
Especialista certificado em Finanças para Adaptação ao Clima
Frankfurt, Alemanha
DURAÇÃO
6 Months
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Meio Período
PRAZO DE MATRÍCULA
30 Sep 2025
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
31 Aug 2025
TAXAS DO PROGRAMA
EUR 1.700 *
FORMATO DE ESTUDO
Ensino a Distância
* descontos estão disponíveis
Introdução
As mudanças climáticas representam um risco para a economia global e, conseqüentemente, para o setor financeiro. No entanto, também apresenta uma oportunidade de financiamento inovador para aumentar a resiliência econômica e social aos impactos climáticos.
Como facilitadores da economia, as instituições financeiras têm um papel central na transformação para um desenvolvimento de baixo carbono e resiliente ao clima. Sua responsabilidade é dupla: tornar seus portfólios mais verdes para financiamentos e investimentos compatíveis com Paris e refletir e integrar os riscos relacionados ao clima em seus processos de gestão de risco. Este processo gradual envolve a harmonização dos ciclos de negócios de curto prazo e horizontes de investimento com o pensamento sistêmico e de longo prazo de todos os atores do setor financeiro (por exemplo, bancos, gestores de ativos, seguradoras, fundos de pensão, consultores de investimento, reguladores, agências de classificação). Esse processo é apoiado por atores públicos que moderam a mudança estrutural necessária para uma transição para economias resilientes ao clima.
Este curso fornece noções básicas de finanças e investimento para avaliar a viabilidade financeira de investimentos em projetos de adaptação. Ele agrupa modelos de negócios para fornecer uma compreensão dos parâmetros de acordo com a escala do projeto e, por exemplo, modelos de receita, estrutura de propriedade e proposição de valor, e se vinculará à perspectiva de financiamento. Diferentes investidores e intermediários têm estratégias de investimento, níveis de apetite ao risco, expectativas de retorno e horizontes de investimento muito diferentes. Colocar o investidor certo para um projeto é essencial para garantir seu envolvimento de longo prazo e o aumento de escala necessário dos volumes de investimento.
O que oferecemos?
- Um curso interativo de e-learning, incluindo aulas em vídeo, scripts em PDF, exercícios práticos, testes on-line e estudos de caso.
- Um fórum de discussão sobre questões relacionadas ao curso, bem como para a troca de opiniões e experiências com seus colegas e tutores.
- Suporte personalizado da sua equipe do e-Campus.
- A possibilidade de obter um certificado da Escola de Frankfurt após passar no exame final ou uma confirmação de conclusão do curso após a conclusão do curso.
Carga de trabalho
O curso dura 6 meses, assumindo 5 a 7 horas de estudo autônomo por semana. É composto por 9 unidades, que se complementam. Você fará as unidades em sequência e precisará passar por um teste de múltipla escolha online antes de acessar a próxima unidade. A última unidade inclui um trabalho de estudo de caso que deve ser enviado em um prazo fixo. Você não tem certeza se consegue concluir o curso em 6 meses? Sem problemas! Você pode se inscrever para uma extensão do curso (mais 6 meses) contra uma taxa administrativa.
Alunos ideais
Este curso é adequado para profissionais do setor público e privado, incluindo empreendedores, desenvolvedores de projetos, investidores privados, casas de iniciadores/fundos, consultores e gerentes de finanças de desenvolvimento internacional, operadores e fabricantes de plantas, engenheiros e profissionais de consultoria (por exemplo, escritórios de advocacia, consultores empresariais e fiscais). O curso visa explicar as muitas facetas e perspectivas sobre finanças de adaptação climática. Experiência e conhecimento básico em bancos e finanças (convencionais) são, portanto, muito úteis, mas não explicitamente necessários.
Admissões
Currículo
A adaptação visa moderar os danos ou explorar oportunidades benéficas. Até o momento, a maior parte da pesquisa sobre adaptação se concentrou nos gastos públicos com a adaptação, em vez da adaptação privada, embora seja provável que a maior parte das necessidades de financiamento da adaptação apareçam com os atores privados afetados pelas mudanças climáticas. Entender isso ajudará a moderar e potencialmente acelerar a adaptação, bem como abordar o papel dos incentivos governamentais para projetos de adaptação. Este curso irá demonstrar que a adaptação pode aparecer com diferentes características econômicas e financeiras dependendo do nível que olhamos para ela e da atividade individual que é considerada. Dependendo dessas características diferentes, há papéis diferentes para os atores privados e comerciais ou instituições governamentais na facilitação da mudança estrutural em direção a uma economia de baixo carbono e resiliente ao clima.
Unidade 1: Ciência da mudança climática - O que é adaptação? Esta unidade introdutória apresentará a ciência por trás das mudanças climáticas e seu impacto físico, antes de prosseguir para discutir o impacto das mudanças climáticas na economia. Ela explorará a necessidade das economias de se adaptarem, abordando a questão "o que é adaptação climática", fornecendo a perspectiva macro da adaptação (definição de adaptação da UNFCCC) antes de passar para a perspectiva micro da adaptação (o que as economias/atores fazem para se adaptar?) | Unidade 2: Ciência do clima encontra finanças do clima A Unidade fornecerá uma visão geral do cenário de financiamento do clima para compreender a importância e relevância da adaptação e resiliência do clima em termos de escala e contribuição para o financiamento do clima. A Unidade explorará os principais alicerces das políticas internacionais relacionadas à adaptação, observando particularmente o Acordo de Paris para ancorar o papel do setor público e os instrumentos e políticas de apoio público posteriormente no curso. | Unidade 3: Lidando com danos - o papel natural dos atores do setor público e privado Esta unidade fornecerá uma visão geral introdutória dos papéis naturais dos atores, apresentando as interações entre as partes interessadas públicas e privadas, fornecendo a base para uma análise posterior do financiamento da adaptação. Os atores privados devem considerar como as decisões de negócios mudarão em um ambiente em mudança, enquanto os atores públicos devem decidir como moderar essa mudança estrutural (por exemplo, fornecer políticas, suporte, informações, etc.). A Unidade irá também apresentar os diferentes tipos de investidores e intermediários financeiros e uma compreensão dos seus critérios e processos de tomada de decisão, para responder à pergunta abrangente: Porque é que as empresas estão a investir no clima e na sustentabilidade? |
Unidade 4: Noções básicas de finanças e investimento com uma perspectiva de modelo de negócios em projetos resilientes ao clima Esta Unidade mudará o foco para o nível de investimentos climáticos. Os participantes obterão uma compreensão metodológica do financiamento no nível do projeto, incluindo como avaliar a viabilidade financeira de um investimento. Existem ferramentas cruciais necessárias para fazer isso, e esta unidade fornecerá os fundamentos de modelos de negócios, finanças e investimento, com foco em cálculos de investimento (incluindo termos-chave, KPIs típicos) e especificações chave de casos de negócios, com uma referência a adaptação ao clima. | Unidade 5: Barreiras ao financiamento da adaptação e o papel das estruturas de apoio Esta unidade explora por que os mercados sozinhos podem fundamentalmente não ser capazes de acionar o investimento em adaptação de uma forma necessária para mitigar as mudanças climáticas. Introduz imperfeições, ou barreiras, de mercado, que podem impedir sistematicamente a materialização de projetos de adaptação. Uma vez que essas barreiras tenham sido identificadas, há uma variedade de opções para enfrentá-las ou superá-las, levando a resultados de mercado eficientes. Isso o orienta sobre como as finanças ou políticas públicas podem facilitar os fluxos financeiros privados para a adaptação. | Unidade 6: Construindo um caso de negócios para adaptação Nas Unidades anteriores, exploramos o contexto mais amplo e as estruturas regulatórias em torno dos projetos de adaptação / resilientes ao clima. Esta Unidade estreitará o foco, introduzindo o processo de análise de novos modelos de negócios de adaptação, ou ajustando modelos de negócios existentes, para aumentar a resiliência climática de seu portfólio. A Parte I apresentará primeiro a justificativa para um ator privado investir, com base na Unidade 4, e, em seguida, apresentará um aprofundamento na compreensão dos modelos de negócios de adaptação e a proposição por trás deles, que tipo de modelos de negócios observamos na adaptação / resiliência climática , os investidores e o tipo de instrumentos financeiros utilizados. A Parte II fornecerá uma visão geral da ampla variedade de casos de negócios de adaptação, analisando uma seleção de estudos de caso em diferentes projetos de adaptação / resilientes ao clima para conduzir uma análise aprofundada de suas características. Dessa forma, construiremos um caso de negócios da perspectiva de um desenvolvedor de projeto. |
Unidade 7: Oportunidades de investimento na perspectiva de financiadores privados Esta unidade fornecerá uma visão geral de quais fontes de financiamento estão disponíveis para financiar modelos de negócios de adaptação, com base naqueles analisados na Unidade 6. Ela fará um link para a visão geral das estruturas de financiamento apresentadas na Unidade 4 e aumentará o conhecimento sobre as oportunidades de investimento a partir da perspectiva de financiadores privados, respondendo à pergunta: quem investe nesses modelos de negócios (de adaptação) e como? | Unidade 8: Financiamento do modelo de negócio – instrumentos financeiros Dando continuidade às fontes de financiamento, esta Unidade se concentrará nos instrumentos disponíveis para que atores privados invistam em atividades de adaptação climática, incluindo instrumentos "inovadores" e financiamento combinado. | Unidade 9: Resiliência climática e métricas e indicadores de risco Esta unidade explora riscos climáticos e métricas de resiliência, procurando como definir métricas que são mensuráveis, computáveis e comparáveis, que incluem média e variabilidade, passado recente, tendências atuais e projeção de riscos. Os possíveis indicadores para medir o potencial de financiamento do clima incluem indicadores financeiros e orientados para o impacto. Um foco muito restrito em indicadores monetários pode não criar os incentivos certos para apoiar uma combinação de projetos que contribuem para a mudança transformacional. Esta unidade também explorará a medição e divulgação do risco climático como a primeira etapa para o desenvolvimento de estratégias para lidar com o risco como parte de todas as decisões de investimento. |
*Sujeito a mudanças
Sugestões e Recomendações
Este curso foi elaborado para que você tenha flexibilidade para decidir o tempo e o ritmo de sua experiência de aprendizado. No entanto, forneceremos recomendações para você fazer o máximo possível com este curso.
Sua programação: Forneceremos a você uma programação de cursos incluindo prazos voluntários e obrigatórios. O cronograma do curso serve como uma diretriz para o seu cronograma de aprendizado pessoal e o ajudará a concluir o programa dentro do prazo determinado.
Exercícios: Embora os exercícios no script não sejam obrigatórios, recomendamos que você os use como uma oportunidade para verificar seu conhecimento e se preparar para o exame final.
Oportunidades de networking: Use o fórum para se apresentar aos seus colegas participantes e para iniciar discussões interessantes.
Abordagem de treinamento
A flexibilidade de nossos cursos oferece a oportunidade de seguir sua própria programação e combinar o trabalho diário com o desenvolvimento profissional.
A alta qualidade oferecida irá melhorar imediatamente seu desempenho no trabalho diário, bem como o desempenho de sua instituição.
Material de treinamento
Aulas em vídeo | Testes Online | Material de leitura |
| Cada unidade termina com um teste online que compreende um conjunto de 10 a 15 questões de múltipla escolha. Somente após ter completado com sucesso um teste online, você ganhará acesso à próxima unidade. | Um script em PDF é, para a maioria dos nossos cursos, o principal material de estudo. Este material de leitura fornece conceitos e princípios básicos aplicáveis ao assunto de cada unidade. |
Tarefas | Fórum de discussão | |
A chave para o aprendizado bem-sucedido é o uso imediato do conhecimento recém-adquirido e a transferência da teoria para a prática. Nossos cursos online são, portanto, complementados por tarefas obrigatórias. | Um fórum de discussão do curso permite a interação entre participantes e instrutores e facilita a troca de experiências, bem como a possibilidade de fazer perguntas ou obter esclarecimentos. |
Exame final
A aprovação em um exame final é um requisito para a obtenção de seu certificado.
- Local: O exame final é realizado online
- Duração: O exame final dura 2 horas.
- Custos: Uma taxa adicional de exame final será cobrada para a segunda e terceira tentativa de exame final
- Certificado: Seu certificado digital estará disponível após a aprovação no exame final.
Se você não quiser fazer o exame final, receberá uma confirmação de participação no curso após concluí-lo.