Keystone logo

Como aprender francês enquanto estuda no exterior: 5 dicas práticas para um aprendizado rápido e eficaz

9 de abr. de 2020

Você finalmente tem a chance de estudar no exterior em um país de língua francesa e tem um objetivo em mente: tornar-se fluente em francês.

Estudar um idioma no exterior é definitivamente uma maneira eficaz de mergulhar no idioma e se sentir conectado à cultura local. Você está naturalmente aprendendo algo novo todos os dias. No entanto, não devemos esquecer que uma linguagem também envolve estrutura, regras e exceções.

Com a combinação certa de ferramentas valiosas, dedicação e uma atitude proativa, suas habilidades em francês não apenas melhorarão, mas você estabelecerá fundamentos sólidos para desenvolver o que aprendeu e continuar sua jornada em direção à fluência mesmo depois de voltar ao seu país.

As ferramentas e estratégias que vou sugerir são destinadas a ajudá-lo em sua jornada antes, durante e depois da sua experiência no exterior. Existem inúmeras opções por aí, mas parte do que torna uma ferramenta eficaz é entender com que tipo de aluno você é e com qual método você se sente mais confortável.

Passe por eles e escolha o que é melhor para você e, o mais importante, aproveite sua jornada para a fluência!

Olhando para estudar a língua francesa?

Use nosso mecanismo de pesquisa gratuito para navegar e comparar cursos e programas de francês oferecidos em todo o mundo e online.


1. Livros e lições

Vamos começar com o básico. Um livro abrangente é uma bênção, especialmente se você é iniciante.

Em vez de listar os títulos dos livros, pensei que seria mais útil identificar alguns editores estabelecidos que oferecem uma variedade de materiais.

A CLE International, por exemplo, é especializada no ensino de francês e possui ótimas lições valiosas, cadernos e material de áudio. Um exemplo é o "Grammaire progressivo du français", que percorre todos os níveis passo a passo. Mais títulos estão disponíveis em seu site.

Hachette é outra editora conhecida. Eles possuem uma coleção equivalente à oferecida pelo CLE, denominada "Français Langue Etrangère". O interessante é que eles fornecem um bom material para o aprendizado especializado de idiomas para pessoas que trabalham em um setor específico ou para quem precisa praticar o francês para negócios.

Deseja mudar para algo mais interativo depois de viajar para o exterior?

Você pode conferir a Alliance Francais, uma organização internacional que promove a língua e a cultura francesa. Com mais de 1000 locais em todo o mundo, eles fornecem livros, recursos e aulas gratuitos para alunos de todas as idades. Eles também hospedam eventos culturais e workshops e podem ser uma excelente fonte de conexão enquanto você estiver no exterior.

Certifique-se de verificar a filial mais próxima de você no site deles.

2. Ferramentas de verificação gramatical e ortográfica

É importante manter a gramática e a ortografia sob controle, especialmente se você estiver enviando um email para professores ou mandando mensagens para seus novos amigos de língua francesa.

Existem muitas ferramentas online que podem ajudá-lo com isso, mas uma em particular se destaca por ser uma fonte confiável. BonPatron, criado por professores universitários e pesquisador linguístico, pode ajudá-lo a evitar erros embaraçosos durante sua experiência no exterior.

Porém, uma coisa a ter em mente é que essa ferramenta não é de forma alguma um corretor e você deve usá-la como uma ferramenta de pesquisa. Por fim, apenas os falantes nativos podem dizer se o que você escreve em francês reflete a mensagem que deseja transmitir e se é coerente ou não em francês.

3. Verificador de Pronúncia

Não há melhor maneira de melhorar sua pronúncia do que conversar com um falante nativo, mas se você precisar de mais prática por conta própria ou se não tiver a chance de conhecer francês antes de ir para o exterior, poderá encontrar algumas ferramentas que podem ser úteis. usar.

É especialmente verdade para o francês, dada a abundância de cartas silenciosas, deslizamentos, contatos etc. Sem mencionar que os contatos são diferentes, os pronomes e os artigos parecem desaparecer e ... você entendeu.

Existe uma extensão do Google Chrome que permite gravar sua voz e compará-la à de um falante nativo. Não apenas isso, mas você pode até transcrever arquivos de áudio e inserir voz para tradução em tempo real para outro idioma.

Outra opção viável é apenas usar o seu telefone. Com qualquer aplicativo de gravação como Rev, você pode gravar sua voz. Para ouvir a pronúncia de um falante nativo da mesma frase, você pode navegar para um site como o Forvo, o maior dicionário de áudio em francês, onde, entre outras coisas, você pode pedir às pessoas para pronunciarem palavras para você.

Já assistiu a um vídeo no YouTube ou ouviu uma música, mas não consegue entender exatamente todas as palavras?

O Rhinospike irá transcrever arquivos de áudio e vídeo para você. Não há limites para o que você pode aprender enquanto se diverte!

4. Cursos de francês on-line e podcasts

Se você é um aprendiz visual ou auditivo, essa opção pode ser a que mais lhe agrada. Um curso on-line pode levá-lo do iniciante ao fluente usando uma ampla variedade de ferramentas, como aulas de áudio e vídeo, flashcards, e-books etc.

Os cursos on-line também são a melhor opção se você tiver uma agenda cheia e preferir definir seus próprios prazos e estudar em qualquer lugar, no seu próprio ritmo.

Se seu objetivo é apenas falar com falantes nativos, um aplicativo como o HelloTalk ou o HiNative pode ajudá-lo a direcionar todas as perguntas que você tiver a quem puder responder melhor.

E se o auto-estudo não for para você? Existem cursos on-line que oferecem aulas particulares com professores nativos que o ajudarão passo a passo com uma abordagem personalizada, como o FrenchPod101.

Por fim, trata-se do que funciona melhor para você, mas manter o aprendizado on-line fora da equação seria um erro, pois é a ferramenta de aprendizado mais conveniente para viajantes e pessoas em movimento.

5. Conecte-se com os locais!

Independentemente de quais ferramentas você escolher, não esqueça que estudar no exterior é uma oportunidade preciosa. Para aproveitar ao máximo sua experiência, esqueça o inglês, envolva-se em atividades acadêmicas e clubes da comunidade local.

É uma ótima maneira de evitar cair na “armadilha inglesa” de fazer apenas amigos internacionais quando você estiver no exterior.

Uma maneira de fazer isso é procurar eventos em aplicativos como o Meetup. Este aplicativo oferece a chance de procurar grupos de pessoas com os mesmos interesses que você (esporte, arte, música, negócios, tecnologia, dança e mais) e participar de seus eventos.


Pensamentos finais

Se você se esforçar para ser um aluno envolvido e colocar em prática o que as ferramentas mais acadêmicas listadas acima lhe ensinaram, você terá a chance de dar um passo à frente na fluência.

E lembre-se de que o aprendizado começa antes mesmo de você sair e continua quando você volta!

Essas ferramentas podem ajudá-lo a permanecer no caminho certo a qualquer momento da sua jornada de aprendizado. Saia da sua zona de conforto, curta seus estudos no exterior e use uma ampla variedade de ferramentas para aproveitar ao máximo sua experiência.


Sobre o autor


Graziana é coordenadora de marketing do Innovative Language Learning, um programa de aprendizado de idiomas on-line que ensina 34 idiomas, incluindo francês no FrenchPod101.com. Desde 2005, a Innovative Language ensina os alunos a falar um novo idioma com aulas de áudio / vídeo rápidas, divertidas e fáceis por professores reais.