Keystone logo

Estudar em Birmingham mudou minha vida (e veja como)

29 de mai. de 2020
Study in the UK

Neste post convidado, estudante da University College Birmingham, Madalena Ribeiro nos conta como o tempo que ela estudou no exterior em Birmingham mudou sua vida e a ajudou a ganhar as habilidades e a confiança para conseguir seu primeiro emprego.


Olá a todos, chamo-me Madalena, sou de Lisboa, Portugal, e estou a terminar o meu BA (Hons) em Marketing com Gestão de Eventos na University College Birmingham. Moro em Birmingham há três anos e aprendi muito sobre mim e sobre a área que estou estudando.

Quando eu estava no 12º ano, não fazia ideia do que queria estudar na universidade. A única coisa de que eu tinha certeza era que queria estudar no exterior.

No início do meu último ano do ensino médio, conheci uma empresa chamada OK Estudante, que ajuda estudantes portugueses a estudar no Reino Unido. Assim que soube dessa oportunidade, marquei minha reunião e comecei a organizar a papelada - queria estar pronto para partir em setembro do mesmo ano.

Mudar-me para Birmingham ajudou-me a tornar-me independente

Setembro chegou e minha vida começou a mudar muito. Sou filha única e, como tínhamos governanta, não estava acostumada a fazer muito em casa. Tive a sorte de não me mexer sozinho porque não sabia nem cozinhar ovos - uma das coisas mais fáceis de cozinhar!

Mas durante os três anos que morei e estudei na universidade em Birmingham, aprendi a cozinhar, e agora, se eu fosse morar sozinho, acho que ficaria bem (claro, ainda não sou um master chef, mas talvez um dia).

Mudar-me para Birmingham também me ajudou a me tornar mais maduro e independente financeiramente. Eu era uma pessoa que sempre gastava dinheiro e agora sei economizar. Como filha única, nunca tive permissão para sair tanto quanto queria e sempre tive que pedir dinheiro aos meus pais. Birmingham me ensinou como ser independente - pude até viajar duas vezes com meu próprio dinheiro, o que para mim foi uma conquista significativa.

Além do mais, também costumava ser uma pessoa tímida, mas agora meu método favorito de avaliação é por meio de apresentações!

O estilo de vida de estudante em Birmingham me ajudou a sair da minha zona de conforto

Outro desafio que encontrei ao chegar em Birmingham foi a necessidade de me adaptar a uma nova rotina. Sou uma pessoa que adora rotinas, mas no meu primeiro ano de estudos, só tive três dias de aula, então nas primeiras semanas me vi perdida. Eventualmente, comecei a procurar emprego e a visitar a cidade nas minhas horas vagas, e consegui criar uma nova rotina própria. Até comecei a ler mais, o que era algo que normalmente não fazia diariamente.

Para muitos estudantes internacionais que estudam no exterior, fazer amigos é uma de suas maiores preocupações, e eu não fui exceção. Achei meu inglês horrível e ninguém me entenderia. Mas eu estava errado! Acabei fazendo muitos amigos. Um deles, que conheci no dia da inscrição, agora é meu melhor amigo!

Leitura relacionada: Estude no Reino Unido, chegue lá com o teste TOEFL®

Porque Birmingham é uma cidade multicultural, pude conhecer e fazer amizade não só com outros portugueses, mas também com pessoas de todo o mundo. Ter um grupo tão diverso de amigos permitiu-me obter uma apreciação mais profunda de outras culturas e tradições (bem como de algumas casas de férias em potencial).

Estudar em Birmingham me deu experiência de trabalho

Quando ainda vivia em Portugal, não tinha experiência de trabalho. Normalmente, as pessoas em Portugal só começam a trabalhar depois de se formarem. Mas quando me mudei para Birmingham, todos os meus amigos da universidade também estavam trabalhando, o que eu não sabia ser uma possibilidade.

Perto do final do meu primeiro ano, consegui meu primeiro emprego! Foi uma ótima experiência. Aprendi a ser mais organizado, fiz mais amigos e me ajudou a entender como economizar mais dinheiro e parar de gastá-lo em coisas de que não preciso.

Atualmente, estou trabalhando como assistente de eventos e mídia social para o Enterprise Hive na University College Birmingham, um departamento que ajuda os alunos da UCB a abrir seus próprios negócios. Se não fosse por meu tempo no exterior e pela decisão de ir para a University College Birmingham, eu não teria desenvolvido as habilidades de gerenciamento de tempo, redação, comunicação e resolução de problemas necessárias para ter um emprego tão fantástico.

Leitura relacionada:


Este post foi desenvolvido em parceria com a University College Birmingham.

Sobre UCB

University College Birmingham logo


Com sede no coração da maior cidade regional do Reino Unido, a University College Birmingham (UCB) é altamente respeitada pelos empregadores e pela indústria por oferecer educação e treinamento com foco na carreira.

A UCB é especializada em cursos profissionalizantes nos setores de Educação Superior e Educação Continuada, com um portfólio crescente de Estágios.