Keystone logo

Por que você deve estudar no exterior, na Escócia?

8 de abr. de 2019

Este artigo foi escrito pela Universidade de Dundee.

A Escócia é uma nação de invenção, criatividade e descoberta, dando ao mundo inovações como telefones, TVs e penicilina. Este legado de descoberta continua hoje graças ao sistema de ensino superior da Escócia.

Dolly, a ovelha, o scanner de ressonância magnética, o Bóson de Higgs, vários artistas ganhadores do prêmio Turner e grandes avanços na luta contra o câncer são apenas alguns exemplos da influência inovadora que o país teve nos últimos anos. É por isso que estudar no exterior na Escócia é uma escolha popular para estudantes internacionais por suas escolas bem reconhecidas e resultados acadêmicos impressionantes.

A Escócia possui algumas das escolas mais antigas e respeitáveis do mundo, ao lado de grandes escolas modernas - cada uma sendo igualmente comprometida em construir a reputação da Escócia como uma potência global de aprendizagem e pesquisa. Existem quinze universidades na Escócia, e três delas estão classificadas entre as 200 melhores do mundo em 2021, de acordo com a Universities Scotland.

Quer estudar na Escócia?

Encontre e compare programas

Educação na Escócia

As universidades escocesas são conhecidas por sua excelência no ensino e foram pioneiras no desenvolvimento de aprendizagem e ensino que agora estão sendo refletidos em toda a Europa. A estrutura de graduação escocesa padrão de 4 anos permite 2 anos de estudo de base ampla, seguidos de 2 anos para se especializar. Essa flexibilidade permite que muitos estudantes internacionais que estudam no exterior na Escócia ajustem seus diplomas de acordo com seus interesses e necessidades pessoais. Alguns alunos podem até obter acesso avançado.

A empregabilidade dos graduados tem sido a principal prioridade para todas as universidades na Escócia, e há fortes ligações entre o setor de ensino superior, negócios e indústria e empregadores do setor público. Esses empregadores valorizam a amplitude de conhecimento que o sistema educacional escocês oferece e as habilidades adicionais que nossos graduados podem adquirir.

No prazo de seis meses após a formatura, 90% dos graduados escoceses encontram um emprego ou prosseguem seus estudos, e seus salários iniciais estão entre os mais altos do Reino Unido. Em geral, estudar na Escócia pode torná-lo mais empregável, proporcionando-lhe acesso às melhores instituições de ensino do mundo.

O sistema de ensino superior da Escócia é bem-vindo a estudantes de todo o mundo, e a diversidade cultural de seus campi e salas de aula reflete isso. De acordo com a HESA, a cada ano cerca de 33.000 estudantes internacionais de 180 países estudam na Escócia, junto com mais de 160.000 escoceses, bem como quase 32.000 estudantes do resto do Reino Unido. Sem dúvida, estudar no exterior na Escócia se tornou uma escolha cada vez mais popular para estudantes internacionais.

Vantagens de estudar em universidades escocesas

A colaboração é uma característica definidora do sistema educacional da Escócia, e as universidades escocesas estão constantemente buscando oportunidades para desenvolver ou expandir parcerias existentes com outras escolas, tanto em casa como internacionalmente. A força da base de pesquisa da Escócia é formidável, e ainda mais reforçada pelo Research Excellence Framework (REF), em todo o Reino Unido. No geral, 77% da pesquisa escocesa submetida ao REF de 2014 foi considerada "líder mundial" ou excelente internacionalmente, e todas as instituições de ensino superior na Escócia produzem pesquisas consideradas dessa qualidade "líder mundial".

A Escócia também está classificada em segundo lugar no mundo em produtividade em pesquisa. Ele também tem uma classificação elevada em outras medições de pesquisa! Nada mal para um país com 5 milhões de habitantes!

Vários pólos de pesquisa e centros de inovação estão localizados perto de universidades escocesas, com foco em áreas como ciências da vida, mídia digital e indústrias criativas, informática e energias renováveis. Esses centros são uma grande atração para empresas globais como JP Morgan, Ascensos e Mangata, com muitas empresas citando o grupo de graduados de alto calibre na Escócia como a principal razão para sua sede lá. Com tudo isso em mente, fica claro por que você deveria estudar na Escócia!

Então, o que você está esperando? Descubra a Escócia hoje!


Sobre o autor

University of Dundee


As origens da University of Dundee remontam a 1881, quando foi fundada como University College, Dundee. Hoje, eles são uma das 30 melhores universidades do Reino Unido no The Times e The Sunday Times Good University Guide 2019. Dundee oferece mais de 220 cursos de graduação e mais de 200 pós-graduação em uma variedade de assuntos, com opções de financiamento disponíveis.