Mestrado em Psicologia da Saúde
DURAÇÃO
1 Years
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Período integral
PRAZO DE MATRÍCULA
Solicitar prazo de inscrição
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Solicitar a data de início mais próxima
TAXAS DO PROGRAMA
Solicitar valores
FORMATO DE ESTUDO
No campus
Introdução
É este o programa que você procura?
Este curso de mestrado tem como objetivo formar profissionais com conhecimento científico em psicologia da saúde e mudança de comportamento, que possam enfrentar os desafios sociais usando também o poder da tecnologia.
O programa de estudos em poucas palavras
Neste curso, irá explorar a forma como os conhecimentos psicológicos, os métodos baseados em provas e as abordagens de conceção centradas no utilizador são aplicados para criar soluções inovadoras que respondam às necessidades da sociedade, resolvam problemas psicológicos, promovam comportamentos saudáveis e previnam comportamentos pouco saudáveis. Familiarizar-se-á com vários modelos de mudança de comportamento e comportamentos de saúde, adquirindo uma forte compreensão teórica e competências práticas na conceção e implementação de intervenções, praticando com casos do mundo real. Por exemplo, será desafiado a desenvolver ideias sobre como transformar o ambiente alimentar num ambiente saudável ou a desenvolver o conceito de uma aplicação para aumentar a resiliência e melhorar a saúde mental.
Este mestrado formará os estudantes para se tornarem profissionais polivalentes, capazes de aplicar na prática os conhecimentos científicos sobre a promoção da saúde. Com a crescente escassez de profissionais de saúde e os desafios colocados pelo envelhecimento da população, os especialistas neste domínio serão muito procurados. Os licenciados destacar-se-ão pela sua sólida base teórica e pelas suas excepcionais competências profissionais e de investigação, incluindo o trabalho em equipa, a gestão de projectos, a integridade científica, a transparência e a comunicação.
O que este estudo envolve?
O mestrado em Psicologia da Saúde concentra-se no uso do conhecimento científico e da tecnologia para promover a saúde e o bem-estar e desencadear mudanças significativas de comportamento. Nossa missão é trazer um impacto positivo na sociedade, treinando a futura geração de especialistas em mudança de comportamento. Você aprenderá a usar insights psicológicos, métodos baseados em evidências e abordagens de design thinking para criar intervenções inovadoras e soluções tecnológicas (eSaúde) para uma diversidade de comunidades.
Para qualquer pessoa interessada em como promover a saúde e o bem-estar e influenciar o comportamento
A Erasmus University Rotterdam oferece um dos melhores programas de mestrado em Psicologia da Holanda. Este curso de mestrado é para qualquer pessoa interessada na psicologia da mudança de comportamento e no uso de intervenções digitais para promover a saúde e o bem-estar e influenciar o comportamento. Neste mestre você aprenderá:
- Como você pode usar teorias psicológicas para projetar e avaliar intervenções inovadoras e eficazes que atendam às necessidades de uma diversidade de comunidades (por exemplo, jovens, idosos, grupos minoritários, pacientes).
- Como utilizar a tecnologia digital para fornecer soluções únicas para uma sociedade cada vez mais complexa (por exemplo, intervenções de e-saúde).
Juntamente com nossos especialistas, você enfrentará o desafio de analisar e resolver questões comportamentais e sociais complexas. Você começará explorando como os processos psicológicos estão ligados aos comportamentos e como podemos usar ainda mais esses insights para projetar intervenções que promovam comportamentos mais saudáveis e sustentáveis.
Torne-se um profissional versátil
Este mestre treina você para se tornar um profissional versátil que pode aplicar o conhecimento científico na prática. Os graduados têm uma vantagem devido à sua boa base teórica e excelentes habilidades práticas e de pesquisa.
Como você motiva as pessoas a permanecerem saudáveis, viverem uma vida significativa e participarem ativamente na sociedade? Como você ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos? Como podemos usar a tecnologia moderna para melhor servir e satisfazer as necessidades das nossas comunidades? No mestrado em Psicologia da Saúde, tentamos responder a esse tipo de pergunta.
Neste curso mestre, você estudará as últimas tendências na concepção de intervenções impactantes para mudança de comportamento. Você obterá conhecimento sobre psicologia da saúde e teorias e técnicas de mudança de comportamento. Você descobrirá como usar abordagens de design thinking e como estratégias persuasivas podem ser usadas para aumentar o envolvimento com uma intervenção (digital). Você também adquirirá habilidades práticas para projetar, implementar e avaliar intervenções, incluindo como colaborar efetivamente com diversas partes interessadas (por exemplo, especialistas em saúde, designers de intervenções, desenvolvedores de software, formuladores de políticas, etc.). Os interesses de pesquisa deste curso de mestrado incluem teorias de mudança de comportamento, promoção e prevenção da saúde, pesquisa participativa e baseada na comunidade, design de sistema persuasivo e o uso aplicado de novas tecnologias e métodos de pesquisa, como wearables e avaliações ecológicas momentâneas.
Educação ativa
O ensino no mestrado é organizado em pequena escala. Para além das aulas teóricas regulares, trabalhará em pequenos grupos. Uma parte integrante do programa é a capacidade de se familiarizar com as competências de um psicólogo da saúde profissional e de um especialista em mudança de comportamento. Estas competências envolvem trabalho em equipa, gestão de projectos, liderança pessoal e competências de investigação. Na segunda parte do programa, terá a oportunidade de praticar estas competências durante um estágio prático e um estágio de investigação, e de realizar de forma independente a sua investigação conducente à sua tese de licenciatura.
Currículo
O programa de estudos em poucas palavras
O programa de estudos do Mestrado em Psicologia da Saúde incorpora teoria e prática. O mestrado adota uma abordagem de aprendizagem ativa que combina elementos da aprendizagem tradicional baseada em problemas com uma abordagem de aprendizagem orientada para projetos, trabalhando em casos decorrentes de desafios da vida real nas comunidades e na sociedade em geral, para tentar resolvê-los.
Como tal, este mestrado irá treinar os alunos para se tornarem profissionais versáteis que possam aplicar o conhecimento científico na prática. Os graduados terão uma vantagem devido à sua boa base teórica e excelentes habilidades e competências profissionais e de pesquisa (por exemplo, trabalho em equipe, gerenciamento de projetos, integridade científica e transparência, habilidades de comunicação, gerenciamento de projetos, etc.).
Currículo
O currículo consiste em três cursos básicos e três cursos práticos. O primeiro curso básico concentra-se nas teorias de mudança de comportamento e no processo de compreensão e análise do comportamento direcionado. O segundo curso básico mergulha no mundo da saúde e em como projetar, implementar e avaliar intervenções digitais. O terceiro curso básico é uniforme para todos os cursos de mestrado em Psicologia: um curso em estatística multivariada.
Paralelamente aos cursos básicos, você também fará três cursos práticos focados na aquisição de habilidades profissionais e de pesquisa importantes na área de mudança de comportamento. O Mestrado em Psicologia da Saúde fornecerá a você o conhecimento relevante do conteúdo e as habilidades necessárias para trabalhar de forma eficaz na área.
Todas as atividades letivas são ministradas em inglês. As palestras, manuais de estudo, exames e literatura utilizada também estão em inglês.
Estágio para aplicar seus conhecimentos
No segundo semestre, a partir de fevereiro, você realizará um estágio prático profissional e um estágio de pesquisa conducente à sua tese final. Ambos podem ser realizados quer em organizações externas e empresas que trabalham na área da mudança de comportamento e/ou e-saúde, quer nas áreas de investigação da nossa faculdade. Os estágios também podem ser combinados num estágio mais longo, onde tanto a experiência prática como o trabalho de investigação podem ser integrados num projeto maior.
Ao realizar estes estágios, terá a oportunidade de praticar as aptidões e competências adquiridas no primeiro semestre e acumular experiência profissional e de investigação na área. Você terá a oportunidade de vivenciar o trabalho de um psicólogo da saúde e especialista em mudança de comportamento em ambientes da vida real, criando as bases para o ingresso no mercado de trabalho.
Nossa rede de estágio inclui organizações públicas e privadas que oferecem vagas de estágio interessantes e relevantes para nossos alunos em uma variedade de tópicos e domínios, como promoção da saúde pública (em nível local ou nacional), sustentabilidade, saúde e bem-estar digital, desenvolvimento de políticas e implementação, etc. Exemplos de organizações incluem o município de Roterdão, o GGD (serviços locais de saúde pública), organizações de investigação (empresas de consultoria, Instituto Trimbos, consórcios de investigação nacionais e internacionais), fornecedores de e-saúde e software e empresas start-up trabalhando na mudança de comportamento digital. Também é possível um estágio no exterior em organização relevante para o conteúdo do programa de mestrado.
O programa educacional está sujeito a alterações. Nenhum direito pode ser derivado das informações abaixo.
Método de ensino
O mestrado em Psicologia da Saúde emprega uma combinação de métodos educacionais, incluindo palestras tradicionais, aprendizagem baseada em problemas e tarefas de projetos baseadas em cenários da vida real, a serem realizados de forma independente ou em grupos. Nossa abordagem educacional é centrada no aluno: os alunos desempenham um papel ativo em seu processo de aprendizagem. Neste modelo a ênfase não está na palestra para realizar a transferência de informação (como é o caso nos sistemas educativos tradicionais), mas sim na participação activa dos alunos em pequenos grupos (aprendizagem construtivista). Na maioria das vezes, não é o professor quem explica, mas os próprios alunos, levando a uma aprendizagem mais profunda e ao aprender fazendo.
Este programa inclui palestras plenárias e grupos de trabalho onde os alunos trabalham juntos para resolver problemas da vida real abordando assuntos multidisciplinares. São problemas abertos com mais de uma solução, simulando uma situação profissional da vida real. Os alunos terão que procurar informações que discutirão com o seu grupo e encontrar uma solução concreta. Os alunos usam seus conhecimentos e habilidades como base para adquirir novos conhecimentos e aprimorar suas competências.
Em média, são 12 horas de contato por semana. Esse tempo é distribuído em palestras, workshops e atendimento individual com os coordenadores dos cursos. Os alunos passam grande parte do seu tempo em estudos e projetos/tarefas individuais, que podem ser realizados individualmente ou em grupos. A maioria dos alunos dedica aproximadamente 40 horas por semana aos estudos.
Currículo
Bloco 1
- Psicologia da saúde e mudança de comportamento
- habilidades profissionais
Bloco 2
- Desenho de intervenções digitais
- Métodos de pesquisa em mudança de comportamento digital
Bloco 3
- Análise de Dados Multivariados Aplicados
- Análise de dados multivariada
Bloco 4
- Proposta de pesquisa
- Estágio
- Tese
Alunos ideais
Is this the right program for you?
- Este programa é único, pois combina conhecimento teórico e metodológico de ponta sobre psicologia da saúde e mudança de comportamento com experiência prática sobre como projetar, implementar e avaliar intervenções de mudança de comportamento em contextos complexos da vida real.
- Active education, where you work in groups to solve real-life behavior change challenges by designing interventions in a multidisciplinary context.
- Atenção ao desenvolvimento de habilidades profissionais (por exemplo, liderança pessoal, trabalho em equipe, gerenciamento de projetos).
Oportunidades de Carreira
Oportunidades após a formatura
Como graduado do mestrado em Psicologia da Saúde, você estará envolvido na concepção, implementação e avaliação de intervenções inovadoras de mudança de comportamento. Portanto, você terá muitas oportunidades de carreira na área.
Você pode trabalhar como psicólogo da saúde, especialista em mudança de comportamento ou policial em serviços de saúde pública, instituições governamentais, saúde, provedores de saúde eletrônica, empresas ou educação. Também é possível trabalhar como designer de intervenção digital, pesquisador de UX, cientista comportamental ou consultor em provedores de e-saúde ou empresas de tecnologia.
Se estiver interessado em pesquisa, você pode optar por se candidatar a um doutorado ou começar como coordenador de projeto ou cientista pesquisador em instituições acadêmicas e outras instituições de pesquisa independentes (por exemplo, ONGs, Unidades de Mudança de Comportamento).