![Faculty of Engineering of the University of Porto Mestrado em Engenharia Mecânica](https://keystoneacademic-res.cloudinary.com/image/upload/f_auto/q_auto/g_auto/w_724/dpr_2.0/element/24/241565_Cover-image.png)
Mestrado em Engenharia Mecânica
Porto, Portugal
DURAÇÃO
2 Years
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Período integral, Meio Período
PRAZO DE MATRÍCULA
28 Feb 2025
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Sep 2025
TAXAS DO PROGRAMA
EUR 6.000
FORMATO DE ESTUDO
No campus
Introdução
O que é Engenharia Mecânica?
Um engenheiro mecânico é um pouco de tudo, é um jogador de futebol que defende, ataca e marca golos. A engenharia mecânica abrange todas as áreas da engenharia, permitindo ao engenheiro mecânico o desempenho de funções. Esta é a chave para o sucesso de um engenheiro mecânico. Os seus pilares são a matemática e a física, permitindo conceber, projetar e fabricar automóveis, motociclos, aviões, bases, sistemas energéticos, etc. É o motor da nossa sociedade.
Um engenheiro mecânico concebe ou ajuda a conceber quase tudo, desde dispositivos médicos ou equipamento desportivo a motores de automóveis, aviões ou centrais eléctricas. A engenharia mecânica lida com tudo o que se move, a começar pelo corpo humano; utiliza conhecimentos de física, matemática, materiais e conceitos como força, energia e movimento para conceber e fabricar sistemas mecânicos que afectam praticamente todos os aspectos da nossa vida. Por conseguinte, é de grande importância para o crescimento da economia, aumentando a segurança e contribuindo para o desenvolvimento dos indivíduos e das sociedades.
As oportunidades de carreira para os engenheiros mecânicos são muito diversificadas e podem ser encontradas em muitas empresas diferentes, desde as grandes multinacionais às pequenas empresas locais, nos serviços públicos ou em regime de autoemprego/consultoria.
O âmbito da engenharia mecânica permite aos estudantes uma grande variedade de opções de carreira, em que a formação contínua deve ser assegurada. Independentemente do caminho a seguir após a licenciatura, a formação fornece as ferramentas e o pensamento criativo que permitem conceber um produto ou sistema, o que significa que as competências dos engenheiros mecânicos têm interesse mesmo em actividades não relacionadas com a engenharia, como os seguros, a banca e outras.
Quem deve se candidatar?
A todos os licenciados que pretendam aprofundar os seus conhecimentos e o domínio de métodos e técnicas em domínios da Engenharia Mecânica, tais como:
- construção e manutenção de equipamentos; produção e gestão de energia; planeamento e gestão da produção; automatização; novos materiais e novos processos tecnológicos; e desenvolvimento de novos produtos.
Durante o programa de mestrado, incentivamos:
- aquisição de experiência na utilização de recursos informáticos nas áreas da Engenharia Mecânica, bem como competências em computação científica, bases de dados e gestão, CAD/CAM/CAE, e aplicações informáticas para automação;
- Aquisição de competências para que, ao longo da vida, os alunos sejam capazes de: a) saber utilizar os conhecimentos técnico-científicos na resolução de problemas; b) reconhecer a necessidade de experimentação e ser capaz de projetar, realizar e interpretar resultados; c) comunicar e interagir com diferentes públicos e através de diferentes meios de comunicação; participar em equipas multidisciplinares, com integridade pessoal e ética profissional; d) desenvolver a sua formação.
Acreditação
O ciclo de estudos é acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
Galeria
Admissões
Currículo
Unidades curriculares pertencentes às áreas académicas definidas na(s) estrutura(s) curricular(es) em vigor no ano letivo em curso
- Automação
- Habilidades Transversais/Transferíveis
- Desenho, Design e Fabricação
- Desenho, Design e Fabricação/ Materiais
- Desenvolvimento pessoal
- Engenharia Mecânica
- Fluidos e Energia
- Gestão
- Materiais
- Mecânica Aplicada
- Métodos computacionais
- Qualquer Área Científica da UPorto
Resultado do programa
O 2.º ciclo de estudos em Engenharia Mecânica (M.EM) tem como principais objetivos:
- Rejuvenescer e modernizar a formação dos futuros Engenheiros Mecânicos, aumentando significativamente a densidade técnica e científica das suas 'especializações;
- Atender às necessidades da Indústria, quer nas áreas tecnológicas emergentes da mecânica, quer nas áreas de investigação do DEMec, na sequência da instalação de muitos centros de desenvolvimento e unidades de produção de diversas empresas nacionais e internacionais no norte de Portugal;
- Assinalando uma clara diferenciação e valorização do ciclo de estudos em relação ao Ensino Politécnico congénere, nomeadamente através da dimensão técnico-científica das especializações;
- Transferir a excelência científica do DEMec (e da FEUP) para as especializações, nomeadamente os seus recursos humanos, computacionais e experimentais.
Oportunidades de Carreira
A missão da FEUP é a “Educação e formação de profissionais de engenharia a nível internacional, sustentada numa Investigação e Desenvolvimento de excelência com enfoque regional mas com qualidade reconhecida a nível global e numa prática de extensão de reconhecida qualidade, abrangendo os aspetos científico, técnico, ético e cultural”. O Mestrado em Engenharia Mecânica (MEM) subscreve integralmente esta missão, ao proporcionar formação avançada em Engenharia Mecânica, habilitando os seus diplomados a enveredar por carreiras profissionais tanto a nível nacional como internacional. Para tal, dota os seus alunos de um vasto conjunto de competências técnicas e pessoais, de reconhecida importância no mundo empresarial.
As principais oportunidades profissionais de um Mestrado em Engenharia Mecânica incluem:
- Construção de equipamentos mecânicos e térmicos (veículos automotores e ferroviários, máquinas-ferramentas, estruturas metálicas, caldeiras, trocadores de calor
- Produção de energia (energia térmica, energia eólica, novas energias, climatização, qualidade do ar interior
- Planejamento e gestão da produção (logística, transporte, manutenção industrial, gestão de recursos humanos, gestão da qualidade
- Automação industrial (automação de linhas de produção, robótica, sistemas de controle
- Desenvolvimento e aplicação de novos materiais (cerâmicos, compósitos, poliméricos, biomateriais
- Concepção e desenvolvimento de novos produtos (design integrado, ergonomia, sustentabilidade,
- Gestão de manutenção e reparação automotiva;
- Criação de novas empresas tecnológicas;
- Gerenciamento de projetos e consultoria.
Why study at Faculty of Engineering of the University of Porto
5 razões para escolher o Mestrado em Engenharia Mecânica na FEUP
- Altas taxas de emprego e integração no mercado de trabalho promovidas pela estreita cooperação com o mundo empresarial.
- Acesso a recursos de alta qualidade: instalações, equipamentos de laboratório e software.
- Programas de mobilidade e intercâmbio em universidades internacionais reconhecidas, principalmente na Europa e no Brasil.
- Aquisição de formação diversificada, permitindo fácil adaptação a novos desafios e mudanças, criando catalisadores profissionais de inovação nas empresas.
- Formação em escola de engenharia de elite, que permite a aquisição de competências e atitudes altamente valorizadas em contextos profissionais, potenciando futuras carreiras profissionais ou académicas de sucesso.