Estude em Israel: impulsione suas ideias e crie um futuro melhor
A academia israelense recebe estudantes internacionais para se envolverem com inovação, tecnologia e empreendedorismo em seus programas acadêmicos.
Classificado em sétimo globalmente pelo Bloomberg Innovation Index 2021, Israel tem mais startups de alta tecnologia per capita do que qualquer outro país do mundo. Mais ainda, muitos desenvolvimentos inovadores e empresas líderes estão enraizados na academia israelense. Como estudante em Israel, você tem a sorte de aprender com mentes inovadoras e pioneiras que impulsionam o país para a liderança mundial em empreendedorismo.
Nos últimos anos, a academia israelense procurou integrar interações inovadoras diretamente na vida do campus, com o objetivo de promover a interdisciplinaridade e fortalecer os laços e a colaboração academia-indústria. Diferentes iniciativas que surgem dessas colaborações ocasionalmente oferecem uma oportunidade inovadora para os alunos canalizarem sua criatividade em projetos com potencial de impacto.
Muitos programas, especialmente nas áreas de STEM e MBA, envolvem seus alunos em projetos atuais e os orientam a desenvolver, promover e implementar ideias empreendedoras. Como estudante, você tem a chance de estudar em um ambiente acadêmico aberto que remove as barreiras entre as disciplinas, bem como entre a academia e a indústria. Essa abordagem educacional oferece aos alunos a oportunidade de se destacar, adquirir habilidades de pensamento criativo e crítico e enfrentar problemas do mundo real.
Gabriel Godley é um exemplo de estudante que prosperou neste ambiente. Originalmente de Joanesburgo, África do Sul, Godley escolheu estudar Engenharia Elétrica na Universidade de Tel Aviv. Ao comparar seus estudos atuais com sua experiência universitária anterior na África do Sul, ele diz: "A TAU (Universidade de Tel Aviv) está nos preparando para o futuro, para o que está por vir".
O ambiente acadêmico inovador e vibrante de Israel estimulou Godley e o encorajou a continuar desenvolvendo suas ideias. Godley se refere à sua experiência geral na qual a TAU o ajudou a ganhar essa mentalidade, principalmente participando de hackathons organizados pela universidade:
"Você tem um problema e precisa encontrar uma solução com uma equipe. Sem barreiras, diga-nos o que você pode fazer. Pense fora da caixa no que é possível".
Vindo da África do Sul, a experiência pessoal de Godley de testemunhar falta de moradia e fome o motivou a desenvolver soluções sustentáveis para a insegurança alimentar. Ele menciona o TAU como um espaço estimulante que acolheu e abraçou suas ideias, oferecendo um ambiente propício ao desenvolvimento e à criação. Godley expressa um sentimento de "crença" em suas capacidades, provando o epítome da ideia israelense "apenas saia e faça porque você pode, e você é digno"!
Seguindo essa noção, Godley lançou recentemente sua primeira startup! E como CEO da “Pots Farms”, define a sua atividade como:
"Integrar a natureza e a humanidade usando a tecnologia para fazer isso" - O objetivo é melhorar a qualidade ambiental do mundo, encontrando soluções economicamente inovadoras para resolver problemas significativos, como poluição plástica e habitats tóxicos. Atualmente uma loja de plantas on-line conveniente com ferramentas e recursos educacionais, a próxima etapa é desenvolver uma solução de agricultura hidropônica modular artificialmente inteligente em um ambiente urbano. Godley descreve este projeto como mais um passo para seu objetivo final de remover a fome da experiência humana.
Além da satisfação de Godley, está Jonathan Nyagaka, originário do Quênia. Nyagaka veio para Israel para fazer o bacharelado em Engenharia Civil no Technion – Instituto de Tecnologia de Israel localizado em Haifa.
Através dos ricos currículos do programa, Nyagaka foi exposto a uma ampla gama de assuntos relacionados à engenharia civil. Esse aspecto, diz ele, permitiu que ele "faça uma aula de Planejamento de Transportes durante a qual desenvolvi um grande interesse pela área". Johnathan menciona que "Para aumentar meu conhecimento nesta área, tenho estado em contato com professores que me ofereceram a oportunidade de auxiliá-los em projetos na área de Planejamento de Transportes". Oferecendo-nos um olhar sobre um desses projetos, Johnathan diz que "Como parte do projeto, fiz um estudo sobre a comparação de viagens de motoristas com sua experiência em um carro autônomo. Assim, ter a chance de participar do desenvolvimento de tecnologia de condução autônoma. Estar envolvido em tais projetos me dá uma visão sobre o que é necessário para encontrar soluções para alguns dos desafios enfrentados pelo setor de Transportes e, provavelmente, criar uma startup com algumas dessas soluções."
Janhavi Pawar, da Índia, está em seu terceiro ano na Reichmann University (antiga IDC Herzliya), com dupla especialização em negócios e empreendedorismo. Ela menciona o impacto desse entorno em sua experiência acadêmica. Ela ressalta: "Eu realmente gosto do fato de que os professores são 'especialistas do setor' - eles viveram a história, eles sabem do que estão falando e não é totalmente acadêmico. diferentes uns dos outros. Os professores definitivamente conhecem suas coisas e têm ótimas experiências e exemplos para compartilhar conosco.
Trazendo seus primeiros passos na carreira, Pawar afirma: "PwrPARK começou como um projeto de classe durante meu primeiro ano no Reichman".
Desde então, o projeto se tornou um produto pronto para o mercado. Sua missão é desenvolver estações de carga e estacionamento para a indústria de e-scooter. Eles ajudam a organizar os espaços da desordem de micromobilidade, oferecendo estacionamento seguro e soluções de carregamento 24 horas por dia, 7 dias por semana para proprietários de scooters públicos.
Pawar compartilha a história do projeto enquanto revela a grande vantagem de combinar estudos acadêmicos e construir uma startup: "Tentamos conectar as coisas que aprendemos com nossa startup - pedimos aos nossos professores que revisassem nossos pitch decks, nos conectassem com mentores, marketing digital e assim por diante".
Pawar enfatiza que trabalhar na startup com colegas “facilitou a compreensão do nosso currículo escolar também, pois aplicaríamos o que aprendemos à nossa startup”. A experiência da Pawar é um excelente exemplo de iniciativas das universidades destinadas a acompanhar e impulsionar os alunos, reforçando a chance de sua startup chegar ao próximo estágio!
Essas experiências emocionantes são apenas alguns exemplos que refletem o ambiente acadêmico empreendedor e inovador, que incentiva os alunos a moldar suas carreiras.
As universidades de Israel dão as boas-vindas a estudantes que buscam ultrapassar seus limites, libertar suas mentes e prosperar neste excepcional centro de inovação e empreendedorismo!
Pronto para começar a explorar suas opções?
Saiba mais sobre estudar no exterior em Israel!
Sobre o autor
A equipe do 'Estudo em Israel' faz parte do Conselho para o Ensino Superior (CHE) e do Comitê de Planejamento e Orçamento de Israel (PBC), a instituição nacional responsável pelos assuntos do ensino superior. Para obter mais informações sobre o CHE e o PBC, consulte o site do CHE www.che.org.il. Para todas as perguntas relacionadas a estudar em Israel, entre em contato conosco em studyisrael@che.org.il.