Keystone logo

A Universidade Vale a pena? Os prós e contras de obter um diploma universitário nos EUA

13 de set. de 2023
Three students looking at a laptop

Resumo rápido

  • Os graduados do bacharelado nos EUA ganham cerca de 40% mais do que os graduados do ensino médio.
  • As faculdades são um ótimo espaço para networking com especialistas em diversas áreas.
  • As faculdades tendem a ser mais caras e mais rigorosas do que as escolas secundárias, o que pode ser estressante.

Você já se perguntou “vale a pena um diploma universitário?”, ou se é mesmo o caminho certo para você? Então esse artigo é para você!

Abordaremos as vantagens da educação universitária, bem como os potenciais desafios, como a mensalidade e o rigor acadêmico.

college-benefits

Quais são os benefícios da faculdade?

O primeiro passo para responder à pergunta “Vale a pena a faculdade?” é analisar os benefícios de um diploma universitário nos Estados Unidos.

Você terá mais oportunidades de crescimento na carreira

Um dos principais argumentos de venda da educação universitária é que um diploma universitário abre mais e melhores oportunidades de carreira.

Por exemplo, os graduados universitários têm maior probabilidade de ganhar um salário mais alto do que os trabalhadores sem diploma. O Relatório dos EUA sobre a Condição da Educação 2022, por exemplo, mostra que o salário médio anual para jovens de 25 a 34 anos nos EUA é de US$ 36.600 para graduados do ensino médio, em comparação com US$ 59.600 para graduados de bacharelado.

Os diplomados universitários também têm, em média, uma taxa de emprego mais elevada e mais perspectivas de emprego do que as pessoas sem diploma. O mesmo relatório destaca que a taxa de emprego dos jovens dos EUA entre os 25 e os 34 anos é de 86% para os estudantes com um diploma universitário (ou superior) e de 68% para os que concluíram o ensino secundário.

Quer decidir qual curso é certo para você?

Nosso teste gratuito de 5 minutos pode ajudá-lo a encontrar o curso dos seus sonhos!

Crescimento pessoal e oportunidades de networking

Uma carreira universitária não apenas proporciona aprendizagem de conhecimentos e habilidades, mas também afeta as habilidades pessoais e sociais.

Amizades universitárias, intercâmbios de estudos no exterior, relações professor-aluno e o estresse dos exames são experiências de vida que você dificilmente esquecerá e farão parte de sua formação cultural.

A jornada educacional permitirá que você ganhe mais autoconfiança, estabeleça novas metas para o futuro e aprenda como administrar o tempo com eficiência. A faculdade também permite que você construa uma rede de amizades internacionais ou contatos comerciais que podem ser úteis mais tarde.

college-student-abroad

Uma oportunidade de estudar no exterior

Experiências no exterior são uma ótima maneira de se desafiar e vivenciar a vida em um novo país. Você pode optar por concluir um curso completo no exterior ou passar apenas alguns semestres em uma universidade anfitriã. Dependendo do programa ao qual você se inscrever, você terá benefícios diferentes.

Um dos programas de intercâmbio mais populares, o Erasmus+, oferece aos estudantes uma ampla gama de oportunidades no exterior, em países europeus e extra-europeus, por até 12 meses. Poderá também obter uma bolsa Erasmus+ como contribuição para as suas despesas de viagem e de subsistência.

Pense também nos benefícios a longo prazo: morar no exterior traz a oportunidade de aprender um novo idioma, estudar com colegas de todo o mundo e vivenciar uma nova cultura .

Além do mais, os empregadores hoje em dia procuram candidatos de todas as esferas da vida. Estudar no exterior permite que você destaque seu currículo e mostra que você está pronto para trabalhar duro e se desafiar em um novo ambiente.

No entanto, se você ainda está em dúvida sobre estudar no exterior, nosso teste gratuito de 3 minutos " Devo estudar no exterior? " pode ajudá-lo a decidir!

Quanto a onde você pode estudar no exterior, não existe escolha certa ou errada. Se você está curioso sobre nossos destinos favoritos para estudar no exterior, confira nossa lista dos 10 melhores lugares do mundo para estudar no exterior.

Você desenvolverá suas habilidades práticas e acadêmicas

As escolas preparam os alunos para o mundo real? O conhecimento teórico e prático são duas faces da mesma moeda e ambos essenciais.

Algumas universidades e programas são mais focados na prática. Por exemplo, os programas de Design e Engenharia desenvolvem as habilidades técnicas e a experiência prática dos alunos. No final do bacharelado, os alunos são frequentemente solicitados a concluir um grande projeto e enviar um portfólio impressionante de trabalhos.

Habilidades acadêmicas, como pesquisa, redação de relatórios e apresentações orais, comunicação e pensamento crítico, são, no entanto, a base para muitos trabalhos práticos. Existem muitos cursos “baseados em teoria” que ensinam habilidades transferíveis para muitos empregos diferentes . Por exemplo, os programas de psicologia equipam os alunos com conhecimentos e competências que podem utilizar em muitas áreas, desde a terapia à experiência do utilizador até à gestão de recursos humanos.

college-challenges

Os desafios que os estudantes universitários enfrentam

Faculdades nos EUA podem ser caras

Conseguir um diploma universitário pode ser caro nos Estados Unidos. Aqui estão alguns exemplos de custos com os quais você pode esperar lidar durante seus anos de faculdade:

  • Propinas: incluem dinheiro a ser pago à universidade para educação
    Custos administrativos: incluem pagamentos de inscrição, visto e taxas de seguro para estudantes internacionais
  • Alojamento: inclui o custo do seu quarto/apartamento no Campus ou fora do Campus. O valor depende do tamanho do quarto, disponibilidade de quartos, custo de vida e posição.
  • Custos de vida e de viagem: inclui dinheiro para transporte de/para aeroportos, passagens de ônibus, custo de alimentação e principais despesas diárias

Lembre-se de que o país de sua escolha determinará a estrutura geral das mensalidades, bem como o custo de vida. Você pode conferir nossos Guias de países para uma visão geral das despesas de estudos no exterior em todo o mundo.

A faculdade exige mais do seu tempo do que o ensino médio


A faculdade é mais difícil do que o ensino médio? Sim, na maioria dos casos. O rigor acadêmico dos cursos universitários pode ser significativamente mais exigente que o do ensino médio , exigindo profunda dedicação aos estudos e paixão pela área escolhida.

Desenvolver bons hábitos de estudo e aprimorar habilidades de gerenciamento de tempo pode ser fundamental para superar esses obstáculos. Criamos um guia gratuito com dicas práticas sobre como melhorar suas habilidades de gerenciamento de tempo.

Algumas pessoas têm dificuldade em se adaptar socialmente

Ir para a faculdade muitas vezes significa entrar em um ambiente social diversificado e multifacetado. Para muitos, esta transição pode ser difícil.

A maioria de nós nunca aprendeu como construir amizades do nada - simplesmente nos aproximamos de nossos colegas de classe e vizinhos devido ao puro fator de proximidade. Além do mais, fazer amigos na idade adulta é muito diferente de fazer amizades na infância, pois os adultos já formaram hábitos diários e, até certo ponto, suas personalidades.

A boa notícia é que a maioria das pessoas se sente assim na faculdade, então muitas pessoas estarão na mesma situação em que você também estaria - tentando navegar pelos primeiros estágios de formação de uma amizade e pedindo para sair. muitas vezes.

Resultados de carreira incertos

Nem todos os cursos universitários oferecem um caminho seguro, certo e de ida para um emprego após a formatura. É uma boa ideia participar ativamente de estágios, projetos de pesquisa e eventos de networking para aumentar sua empregabilidade e estabelecer conexões em suas respectivas áreas.

Alguns alunos percebem que na verdade não querem trabalhar na área em que se formaram e pode ser mais difícil encontrar um emprego em sua nova área de interesse. Se isso soa como você, não se desespere. Você não é o primeiro nem o último nesta situação. Inúmeras pessoas mudaram de curso no meio do caminho ou simplesmente concluíram um novo curso em uma área diferente. É importante que você reflita continuamente sobre seus pontos fortes, interesses e paixões para encontrar um emprego que você ame.

college-alternatives

Alternativas à educação universitária


Se estudar para obter um diploma universitário por 3 anos (ou mais) não é a escolha certa para você no momento, existem muitas outras oportunidades por aí:

  • Cursos de especialização: muitas instituições oferecem cursos de um ano em áreas específicas, como cosmetologia, design ou informática.
  • Estágios e aprendizagens: você também pode buscar um estágio no seu país de origem ou no exterior. Por exemplo, aqui está a lista oficial do governo do Reino Unido de estágios que você pode realizar em diferentes áreas. Isso inclui treinamento no trabalho e aulas ministradas em uma faculdade ou instituição de treinamento por até 20% de suas horas de trabalho.
  • Cursos de formação online: os benefícios deste tipo de ensino certamente incluem economia de tempo e combustível. Embora alguns cursos sejam bastante caros, eles são inovadores e abrem muitas oportunidades digitais.
  • Plataformas de aprendizagem online: esta opção é uma alternativa inteligente para pessoas que necessitam de flexibilidade adicional. As aulas geralmente são gravadas e os materiais são carregados em uma plataforma de aprendizagem online, para que você possa acessá-los a qualquer momento.

Precisa de ajuda para se inscrever em faculdades americanas?

Reunimos uma lista com todos os documentos que você precisa para se inscrever em faculdades americanas, além de dicas valiosas sobre como fazer com que sua inscrição se destaque no mar de outros candidatos qualificados.

Basta preencher o formulário abaixo para acessar o manual.