Mestrado em Biotecnologia e Engenharia Química
Aarhus, Dinamarca
DURAÇÃO
4 Semesters
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Período integral
PRAZO DE MATRÍCULA
15 Jan 2025
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Aug 2025
TAXAS DO PROGRAMA
EUR 15.300 / per year *
FORMATO DE ESTUDO
No campus
* para alunos de fora da UE / EEE
Introdução
Desenvolver e otimizar processos químicos e biotecnológicos desempenha um papel fundamental na sociedade moderna. Prevê-se que a indústria do futuro seja caracterizada por uma produção ambientalmente correta e com eficiência energética.
Durante o primeiro ano do curso, a aprendizagem baseia-se principalmente em aulas teóricas e exercícios teóricos. O segundo ano envolve principalmente trabalhos de projeto, em que os estudantes trabalham em estreita colaboração com empresas. Um estudante com vontade de ir mais longe tem a possibilidade de continuar como estudante de doutoramento. Aqui, o aluno acrescenta três anos extra aos seus estudos, trabalhando de forma mais autónoma na resolução de problemas concretos. Pode também assumir a forma de um doutoramento industrial.
Escolhendo sua especialização
O tema do curso é o desenvolvimento e a otimização de processos nas indústrias químicas e biotecnológicas e no sector ambiental. Se tiver formação em engenharia química e optar por esta especialização ao nível do mestrado, poderá trabalhar em áreas tão diversas como a alimentação, a química de polímeros, a tecnologia de membranas e de separação.
Se, por outro lado, a sua formação é em biotecnologia, pode seguir esta especialização para obter oportunidades de trabalho em áreas como o desenvolvimento de enzimas e proteínas para utilização na produção "verde", tecnologia de lípidos e biotecnologia médica.
Colocar a pesquisa em prática
O ensino na Universidade de Aarhus é muito influenciado pela investigação aqui realizada, uma vez que os professores são investigadores activos. Enquanto estudante de engenharia, tem excelentes oportunidades de trabalhar com investigadores no laboratório ou pode realizar um projeto em colaboração com uma empresa privada.
Investigação no departamento
No Departamento de Engenharia Biológica e Química da Universidade de Aarhus, criamos soluções sustentáveis e tecnológicas para alguns dos maiores desafios enfrentados pelas empresas e pela sociedade através da investigação e do desenvolvimento.
Requisitos de admissão
Os seguintes diplomas de bacharelato qualificam os estudantes para a admissão ao Mestrado em Engenharia em Biotecnologia e Engenharia Química, se puderem ser documentadas competências matemáticas a nível de bacharelato em extensão e conteúdo igual a pelo menos 20 ECTS em Cálculo, Álgebra Linear, Teoria das Probabilidades e Estatística, igualmente distribuídos.
- Licenciatura em Engenharia Química ou Biotecnologia numa universidade dinamarquesa.
- Um diploma de bacharelato em Engenharia Química ou Biotecnologia de uma universidade ou escola universitária de engenharia dinamarquesa, se: 1) puderem ser documentados 15 ECTS em Química, 30 ECTS em Biotecnologia, Biologia Molecular ou similar e 15 ECTS em cursos relacionados com a tecnologia, ou 2) puderem ser documentados 40 ECTS em Química, bem como 20 ECTS em cursos relacionados com a tecnologia.
- O grau de bacharel em ciências pode permitir a admissão ao programa de licenciatura em engenharia se: 1) forem documentados 15 ECTS em química, 30 ECTS em biotecnologia, biologia molecular ou similar e 15 ECTS em cursos relacionados com a tecnologia ou 2) forem documentados 40 ECTS em química, bem como 20 ECTS em cursos relacionados com a tecnologia, e se forem cumpridos os requisitos académicos gerais para o programa de licenciatura em engenharia.
- Outras qualificações podem permitir a admissão ao programa de licenciatura em engenharia, desde que a universidade avalie que o seu nível, extensão e conteúdo correspondem aos graus acima mencionados.
No âmbito de uma eventual admissão, podem ser estipulados outros requisitos relativos à composição do programa de estudos.
Requisitos de idioma
Para poder ser admitido nos cursos de língua inglesa, o candidato deve possuir habilitações em língua inglesa comparáveis a um "nível B de inglês" no ensino secundário superior dinamarquês (nível do ensino secundário superior dinamarquês).
Entrada limitada a partir da admissão de verão de 2025
A partir da admissão de verão de 2025, entram em vigor as seguintes disposições O programa de mestrado admite apenas um número limitado de alunos por ano, pelo que o cumprimento dos requisitos de admissão não garante, por si só, a admissão no programa.
A atribuição de lugares a estudantes baseia-se numa avaliação global e na disponibilidade de lugares na área da Biotecnologia e na área da Engenharia Química. Ao avaliar os candidatos qualificados, o comité de admissões avalia os candidatos com base nos seguintes critérios:
Fundo acadêmico
- Nível geral - grau de bacharel
- Notas alcançadas em cursos relevantes *
- Cursos relevantes * (medidos em unidades de crédito) incluídos no seu diploma de bacharel
* As disciplinas relevantes incluem disciplinas de base nas áreas de Matemática, Química, disciplinas relacionadas com a tecnologia e (apenas para a via da Biotecnologia) Biotecnologia e Biologia Molecular.
Observe que as notas obtidas após o horário da inscrição não podem ser incluídas na avaliação do nível da série.
O comité de admissão avalia cada candidato com base nas informações fornecidas nos diplomas, transcrições e descrições dos cursos.
Estrutura do programa
O ensino é dividido em dois semestres por ano.
Disciplinas obrigatórias Engenharia química
outono:
- Sensores e Controlo de Processos - 10 ECTS
- Fenómenos de Transporte - 5 ECTS
Primavera:
- Inovação Aplicada em Engenharia 5 ECTS
- Tecnologias modernas de processos químicos - 10 ECTS
Disciplinas obrigatórias Biotecnologia
outono:
- Biotecnologia dos lípidos - 5 ECTS
- Biotecnologia das Proteínas e dos Hidratos de Carbono - 10 ECTS
Primavera:
- Inovação Aplicada em Engenharia 5 ECTS
- Biotecnologia Microbiana - 5 ECTS
- Tecnologia de Bioseparação Industrial - 5 ECTS
1 semestre
- Biotecnologia dos lípidos (5 ECTS)
- Biotecnologia das proteínas e dos hidratos de carbono (10 ECTS)
- Especialização (15 ECTS)
2 semestre
- Inovação Aplicada em Engenharia (5 ECTS)
- Biotecnologia microbiana (5 ECTS)
- Tecnologias de bioseparação industrial (5 ECTS)
- Especialização (15 ECTS)
3 semestre
Cursos electivos (30 ECTS)
4 semestre
Tese em Biotecnologia e Engenharia Química (30 ECTS)
Perfil de competência
Com um mestrado em Biotecnologia e Engenharia Química, possui as seguintes competências
- Domina as tarefas de um engenheiro diplomado e possui um diploma com um forte conteúdo de química.
- Pode planear, gerir e implementar projectos de forma independente e aplicar os resultados em processos de decisão cientificamente relevantes.
- É capaz de avaliar a aplicabilidade e adequação de metodologias teóricas, experimentais e práticas para a análise e solução de questões e problemas científicos.
- É capaz de estruturar o seu próprio desenvolvimento de competências de forma autónoma e crítica.
- É capaz de se familiarizar de forma sistemática e crítica com novas áreas temáticas.
- Pode comunicar questões e assuntos académicos tanto a um público científico como a um público geral.
- Pode colaborar de forma construtiva numa base científica para resolver questões relacionadas com o tema.
Oportunidades de emprego
Como engenheiro diplomado em Química e Biotecnologia, desenvolverá os processos do futuro - processos que garantirão que os conhecimentos químicos, biotecnológicos e ambientais encontrem aplicações sustentáveis em benefício de toda a sociedade.
A Universidade de Aarhus forma engenheiros licenciados para os mercados de trabalho regionais, nacionais e internacionais. Os licenciados trabalham numa vasta gama de domínios e instituições.
O programa de licenciatura é monitorizado por um grupo constituído por membros de empresas químicas como a Aarhus Karlshamn, a Cheminova, a Dupont e a Arla, todas elas interessadas em empregar engenheiros recém-licenciados em química e biotecnologia.
Galeria
Admissões
Bolsas de estudo e financiamento
Currículo
O programa de graduação concentra-se no desenvolvimento e otimização de processos em indústrias biotecnológicas e químicas e no setor ambiental. Se você tiver formação em engenharia em biotecnologia e optar por seguir essa especialização em nível de mestrado, poderá trabalhar em diversas áreas, como desenvolvimento de enzimas e proteínas para uso em produção “verde”, tecnologia de lipídios e biotecnologia médica. Por outro lado, se sua formação é em química, você pode buscar essa especialização para trabalhar em áreas como alimentos, química de polímeros e tecnologia de membrana e separação. Seja sua formação em biotecnologia ou química, você também poderá se especializar em tecnologia ambiental ou energética, levando a oportunidades de emprego em áreas como tratamento de águas residuais, biorrefinaria, limpeza de ar e produção de biogás.
Taxa de matrícula do programa
Oportunidades de Carreira
Como engenheiro graduado em química e biotecnologia, você desenvolverá os processos dos processos futuros que garantirão que o conhecimento químico, biotecnológico e ambiental encontre aplicações sustentáveis que possam beneficiar a sociedade como um todo.
O programa de mestrado também é monitorado por representantes de empresas biotecnológicas e químicas como IFF, Arla, Aarhus Karlshamn (AAK), Aarhus Vand, BioMar, Eurofins, Lego, Palsgaard, Novo Nordisk, Novozymes, Lundbeck e FMC, todas interessadas em empregar recém-formados em biotecnologia e engenharia química.