
Écully, França
DURAÇÃO
2 Years
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Período integral
PRAZO DE INSCRIÇÃO
Solicitar prazo de inscrição
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Sep 2025
TAXAS DO PROGRAMA
Solicitar valores
FORMATO DE ESTUDO
No campus
Introdução
O objetivo do Mestrado Internacional em Ciência e Engenharia de Materiais "Biosurf - Biomimética e Engenharia de Superfícies" é formar cientistas em ciência de materiais e engenharia de superfícies através de uma nova abordagem transversal à biomimética e à transição ecológica. Este mestrado oferece uma abordagem interdisciplinar da biomimética: biomimética e transição ecológica, fabricação e funcionalização de superfícies e ciências digitais. Proporciona aprendizagem teórica baseada em inúmeras atividades práticas como trabalhos práticos ou projetos em conexão com a plataforma técnica SURFAB.
Currículo
Este Mestrado internacional é ministrado inteiramente em inglês , no site Ecully, com algumas missões no site Saint-Etienne da Ecole Centrale de Lyon . Baseia-se em laboratórios de renome internacional, no LTDS e na plataforma técnica SURFAB.
Está dividido em 4 semestres:
Semestre 1: Programa principal
- Cursos científicos básicos: matemática, ciência da computação, biomimética, biologia, materiais e medições físicas.
- Língua estrangeira (incluindo francês)
Semestre 2: Programa Avançado
- Cursos avançados de ciências de superfícies: tribologia e bioinspiração, fabricação de superfícies (processos de alta temperatura), caracterização de superfícies, umedecimento e capilaridade.
- Projeto de pesquisa biomimética.
- Língua estrangeira (incluindo francês) e estudos interculturais.
Semestre 3: Programa Avançado
- Cursos avançados de ciências de superfícies: Fabricação de superfícies (fabricação aditiva 3D, texturização a laser de femtossegundos), caracterização de superfícies e nanoestruturas, ciências numéricas multiescala, mudanças climáticas.
- Projeto de pesquisa biomimética avançada.
Semester 4: Internship
- Estágio de pesquisa de 6 meses.
Oportunidades de Carreira
Este treinamento leva a carreiras em P&D industrial, pesquisa acadêmica e ensino superior, e gerenciamento de projetos interdisciplinares. Os setores de atividade em causa são a energia, os transportes (terrestres, aeronáuticos, marítimos), médicos e materiais.
Os campos disciplinares abrangem engenharia, materiais, ciência de superfície, tratamentos de superfície, engenharia de superfície e biomateriais.