos pensamentos, conceitos e idéias que você toma como garantidos como “normais” são, na verdade, parte de sua identidade nacional. Você ficará surpreso ao descobrir que outros estudantes de países de todo o mundo tiveram experiências muito diferentes. No entanto, essas descobertas, juntamente com todas as novas amizades que isso ajuda a criar, são um dos aspectos mais significativos do estudo no exterior.
Se você quiser realmente se encontrar, estudar no exterior lhe mostrará outros modos de vida, ao mesmo tempo em que obriga você a tomar decisões mais conscientes sobre como você vive. Você também pode considerar o espaço pessoal, o que a amizade significa para você, suas opiniões sobre os sistemas políticos e como pode ser uma vida significativa.
6. Viaje pelo mundo
Na primeira vez que você faz algo novo, pode parecer realmente assustador.
Para muitos estudantes internacionais, seus estudos oferecem a primeira oportunidade de deixar o país de origem. Esses alunos são orientados pela universidade, pois expandem suas fronteiras e aprendem como viver em um novo país de forma independente.
Estudar no exterior transmite valiosas habilidades de viagem que você pode usar em qualquer lugar do mundo: transitar em aeroportos internacionais, identificar os melhores restaurantes locais, aprender como se locomover em uma cidade desconhecida, saber quando estar consciente de normas culturais ou descobrir o sistema de transporte público.
Embora você se torne um especialista em morar em sua cidade de estudo no exterior, aprenderá habilidades transferíveis ao longo do caminho que abrirá o mundo para você.
Não tem certeza se você pode pagar estudar no exterior e viajar? Baixe nosso guia de bolsas para ajudar a financiar seus estudos! Quanto menos você gasta na escola, mais lugares você pode ver!
7. Expanda sua rede, faça amigos de todo o mundo
Como estudante internacional, você se torna automaticamente um membro de uma grande rede de outros estudantes internacionais em sua universidade. Muitas vezes, as universidades também organizam eventos especiais para seus estudantes internacionais, a fim de conceder a todos a oportunidade de fazer um novo grupo de amigos em seu novo país.
Portanto, quando você estuda no exterior, é fácil fazer amigos de todos os continentes. Vocês estão todos no mesmo barco - animados, talvez um pouco nervosos, e prontos para fazer novas amizades com as quais possam explorar seu novo país. Enquanto a maioria de vocês pode retornar aos seus países de origem no final dos estudos, os estudantes internacionais tendem a permanecer em contato por muito tempo depois de concluídos seus estudos.
A outra boa notícia é que, com amigos espalhados pelo mundo, você nunca ficará sem ideias ou oportunidades de viagem. No entanto, com um amigo que mora no seu destino de viagem, você obtém o benefício adicional de ter um guia turístico pessoal e talvez até acomodações gratuitas.
8. Aprenda um novo idioma
Portanto, estudar em uma universidade internacional normalmente oferece oportunidades para que os estudantes internacionais aprendam a língua nativa de seu novo país anfitrião. Seja japonês, alemão, italiano ou sueco, por que não seguir sua resolução de Ano Novo e aprender um novo idioma?
Dependendo da duração da sua estadia, você pode ou não atingir a fluência nativa. No entanto, uma certeza é que seus anfitriões apreciarão seu esforço. Um pequeno esforço faz muita diferença na imersão cultural no país de destino.
Você também tem o benefício de fazer cursos ministrados por professores nativos habilidosos. Você também pode participar de um clube de intercâmbio de idiomas ou fazer um esforço para conversar com conhecidos e amigos locais em seu idioma, o que acelerará seu aprendizado de idiomas e o abrirá para mais oportunidades internacionais.
9. Encontre lugares escondidos
Talvez seu feed do Instagram pareça um pouco sem inspiração, ou talvez você seja apenas um espírito aventureiro e queira explorar.
É claro que os livros-guia apontam para todos os "lugares imperdíveis" de todas as cidades. Mas por trás disso, há muitas coisas que valem a pena experimentar, normalmente reservadas aos habitantes locais.
Então, à medida que você aprende a navegar pela sua nova cidade como um local, você começará a descobrir todos os melhores parques, restaurantes, bares, cafés e locais de compras que proporcionam experiências inesquecíveis.
Você também vai descobrir onde os nativos vão passar as férias locais: charmosos resorts à beira-mar, restaurantes com vista para cachoeiras, parques de campismo perto de pitorescos lagos, cabanas de montanha, ruínas do castelo, com muitas pedras que nunca estiveram nos guias turísticos.
10. Desfrute da volta para casa
Depois de voltar do estudo no exterior e superar algum choque cultural reverso, você verá seu país de origem com novos olhos e terá uma apreciação mais profunda do que realmente significa estar em casa.
As coisas mundanas que você passa todos os dias em casa podem começar a ter mais valor para você, e os elementos de sua cultura que você ansiava quando estudava no exterior podem se tornar muito significativos para você quando retornar.
Você também voltará com uma nova confiança para experimentar coisas novas e explorar novos lugares. De repente, você estará se aproximando de sua terra natal com a mentalidade de um viajante.