Faculty of Engineering of the University of Porto
Mestre em Inteligência Artificial
Porto, Portugal
Mestrados
DURAÇÃO
2 anos
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Período integral, Meio Período
PRAZO DE INSCRIÇÃO
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
TAXAS DO PROGRAMA
EUR 6.000
FORMATO DE ESTUDO
No campus
Consultoria agilizada
Ao entrar em contato com a faculdade, você terá acesso à consultoria prioritária e gratuita para tirar qualquer dúvida que envolva seus estudos e a inscrição.
O que é o Mestrado em Inteligência Artificial?
A Inteligência Artificial (IA) tem demonstrado um grande potencial para a transformação social e para moldar a forma como percepcionamos o nosso mundo e interagimos entre nós e com as máquinas. Com um impacto em sectores tão diversos como os cuidados de saúde, a indústria, as finanças, a mobilidade e a comunicação, a IA tem aplicações numa vasta gama de operações comerciais, incluindo apoio à decisão, manutenção preditiva, marketing, criação de conteúdos, eficiência logística e apoio à elaboração de políticas públicas.
O nosso mestrado aborda os mais recentes desenvolvimentos no domínio da IA, oferecendo uma gama abrangente de cursos (unidades curriculares). Reconhece também as implicações éticas e sociais do progresso da IA, explorando questões como a privacidade, a transparência e a responsabilidade.
Criado para licenciados e profissionais com formação em inteligência artificial, ciência de dados, engenharia informática, ciências da computação e disciplinas afins, o Mestrado em Inteligência Artificial aprofunda os seus conhecimentos para aproveitar as oportunidades neste domínio excitante, desafiante e em rápida evolução.
Para quem é este mestrado?
Este programa de IA está orientado para recém-licenciados e profissionais da indústria, que procuram melhorar os seus conhecimentos e competências técnicas e científicas em inteligência artificial e ciência dos dados, alargar o seu leque de competências complementares e de competências transversais e genéricas, e posicionar-se para funções profissionais altamente exigentes num mundo desafiante e em constante mudança.
Em particular, o programa proposto é muito adequado para o seguinte público:
- Licenciados nas áreas gerais de engenharia informática e computação, ciências da computação e engenharia eletrotécnica e de computadores, que pretendam complementar os seus conhecimentos através da especialização em técnicas, abordagens e questões associadas à IA;
- Profissionais experientes com formação em engenharia informática e ciências da computação, que procuram alargar o âmbito das suas competências, aumentar as suas capacidades e enfrentar os desafios tecnológicos das suas profissões.
Estrutura
O M.IA tem uma componente curricular de 72 ECTS e uma componente de dissertação de 48 ECTS.
Este Mestrado conta com o contributo de 2 Faculdades da Universidade do Porto:
- FEUP – FCUP
- Sede Administrativa
Espera-se que os graduados do M.IA desenvolvam uma mistura abrangente de habilidades de IA e uma ampla gama de habilidades sociais e genéricas, permitindo-lhes, assim, se destacar em funções nas quais a IA desempenha e deve desempenhar um papel central.
O Mestrado em Inteligência Artificial tem como objetivo promover a especialização avançada em IA e atender à crescente demanda por profissionais e especialistas neste campo estratégico e em rápido crescimento.
Os futuros graduados serão atores-chave em setores tão diversos como saúde, indústria, finanças, mobilidade e comunicação. Eles serão capazes de aplicar a IA a todos os domínios de aplicação em seus processos de produção e decisão.
Um objetivo importante também é promover uma IA responsável, levando em consideração as implicações éticas e sociais do uso da IA, bem como questões relacionadas à privacidade, transparência e responsabilidade.
O MIA contribui para o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de Portugal, em particular, para ajudar a atingir os objetivos de Transformação Digital, Crescimento inteligente, sustentável e inclusivo, incluindo coesão económica, emprego, produtividade, competitividade, investigação, desenvolvimento e inovação.


