
Mestre em Ciências em Engenharia de Arquitetura Paisagista
Tartu, Estônia
DURAÇÃO
2 Years
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Período integral
PRAZO DE MATRÍCULA
10 Apr 2025
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Sep 2025
TAXAS DO PROGRAMA
EUR 3.800 / per year *
FORMATO DE ESTUDO
No campus
* Taxa de inscrição não reembolsável de 100 €
Introdução
A Arquitetura Paisagista é uma disciplina que enfoca a intervenção na paisagem por meio das atividades de planejamento, projeto e gestão. Também se concentra na ciência que sustenta essas atividades e a implementação de propostas. Está unida em torno do conceito de paisagem, que é definido de várias maneiras, mas geralmente é entendido como espaços exteriores, ambientes e lugares e relações entre as pessoas e esses espaços, ambientes e lugares, tanto em termos de atividades e percepções.
A Arquitetura Paisagista preocupa-se com as paisagens de todos os tipos, urbanas e rurais, e em todas as escalas, desde o menor espaço aberto até a região.
O currículo baseia-se no nível de desempenho esperado para o nível de bacharel com estudos aprofundados de uma variedade de disciplinas mais especializadas, cobrindo áreas práticas e teóricas, incluindo aquelas que têm aspectos especiais adequados para estudar na Estônia.
Métodos de ensino
O programa oferece diferentes formas de estudo: não só a tempo inteiro, em regime presencial, mas também uma versão de ensino à distância, em que os estudantes participam ocasionalmente em sessões presenciais e continuam a trabalhar num modo híbrido entre esses períodos.
No programa, utilizamos uma combinação de estudo individual e trabalho de projeto em grupo. Os modos de ensino vão desde palestras e seminários formais ou visitas de estudo até ao ensino de projectos de design em estúdio. As oportunidades de investigação vão desde a pesquisa em bibliotecas até ao trabalho de campo.
Os métodos de avaliação incluem a redação de provas, ensaios e relatórios, mas também planos e imagens desenhados à mão ou baseados em gráficos digitais. Consideramos importante a apresentação aberta e pública e a crítica dos projetos de design. Discutimos problemas realistas de planejamento, design ou gerenciamento, que formam a base do trabalho do projeto. Uma proporção relativamente grande do currículo é dedicada a estúdios de design, visitas de campo e pesquisa.

Galeria
Admissões
Bolsas de estudo e financiamento
A Estonian University of Life Sciences oferece 1 bolsa de estudos específica (uma vaga de estudo gratuita, sem dinheiro extra para moradia e viagem incluída) para candidatos de fora da Estônia e 2 bolsas de estudos específicas para candidatos da Ucrânia (cidadãos da Ucrânia) para a admissão em 2025.
As bolsas serão concedidas aos candidatos com a maior quantidade de pontos de admissão, todos os candidatos são considerados candidatos à bolsa. Para manter a bolsa durante todo o período nominal de estudos, o bolsista deve cumprir os requisitos definidos para estudo em tempo integral (30 pontos de crédito do Sistema Europeu de Transferência de Créditos (ECTS) em cada semestre). Caso contrário, o bolsista deverá cobrir seu custo de mensalidade, de acordo com o Regulamento do Conselho Universitário "Termos e Procedimentos para Cobertura do Custo da Mensalidade em Estudo Formal", para o período de estudo restante.
A decisão sobre a atribuição das bolsas será anunciada no dia 21 de junho.
Os empréstimos de estudo são oferecidos através do Erasmus + para alunos de mestrado da Espanha, Itália (região de Emilia Romagna), Croácia, Romênia e Turquia.
Currículo
Módulo de especialidade (62 ECTS) obrigatório
Princípios de seleção de módulo: O módulo é obrigatório e não possui pré-requisitos. Os alunos devem ser aprovados em todos os cursos descritos no módulo.
1. Teoria e métodos de arquitetura paisagística (19 ECTS) obrigatórios
Princípios de seleção de módulo: O módulo é obrigatório e não possui pré-requisitos. Os alunos devem ser aprovados em todos os cursos descritos no módulo.
- PK.0758 Noções básicas de psicologia ambiental (2 ECTS)
- KE.0069 Estoniano para estrangeiros (3 ECTS)
- KE.0080 Estoniano. Intermediário (3 ECTS)
- PK.1747 A arquitetura paisagística como prática cultural contemporânea (5 ECTS)
- PK.0784 Filosofia de proteção e restauração do patrimônio cultural (3 ECTS)
- Metodologia de pesquisa PK.0754 (3 ECTS)
2. Projeto e projeção de espaços exteriores (31 ECTS) obrigatório
Princípios de seleção de módulo: O módulo é obrigatório e não possui pré-requisitos. Os alunos devem ser aprovados em todos os cursos descritos no módulo.
- PK.1737 Gráficos de apresentação avançados (4 ECTS)
- MI.0462 Corpos d'água artificiais na paisagem (3 ECTS)
- PK.1584 Restauração de locais históricos e monumentos (4 ECTS)
- PK.1738 Projeto arquitetônico paisagístico (6 ECTS)
- PK.1743 Planejamento e projeto de recreação ao ar livre (11 ECTS)
- PK.0375 Engenharia ambiental sustentável I (3 ECTS)
3. Planejamento espacial e avaliação de impacto relacionado ao planejamento (12 ECTS) obrigatórios
Princípios de seleção de módulo: O módulo é obrigatório e não possui pré-requisitos. Os alunos devem ser aprovados em todos os cursos descritos no módulo.
- Avaliação de impacto ambiental PK.0223 (5 ECTS)
- PK.0407 Avaliação de impacto visual e paisagístico (2 ECTS)
- PK.1581 Teoria de planejamento (3 ECTS)
- PK.1744 Planejamento estratégico local (2 ECTS)
Disciplinas de especialização eletivas (20 ECTS) obrigatórias
Princípios de seleção de módulos: O módulo de disciplinas de especialização opcional é obrigatório para todos os alunos matriculados. Os alunos devem selecionar cursos no tamanho de 20 ECTS no total. As tarefas e os assuntos do projeto de design são selecionados pelos alunos de acordo com seus interesses profissionais pessoais.
- PK.1746 Projeto abrangente de arquitetura paisagística (14 ECTS)
- PK.1740 Treinamento prático em arquitetura paisagística II (6 ECTS)
- PK.1741 Treinamento prático em arquitetura paisagística III (20 ECTS)
Disciplinas opcionais (8 ECTS) obrigatórias
Princípios de seleção de módulos: Os alunos podem escolher disciplinas opcionais de sua própria universidade, bem como de outras instituições de ensino superior. Não há restrições ao conteúdo das disciplinas opcionais.
Dissertação de Mestrado (30 ECTS) obrigatória
- Tese de mestrado PK.1524 (30 ECTS)
Resultado do programa
O professor titular de nossos programas de estudo de arquitetura paisagística é Simon Bell. Os alunos tornam-se arquitetos paisagistas profissionais reconhecidos tanto na Estônia como internacionalmente.
O programa prepara os alunos com conhecimento e compreensão adequados nas seguintes áreas:
- os sistemas e processos físicos e naturais e a gama complexa de fatores sociais, econômicos e culturais que interagem para moldar a paisagem
- as teorias e conceitos subjacentes à prática da arquitetura paisagística
- a gama de técnicas e materiais usados na arquitetura paisagística
- o contexto profissional, legal, institucional e administrativo em que a arquitetura paisagística é praticada, incluindo, quando apropriado, o direito contratual e as especificações paisagísticas
- os valores sociais, culturais e ambientais e as questões éticas relevantes para a prática como arquiteto paisagista, com ênfase particular no papel da sustentabilidade
- a interface entre as diferentes áreas da profissão paisagista e entre a arquitectura paisagista e outras profissões
O programa também prepara os alunos com as habilidades avançadas que são essenciais para se preparar para o estudo e prática crítica e reflexiva em arquitetura paisagística. Habilidades incluem:
- para interpretar ou desenvolver um brief, por meio de pesquisa, análise e exploração
- identificar, analisar, sintetizar e aplicar dados e informações apropriados para apoiar o desenvolvimento de soluções por meio do design
- para gerar, desenvolver e avaliar soluções e propostas de design criativas, inovadoras e adequadas
- para empregar uma gama de técnicas e materiais relevantes para especificar e implementar designs criativos
- conduzir a maioria dos aspectos da prática profissional da arquitetura paisagística
Taxa de matrícula do programa
Oportunidades de Carreira
Os graduados do programa serão capazes de trabalhar na prática profissional em escritórios de design privados, no governo local ou agências governamentais em toda a Europa, e além, onde suas habilidades são necessárias. Eles também podem usar o grau de mestre como base para o ingresso em um programa de doutorado.