Keystone logo

Principais razões pelas quais eu quero estudar no exterior

1 de mar. de 2018

Você está curioso para pensar mais e explorar as razões pelas quais deseja estudar no exterior? Ajudaria saber por que outros estudantes querem estudar no exterior? Pedimos ao Angelo das Filipinas que estava morando na Suécia e estava pensando em fazer um mestrado no exterior para compartilhar suas razões pelas quais ele queria estudar no exterior.

Por que eu quero estudar no exterior? Para começar, sempre esteve no topo da minha lista de desejos. Embora eu esteja ciente de que mudar para um país estrangeiro não é uma tarefa simples, minhas incertezas são muitas vezes superadas pelos outros benefícios que eu sei que virão com a busca de uma educação no exterior.

1. Terei acesso a uma melhor forma de educação

school

A alta qualidade da educação sempre será minha principal razão pela qual quero estudar no exterior. Embora não haja escassez de universidades de primeira linha em meu país, a verdade inegável é que elas são insignificantes em comparação com suas contrapartes em lugares como o Reino Unido ou os EUA. As universidades internacionais têm acesso a recursos que tornaram seu tipo de educação tão conhecido no primeiro local, como instalações, conexões da indústria e, claro, o financiamento.

Em suma, eu simplesmente quero aprender com os melhores. Estudar no exterior em uma universidade de prestígio não é apenas uma oportunidade única na vida, mas também garante um futuro melhor para mim e minha carreira.

2. Eu experimento um país totalmente novo e diferente

Acredito que não há privilégio mais emocionante na vida do que poder descobrir novos lugares, conhecer novas pessoas e apenas cercar-se de tradições e culturas totalmente diferentes das suas. Experimentar essas coisas e muito mais é uma das maiores razões pelas quais eu quero estudar no exterior. Além disso, nem todos são abençoados com essa oportunidade, tornando-a ainda mais inestimável.

3. Eu desenvolvi um profundo senso de apreço pelo meu país

beach abroad

Estou morando na Suécia há quase um ano. E enquanto esta nação escandinava sem dúvida se tornou meu lugar favorito no mundo, morar aqui me fez perceber o quão incrível meu país natal - as Filipinas - é em sua própria maneira única, com falhas e tudo mais.

Acho que quando as pessoas ficam presas em um lugar por muito tempo, elas perdem a perspectiva e começam a se concentrar apenas nos aspectos negativos. Mas assim que começarem a viver em outro lugar (como eu), começarão a sentir falta das coisas que tornaram seu país tão especial, como sua cultura e seu povo.

Quanto a mim, alguns dias não posso deixar de desejar o calor do sol tropical brilhante.

Interessado em estudar no exterior?

Use nossa pesquisa para encontrar e comparar ótimos programas em todo o mundo!

4. Posso aprender um idioma diferente

Outra razão pela qual eu quero estudar no exterior é que eu vou adicionar outro idioma ao meu vocabulário, o que é sempre um grande reforço de confiança.

Nunca em um milhão de anos pensei que seria capaz de falar outra língua estrangeira além do inglês. Então, quando eu finalmente aprendi a ler, escrever e falar em sueco, isso me deu uma tremenda sensação de orgulho e realização saber que meu trabalho duro finalmente valeu a pena.

5. Posso encontrar oportunidades de emprego atraentes

meeting job

Estudar internacionalmente também me dá a chance de explorar o mercado de trabalho estrangeiro, onde as oportunidades geralmente são mais gratificantes, em termos de carreira e salário. Se eu tiver sorte, poderei conseguir um cargo em uma empresa multinacional de prestígio ou algo tão gratificante quanto.

E mesmo que a procura de emprego não dê certo, sempre posso voltar para casa com um currículo muito atraente na mão. Os empregadores locais valorizam profissionais que podem trazer algo novo e único para a mesa, e ser graduado em uma instituição internacional certamente se encaixa no projeto.

6. Vou conhecer novos amigos

Formar laços ao longo da vida com pessoas que são de vários países sempre foi um prazer. Com seu próprio conjunto de origens únicas, não faltam momentos divertidos e oportunidades para aprender mais coisas sobre outro país, mesmo sem entrar em um avião.

Além das conexões pessoais profundas, os amigos também são uma ótima maneira de estabelecer oportunidades de networking que podem ser benéficas no futuro.

7. Serei mais responsável

responsible

Minha breve experiência de morar sozinho foi realmente humilhante, e imagino que seja ainda mais quando o fizer em um lugar estrangeiro onde tudo e todos são inicialmente estranhos. Sem família para fazer minhas refeições ou para me socorrer em momentos de necessidade, é o melhor curso intensivo sobre como ser um adulto de pleno direito. Mas, como dizem, em algum momento, todos precisam aprender a se manter por conta própria.

8. Terei a oportunidade de criar um futuro melhor

Residir em outro país abre uma tonelada de possibilidades ilimitadas fora da educação. E se eu encontrar uma maneira de me estabelecer em um país tão bonito quanto a Dinamarca? Quem não gostaria de criar uma família em um lugar que sempre está no topo em termos de qualidade de vida? A chance de construir um futuro melhor é outro incentivo para eu querer estudar no exterior.

9. Terei uma mente mais aberta sobre a vida em geral

open-minded

Como alguém que passou a maior parte de sua juventude em seu próprio país, eu tinha essa crença inicial teimosa de que as tradições e valores com os quais cresci eram absolutos. Que de alguma forma, o modo de vida do meu povo é o jeito certo de viver.

À medida que comecei a passar mais tempo no exterior, percebi que não existe uma maneira definida de viver. Cada um de nós tem suas próprias peculiaridades, que é o que torna a vida tão interessante e bonita. É uma lição valiosa, sobre a qual desejo aprender mais no futuro.

10. Vou aprender a não tomar as coisas simples como garantidas

Quer sejam as refeições preparadas, roupas recém-passadas ou apenas ter um ombro para se apoiar, imagino que estudar e morar sozinho em outro país servirá como meu despertador sobre o quão importante são as coisas cotidianas da minha vida (como família) pode ser.

Então, essas são as minhas principais razões pelas quais eu quero estudar no exterior. Embora buscar uma educação no exterior possa ser emocionante e estressante, é difícil argumentar contra os benefícios físicos, intelectuais e emocionais que alguém poderia adquirir caso decida fazê-lo.

Quer ter certeza de que está pronto para estudar no exterior?

Clique no botão abaixo para baixar nossa lista de verificação gratuita de estudos no exterior. Ele cobre tudo o que você precisa!