Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores
Porto, Portugal
DURAÇÃO
2 Years
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Período integral, Meio Período
PRAZO DE MATRÍCULA
28 Feb 2025
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Sep 2025
TAXAS DO PROGRAMA
EUR 6.000
FORMATO DE ESTUDO
No campus
Introdução
O que é a Engenharia Eletrotécnica e de Computadores?
É a área da Engenharia que desenvolve as actividades de conceção, projeto, implementação e utilização de dispositivos e sistemas que envolvem energia eléctrica no seu funcionamento e também que recorrem a computadores para servir um leque muito vasto de aplicações. Os Engenheiros Electrotécnicos e de Computadores são responsáveis pela enorme revolução tecnológica a que temos assistido nas últimas décadas em domínios tão variados como as comunicações móveis, as energias renováveis, a mobilidade eléctrica, ou a crescente automatização das nossas indústrias.
Quem deve se candidatar?
Candidatos com formação de base em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores que pretendam adquirir as competências necessárias para responder ao mercado de trabalho numa das 3 áreas de especialização oferecidas no M.EEC: Energia, Automação e Telecomunicações, Eletrónica e Computadores.
Objectivos genéricos
O Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (M.EEC) tem como objetivo proporcionar aos alunos uma formação avançada e especializada em diferentes áreas da Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.
O curso está organizado em três especializações: Energia, Automação e Telecomunicações, e Eletrónica e Computadores. Cada especialização representa um percurso formativo coerente que inclui as competências necessárias ao domínio da especialização e corresponde a perfis de empregabilidade com reconhecida aceitação no mercado de trabalho (empregabilidade de 96% para os diplomados de 2018/2019). Cada especialização possui um conjunto de unidades curriculares estruturadas comuns ao percurso formativo de todos os seus alunos, permitindo também o reforço da formação em domínios de especialização não nucleares.
Acreditação
Este programa de estudos é acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
Galeria
Admissões
Currículo
Unidades curriculares pertencentes às áreas académicas definidas na(s) estrutura(s) curricular(es) em vigor no ano letivo em curso
- Automação e Controle
- Sistemas Eletrônicos e Sistemas Digitais
- Poder
- Engenharia elétrica e informática
- Gestão Industrial
- Informática
- Outras Áreas Técnicas
- Qualquer Área Científica da U.Porto
- Telecomunicações
Resultado do programa
Proporcionar aos alunos uma formação avançada, especializada e diferenciada num dos seguintes domínios da Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (EEC): Automação, Energia e Telecomunicações, Eletrónica e Computadores (TEC). Em geral, o aluno deverá adquirir, com a necessária proficiência, conhecimentos de ciências e tecnologias de engenharia, tanto gerais como específicos da especialização, conhecimentos de gestão e competências e atitudes pessoais, profissionais e interpessoais. O aluno deverá ser capaz de utilizar estas competências na resolução, antecipação e prevenção de problemas complexos no domínio da EEC e na conceção, projeto, implementação e operação de sistemas complexos. Deve ser capaz de desempenhar funções profissionais (incluindo as reconhecidas por associações profissionais) com grande responsabilidade em contextos complexos e com foco na inovação e papéis de liderança em projetos multidisciplinares no domínio da Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.
Oportunidades de Carreira
Um Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores tem um vasto leque de opções para desenvolver a sua atividade profissional em vários domínios da EEC. As oportunidades de saídas profissionais incluem a investigação científica e tecnológica em várias instituições nacionais e estrangeiras, a conceção, projeto e desenvolvimento de sistemas nos seus vários componentes de hardware e software, bem como a exploração e gestão de redes e sistemas de comunicações e energia. . Sendo uma área da Engenharia muito dinâmica e em constante evolução, existem também inúmeras oportunidades para desenvolver ideias e produtos inovadores e criar novos negócios. Embora o M.EEC abra muitas portas para o mercado de trabalho corporativo, é também o ponto de entrada para aqueles que pretendem aprofundar uma área de especialização e prosseguir um programa de doutoramento em EEC.
Why study at Faculty of Engineering of the University of Porto
5 razões para escolher o Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na FEUP
- Elevada empregabilidade e integração no mercado de trabalho promovida pela realização dos projetos finais de dissertação em empresas industriais externas ou institutos de investigação.
- Abordagem multidisciplinar e integrada dos problemas operacionais, nos aspectos tecnológicos e de gestão.
- Possibilidade de mobilidade em universidades internacionais reconhecidas, principalmente na Europa e no Brasil.
- Aquisição de formação diversificada, permitindo fácil adaptação a novos desafios e mudanças, criando catalisadores profissionais de inovação nas empresas.
- Ter formação em escola de engenharia de elite, o que permite a aquisição de competências e atitudes muito valorizadas em contextos profissionais, potenciando carreiras profissionais ou académicas de sucesso.