Que línguas falam na Suíça?
Respondendo à pergunta "Qual é a língua oficial do seu país?" é fácil na maioria dos lugares ao redor do mundo. Mas se você perguntar a alguém da Suíça, bem, as coisas ficam um pouco mais complicadas. É aqui que entram a contagem e a explicação.
A Suíça é conhecida por sua qualidade de vida de alto nível, infraestrutura perfeita e perspectivas ecológicas. Também está em 5º lugar entre os 10 melhores lugares para estudar no exterior no mundo este ano. A chave para o sucesso e a harmonia suíços pode estar no nível de diversidade deste país. Afinal, o país tem quatro línguas oficiais.
Não um, ou dois – quatro!
As quatro línguas oficiais são alemão, francês, italiano e romanche. Cada um deles é falado em diferentes regiões. Isso faz com que seja um sonho para qualquer estudante internacional!
Os programas universitários não são apenas oferecidos em vários idiomas, mas facilitam a comunicação cotidiana. Quatro vezes mais fácil, você poderia dizer!
Vamos dar uma olhada mais de perto nos idiomas e nas regiões em que são falados.
Alemão
O alemão suíço é falado nas partes norte, leste e central do país e é falado por 63% da população, tornando-se a língua principal na Suíça. Seus falantes se referem a ele como Dialekt, Mundart ou apenas Dütsch .
No entanto, se você decidir estudar em um dos cantões de língua alemã da Suíça, saiba que esse idioma também possui uma variedade de dialetos diferentes. Portanto, pode ser bastante complicado de entender se você está acostumado a falar alemão padrão.
Mas não deixe isso te desanimar! O alemão padrão ainda é usado para correspondência formal, em livros e jornais, o que facilita um pouco as coisas.
O alemão suíço, por outro lado, é uma coleção de dialetos alemânicos que não são mais falados na Alemanha ou na Áustria, salpicados com muitas expressões francesas. Os alemães suíços se orgulham da diversidade de seus dialetos.
Você encontrará as mesmas palavras sendo usadas de maneira diferente em Zurique, Berna ou Basileia. Novamente, não precisa se preocupar, na dúvida, educadamente peça esclarecimentos!
Se você está pensando em estudar em um dos cantões de língua alemã, confira esses outros fatos interessantes sobre o suíço-alemão.
Francês
O francês suíço é a segunda língua mais popular na Suíça. É falado principalmente no oeste da Suíça, abrangendo os cantões de Genebra, Vaud, Neuchâtel e Jura. Apesar do nome, há muito pouca diferença entre o francês falado na Suíça e o falado na França.
Alguns afirmam que o francês suíço soa mais lento, devido às suas vogais mais longas. Esta é uma boa notícia para os falantes de francês padrão, pois eles não encontrarão nenhuma dificuldade em bater papo com os moradores das áreas de língua francesa. Outra vantagem para os falantes de francês é que os destinos de viagem populares, como Lausanne e Genebra, são inteiramente de língua francesa.
italiano
O italiano suíço é a língua falada no cantão de Ticino e na parte sul de Graubünden (Cantão Grigioni). Esta parte da Suíça possui uma mistura única de cultura suíça e italiana, que é apenas uma das razões para visitar e estudar aqui.
Conhecido historicamente como lombardo , o italiano suíço é falado por cerca de 350.000 pessoas. Também é influenciado pelo alemão e pelo francês, portanto, algumas diferenças podem ser confusas se você estudou ou fala italiano padrão. Mas não se preocupe; você ainda pode conseguir se comunicar muito bem.
romanche
A peça final deste tratamento linguístico suíço é o romanche. Com apenas 37.000 falantes, é a língua com menos falantes na Suíça. Mas isso não significa que sua história seja menos rica!
Como o italiano e o francês, o romanche é uma língua românica. Em 15 aC, quando os romanos conquistaram a província de Rhaetia, sua língua foi influenciada pela falada pelos nativos. Essa combinação incomum criou Rumantsch .
Embora não seja muito famoso fora da Suíça, o romanche é usado em governança, educação e é falado livremente como língua da comunidade. Embora existam diferentes dialetos do romanche, um consenso linguístico foi usado para criar o idioma usado hoje.
O que é ainda mais impressionante sobre essa linguagem é o fato de que ela sobreviveu até o século 21. Agora, isso daria um estudo linguístico convincente!
Como isso se traduz para estudantes internacionais?
Como estudante internacional, você pode usar o multilinguismo da Suíça a seu favor.
Para começar, existem inúmeros bancos, empresas e organizações políticas suíças que procuram pessoas fluentes em um dos idiomas oficiais.
Se você se sente mais confortável em inglês, também temos boas notícias para você! Os suíços são ensinados a serem multilíngues desde cedo, e a maioria deles é fluente em inglês. Além de poder escolher programas em diferentes idiomas de prestigiadas universidades suíças, se você se perder em sua caminhada nos Alpes, não se preocupe - é provável que alguém possa ajudá-lo em um idioma que você entenda.
Se a natureza fantástica e o fato de o idioma não ser um problema colocaram a Suíça na sua lista de destinos de estudo, verifique os requisitos de admissão para que você possa se preparar adequadamente.
Leitura adicional
A importância do aprendizado de idiomas
4 dicas inteligentes para ajudá-lo a aprender um novo idioma
Sobre o autor
Estudar na Suíça é um recurso abrangente sobre estudar na Suíça. O objetivo é fornecer aos estudantes internacionais em prospecção e atuais uma visão sobre como estudar, o custo de vida e os eventuais desafios que eles podem enfrentar. Os conselhos, dicas e recursos tornarão seu estudo na Suíça inesquecível e o processo fácil.