Keystone logo

O que minha experiência no exterior me ensinou | educations.com

1 de jun. de 2020

A tecnologia mudou tudo ao nosso redor. Hoje em dia, você pode fazer quase tudo digitalmente, incluindo estudar, fazer amigos, conversar, conhecer pessoas, etc. seu país de origem.

Sou Suci, uma estudante indonésia e acabei de terminar meu mestrado na Suécia. Eu costumava passar meus dias sonhando em estudar no exterior, fazendo quadros de visão e lendo listas de citações que contavam sobre a magia de estudar no exterior. No entanto, demorou um pouco até eu transformar todos os meus sonhos em realidade. Mudar de um país no equador para um dos países mais setentrionais do mundo me ensinou muitas coisas, mas aqui estão minhas 4 principais coisas que aprendi com minha experiência de ser estudante no exterior.

Pronto para começar a estudar no exterior?

Navegue pelos nossos programas aqui!

Entendendo melhor meu país de origem

Ser local no meu país natal por quase toda a vida me ensinou algumas grandes habilidades de reclamar e pensar que a grama sempre foi mais verde em outros países. Estar no exterior me deu a chance de ver que nenhum país do mundo é perfeito. E meu país tem diferentes ângulos positivos que aprendi a ver e me orgulhar.

O calor que antes reclamava em casa, tornou-se algo que eu ansiava na frieza de um país nórdico. A bisbilhotice que eu costumava me ressentir e evitar pode, em certas situações, ser uma tábua de salvação para um vizinho solitário. Minha cultura coletivista na Indonésia, que era cansativa de seguir, tornou-se um suporte necessário para mim ao enfrentar os desafios da vida individualista. Todos esses desafios me lembraram das pessoas que estiveram lá durante meus melhores e piores momentos da vida. Nutrir meu relacionamento com minha família e amigos em casa tornou-se muito mais importante para mim.

Uma compreensão muito mais profunda das perspectivas de outras culturas

Não se trata apenas de apreciar seu país de origem, uma das partes mais incríveis de estudar no exterior é fazer perguntas e adotar algumas das formas de pensar de uma nova sociedade.

Meu exemplo favorito de quando estudar no exterior mudou completamente minha perspectiva e me fez mudar minhas crenças é a questão da privacidade. Eu costumava ser um extrovertido em tempo integral, na internet e na vida real. Eu nunca tinha pensado em como a cultura individualista pode dar às pessoas os plenos direitos de sua privacidade e espaço pessoal. Era uma coisa nova para mim e hoje vejo isso como um dos benefícios que ganhei estudando no exterior : entender a minha privacidade e a de outras pessoas.

Eu costumava tirar fotos de todo mundo e compartilhá-las online, sempre que eu quisesse. Eu costumava compartilhar o número de telefone de qualquer pessoa, caso encontrasse uma maneira importante de conectar uma pessoa a outra - sem o consentimento dela. Eu costumava ver que a internet é o lugar onde devemos falar sobre nossas atividades e compartilhar muitas partes de nós mesmos com o mundo.

Estar no exterior me ensinou a ver que nem todos os países encaram a vida da mesma forma. Agora eu protejo meus dados, respeito a privacidade das pessoas e até lembro outras pessoas de fazer isso em casa.

Vejo Viajar de uma Nova Maneira

Minha jornada de viagem foi fisicamente cansativa e mentalmente desgastante. Não me entenda mal, visitei mais de 15 países diferentes em um ano. Foi tudo fantástico e uma verdadeira revelação que me trouxe uma forma diferente de ver o ato de viajar.

Às vezes eu viajei sozinho, e às vezes viajei com amigos. Viajei nos finais de semana, levei minha lição de casa, recebi uma ligação em grupo de diferentes cidades, fiquei em um hostel barato, às vezes um airbnb privado, ou até tentei morar localmente por mais de 3 semanas em um dos meus destinos de viagem internacional. Depois dessas viagens intensas e estilo de vida nômade, meu prazer de viajar estabilizou. Eu vim a perceber que muito de qualquer coisa não é bom. É como diz o modo de vida sueco : seja lagom - nem muito nem pouco - apenas o suficiente.

O que é viajar? Por que precisamos viajar? Ao explorar lugares e responder a essas perguntas, comecei a entender as viagens de uma forma diferente. Aprendi a importância da gestão hoteleira e turística. Aprendi que sendo turista, é importante entender as perspectivas e necessidades locais. E o mais importante, descobri que quando você realmente dedica um tempo para entender o país em que está, pode encontrar um modo de vida totalmente novo. Isso é emocionante, mas também é desafiador.

Abraçando as diferenças das pessoas

Quando você estuda no exterior, a primeira coisa que você pode notar são as muitas diferenças entre as pessoas. Mas de uma maneira estranha você também começa a ver que todas essas diferenças também são universais - as pessoas de muitas maneiras são as mesmas em todos os lugares. Estudar no exterior dá a você a oportunidade de realmente entender as pessoas de diferentes origens culturais e, quando você faz amigos, aprende a abraçar as perfeições das pessoas ao lado de suas falhas.

Essa benção de conhecer muitas pessoas de muitas origens culturais me ensinou a me entender melhor e a importância de aprofundar minhas soft-skills para prosperar em qualquer situação. Além das habilidades que adquiri por estar em uma universidade internacional, acredito que todas essas experiências inestimáveis adicionaram muitas novas perspectivas e valores ao meu desenvolvimento pessoal.

Você também tem o sonho de estudar no exterior? Você pode começar a procurar o programa dos seus sonhos no local dos seus sonhos no exterior agora.

Pensando em estudar no exterior?

Clique abaixo para conferir nosso guia de estudo prático!