
Écully, França
DURAÇÃO
2 Years
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Período integral
PRAZO DE MATRÍCULA
Solicitar prazo de inscrição
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Sep 2025
TAXAS DO PROGRAMA
Solicitar valores
FORMATO DE ESTUDO
No campus
Introdução
Os objetivos deste mestrado são formar futuros gestores, engenheiros e pesquisadores na área de nanotecnologia e fornecer-lhes as ferramentas para lidar com os avanços recentes em nanotecnologia e biologia. Os graduados estarão prontos para realizar projetos internacionais nos quais essas diferentes áreas se sobrepõem.
A École Centrale de Lyon é a instituição líder deste programa de mestrado da Université de Lyon, que é credenciado conjuntamente com o INSA Lyon e a Université Claude Bernard Lyon 1.
Cinco grandes laboratórios de apoio
Este diploma é um programa de dois anos (Mestrado 1 e 2) construído em torno da nanociência e da nanotecnologia. É conduzido sob a experiência científica de professores e pesquisadores de cinco grandes laboratórios de Lyon: o Instituto de Nanotecnologia de Lyon (INL), o ILM (um centro de pesquisa em nanociências), o MATEIS (laboratório de ciência de materiais), o LMI (multimateriais e laboratório de interfaces) e o ISA (instituto de ciências analíticas).
Um mestrado internacional ministrado em inglês
Por ser um curso verdadeiramente internacional, 60% dos estudantes internacionais da Centrale Lyon matriculam-se neste mestrado e as aulas são ministradas inteiramente em inglês . Numerosos cientistas de renome internacional vindos de fora da França também ministram seminários sobre suas áreas de especialização durante o ano.
Nanociência e os desafios do amanhã
Objetos em nanoescala apresentam propriedades extraordinárias que não existem em escala macroscópica. Na física, a mecânica quântica ganha destaque, enquanto na área da mecânica dos fluidos o confinamento provoca outras leis. Ser capaz de controlar a matéria em nanoescala pode permitir a criação de dispositivos com propriedades específicas capazes de serem incorporados em dispositivos existentes ou abrir o campo para novas aplicações de engenharia . A nanociência está na vanguarda de diversas disciplinas : física, química, eletrônica e biologia. Está a ser aproveitado para enfrentar os desafios de amanhã encontrados em áreas que abrangem a saúde, as energias renováveis, as comunicações e muitos outros sectores.
Currículo
O objetivo deste programa de mestrado é formar cientistas capazes de projetar dispositivos em nanoescala . Como tal, os alunos têm aulas teóricas interdisciplinares em:
- physics,
- materials science,
- técnicas e caracterização da matéria,
- nanoeletrônica e/ou nanobiotecnologia caso desejem se especializar ou ampliar o escopo de seus conhecimentos.
Ao mesmo tempo, os alunos adquirem conhecimentos práticos graças a:
- trabalho prático,
- estágios em laboratório (dois no primeiro ano, um no segundo ano).
Durante estes estágios, utilizam os materiais de investigação do laboratório e mergulham num ambiente de investigação altamente exigente (por exemplo, trabalho numa sala limpa).
Há também aulas sobre o impacto social da nanotecnologia, que fazem parte da vertente não científica do programa, juntamente com gestão de projetos e aulas sobre propriedade intelectual e industrial .

Os estudantes de engenharia da Centrale Lyon que cursam a especialização em bioengenharia e nanotecnologia podem ingressar no 2º ano do Mestrado em Engenharia em Nanoescala. Eles então seguem uma parte dos cursos e obtêm créditos equivalentes.
Oportunidades de Carreira
Após esta graduação, os alunos podem continuar cursando o doutorado ou ingressar no mercado de trabalho em empresas de alta tecnologia na França ou no exterior (Thales, CEA, STMicroelectronics, Google).
- Doutorados e carreiras científicas: a maioria dos graduados continua seus estudos para obter o doutorado. Há uma forte demanda por professores de nível de mestrado para alunos de graduação em ciências.
- Setor privado: eletrônica, materiais (desenvolvimento e aplicações), biotecnologia (análise e farmacologia), ferramentas e processos (caracterizações e técnicas).