Keystone logo
IQS – Universitat Ramon Llull Mestrado em Química Farmacêutica
IQS – Universitat Ramon Llull

Mestrado em Química Farmacêutica

Barcelona, Espanha

3 Semesters

Inglês

Meio Período

Solicitar prazo de inscrição

Sep 2024

EUR 17.350 / per year

No campus

Introdução

Objetivos e Habilidades

O objetivo do nosso Mestrado em Química Farmacêutica é formar profissionais e pesquisadores com um perfil aplicado à pesquisa e desenvolvimento de produtos, processos e serviços em diferentes áreas industriais relacionadas à química farmacêutica.

Este mestre fornece as seguintes competências:

  • Conhecimentos avançados de diferentes disciplinas em química farmacêutica, o que permite aos alunos identificar e resolver problemas, desenvolver e implementar idéias originais e assimilar novos conhecimentos ao longo de sua carreira profissional.
  • Domínio de ferramentas químicas e de gestão para pesquisa, desenvolvimento e produção de drogas.
  • Conhecimento da indústria farmacêutica e as novas tendências no uso da química farmacêutica.
  • Competências de gestão do conhecimento e capacidade de liderar projetos no campo farmacêutico.

Os graduados em mestrado em Química Farmacêutica podem trabalhar profissionalmente em diferentes áreas da indústria e em uma variedade de funções, tais como pesquisa acadêmica ou industrial, e desenvolvimento e produção nas indústrias farmacêutica e biomédica, bem como outras áreas afins.

Mestrado em Química Farmacêutica e Gestão de Negócios Industriais:

Este programa é ministrado em inglês e é um programa único porque abrange tanto a produção quanto as áreas de pesquisa de drogas. Você fará 3 horas de trabalho de laboratório todos os dias e terá a possibilidade de realizar a Tese de Mestrado em colaboração com uma empresa.

Oportunidades de carreira

Na IQS , suas expectativas profissionais são altas, já que você está em contato com empresas de ponta desde o primeiro dia. O Mestrado em Química Farmacêutica permitirá que você:

  • Tornar-se um profissional em diversas indústrias, em papéis de pesquisa acadêmica ou industrial, desenvolvimento e produção nas áreas farmacêutica, biomédica e afins, etc.
  • Unir universidades e centros de pesquisa como profissionais de pesquisa acadêmica e industrial (translacional) e transferência de tecnologia.

IQS tem um serviço de carreiras profissionais que ajuda os alunos do Mestrado em Química Farmacêutica com sua busca de trabalho depois de terem concluído o programa de mestrado.

Processo de admissão

Perfil do candidato

O Mestrado em Química Farmacêutica é dirigido a graduados em química, farmácia, engenharia química, bioquímica, biotecnologia ou nanotecnologia que querem expandir ou focar sua carreira em direção à química farmacêutica. Os graduados serão capazes de se tornarem profissionais de alto nível em pesquisa, desenvolvimento e inovação na indústria ou para desenvolver sua carreira acadêmica através da inscrição em um Ph.D.

Admissão

Para acessar o mestrado em Química Farmacêutica, os futuros alunos devem possuir um diploma emitido por uma universidade espanhola ou por uma instituição de ensino superior do Espaço Europeu de Ensino Superior (EHEA). Os graduados de outros sistemas educacionais também podem se matricular sem credenciar oficialmente seus diplomas. No entanto, antes disso, o IQS irá verificar se os seus graus fornecem um nível de educação equivalente aos correspondentes graus universitários oficiais espanhóis. O acesso por este percurso não implica em nenhum caso a acreditação oficial do grau anterior do candidato.

Acesso - Requisitos

Dependendo do programa de graduação realizado, os requisitos de suplementos educacionais são:

Estudos

Requisitos de transferência

O Comitê Permanente do Conselho Acadêmico, que examina cada candidato e estabelece o reconhecimento de créditos, cuidará da admissão de estudantes de qualquer sistema universitário nacional ou estrangeiro, que tenham estudado no nível de graduação dentro da estrutura do EHEA.

No caso de estudantes de estados membros da UE, ou de países com os quais a Espanha tenha estabelecido acordos internacionais, os estudantes são obrigados a ter uma qualificação que lhes permita realizar estudos universitários de graduação em seu país de origem. Alunos de fora da UE, ou de países que não têm um acordo estabelecido com a Espanha, devem ter passado no exame de admissão da universidade correspondente.

Requisitos de conclusão

Os estudantes devem ter ganhado todos os créditos realizados para obter um mestrado.

Durante o ano letivo, os alunos normalmente terão duas oportunidades para passar nos exames: em fevereiro e em junho - para as matérias do primeiro semestre - e em junho e setembro - para os do segundo semestre, ou para disciplinas que duram dois semestres consecutivos. Além disso, no caso em que um aluno não ganhou um mínimo de 36 créditos ECTS no primeiro ano, ele ou ela não será capaz de apresentar a tese de mestrado.

Se um aluno não passar em um exame na segunda tentativa, duas oportunidades adicionais serão permitidas. No caso em que o aluno ainda não tenha obtido um passe no assunto, eles podem candidatar-se ao Comitê Permanente do Conselho Acadêmico para uma oportunidade final para fazer o exame, justificando a sua posição. O Comitê Permanente do Conselho Acadêmico examinará o caso do aluno e poderá complementar essa informação consultando o coordenador do mestre. Se um aluno não obtiver um passe depois de ter recebido uma oportunidade extra de fazer o exame, terá que abandonar o programa de mestrado.

Currículo

O Mestrado em Química Farmacêutica é composto por 90 créditos ECTS, estruturados em dois semestres de 30 ECTS mais o terceiro semestre de 30 ECTS para a Dissertação de Mestrado, que deverá ser apresentado em sessão pública em frente de um conselho. A Faculdade é composta por especialistas acadêmicos e profissionais em diferentes áreas da Química Farmacêutica, com o objetivo de fornecer uma visão geral, de aplicações industriais à pesquisa básica e pesquisa aplicada às diversas áreas nas quais a química farmacêutica está presente.

O mestrado consiste nos cinco módulos seguintes:

  • Módulo Transversal: fornece uma visão geral de todo o processo de DR de um medicamento e conhecimento de técnicas de gerenciamento de projetos em uma empresa.
  • Drug Research Module: desenvolve as ferramentas necessárias para a pesquisa de novas drogas em suas diferentes fases - projeto e seleção, síntese de moléculas candidatas e técnicas espectroscópicas de identificação e caracterização.
  • Módulo de Produção de Medicamentos: fornece conhecimentos específicos sobre a produção industrial de medicamentos.
  • Módulo de Eletivas: uma escolha de dois cursos eletivos que complementam as habilidades adquiridas nos módulos anteriores.
  • Módulo de Tese de Mestrado: realização e projeto de pesquisa individual dentro de um grupo de pesquisa, sob a tutela de um professor do Mestrado

As práticas laboratoriais e o trabalho experimental são responsáveis por quase 50% dos créditos de mestrado.

Módulo Transversal

  • Química Farmacêutica
  • Gerenciamento de Projetos

Módulo de pesquisa de medicamentos

  • Design Molecular
  • Síntese Orgânica Avançada
  • Identificação e Caracterização Estrutural
  • Laboratório Integrado

Módulo de Produção de Medicamentos

  • Química de Processo Dr. Xavier Berzosa
  • Análise de Medicamentos Dr. Gemma Gotor
  • Gestão de Qualidade e Assuntos Regulatórios na Indústria Farmacêutica
  • Laboratório Integrado II

Módulo de Eletivas (Escolha de 2 assuntos)

  • Fotoquímica
  • Farmacologia para Químicos
  • Design experimental
  • Entrega Avançada de Medicamentos
  • Avaliação de Compostos com Atividade Biológica

Módulo de Tese de Mestrado

  • Tese de Mestrado

Estágios

O currículo do Mestrado em Química Farmacêutica não inclui estágios obrigatórios nas empresas.

No entanto, a IQS possui um serviço especializado em facilitar a busca de estágios em empresas entre o segundo e o terceiro semestre.

Programas de intercâmbio

A duração do Mestrado em Química Farmacêutica é de um ano e meio (90 créditos ECTS); Por esse motivo, a mobilidade e a recepção dos estudantes ocorrem em dois níveis:

  • Programa de mobilidade para realização da tese de mestrado
  • Programa de mobilidade para estudar o segundo semestre correspondente às disciplinas opcionais do currículo (módulo de especialização e módulo opcional)

a) Programa de mobilidade para a realização da tese de mestrado

Dado o facto de os acordos de intercâmbio ERASMUS serem normalmente assinados em maio do ano anterior ao início do programa de mobilidade, o método preferido para estabelecer programas de intercâmbio no Mestrado em Química Farmacêutica é durante o semestre em que a tese de mestrado é realizada. Os estudantes deste programa que completaram os assuntos dos dois primeiros semestres e cumprem os requisitos necessários podem aplicar para fazer sua tese parcial ou completamente em outra Universidade, centro de pesquisa, ou uma empresa nacional ou estrangeira com a qual a IQS estabeleceu um acordo de colaboração.

Estudantes de outras universidades que também estão concluindo um mestrado semelhante ao Mestrado em Química Farmacêutica podem solicitar a redação de sua tese dentro de um dos grupos de pesquisa da IQS School of Engineering. Essa participação também depende da existência de um acordo previamente estabelecido entre o Mestrado em Química Farmacêutica da IQS School of Engineering e a outra instituição.

Em ambos os casos, o Projeto do Mestre Final precisará ser defendido na Universidade de origem do estudante, de modo que os créditos serão concedidos na Universidade onde o estudante foi registrado. O contrato de colaboração entre as duas instituições terá de especificar a duração do projeto final de mestrado, bem como o tempo previsto para a conclusão da tese para que os créditos ECTS incluídos no currículo sejam reconhecidos.

b) Programa de mobilidade para estudar o segundo semestre correspondente às disciplinas opcionais do currículo (módulo de especialização e módulo opcional)

Alunos do Mestrado em Química Farmacêutica que atendam aos requisitos necessários podem estudar o segundo semestre correspondente às disciplinas opcionais do currículo (módulo de especialização e módulo opcional) em uma universidade com a qual a IQS School of Engineering tem um acordo de troca. A seleção é limitada a programas que correspondam intimamente entre as duas universidades; especificamente, eles devem ser altamente equivalentes em relação às habilidades e conhecimentos que os alunos adquirem. Após a aprovação do mestrado, as negociações serão iniciadas com as Universidades, onde já foram estabelecidos acordos com relação aos programas de intercâmbio de estudantes em química.

Alunos de outras universidades que estão matriculados em um programa semelhante ao Mestrado em Química Farmacêutica também podem solicitar para fazer um semestre do programa de Química Farmacêutica, desde que um acordo de colaboração entre ambas as instituições tenha sido previamente estabelecido.

Com o objetivo de promover e facilitar a mobilidade e recepção de estudantes, a IQS School of Engineering possui um Serviço de Relações Internacionais.

Qualidade e Acreditações

IQS mantém um forte compromisso com a qualidade educacional e estabeleceu vários processos para assegurar melhorias constantes; A Comissão de Qualidade da Escola de Engenharia IQS é uma dessas medidas.

Em 1995, um Departamento de Gestão da Qualidade foi estabelecido na IQS School of Engineering; Inicialmente, o foco estava nos serviços técnicos. O IQS oferece indústrias, empresas e administrações. Desde o ano 2000, grande parte de suas ações tem sido voltada à implantação de um sistema de qualidade no campo do ensino.

O manual do Sistema de Controle de Qualidade Internacional (SGIC) da Escola de Engenharia IQS da Universitat Ramon Llull (URL) foi apresentado à AQU (University Quality Agency) para aprovação na reunião AUDIT 2009 e foi aceito em 22 de abril de 2010. A Qualidade A Comissão de Avaliação do AQU Catalonia realizou uma reunião em 11 de dezembro de 2012 e ratificou a extensão do projeto SGIC para considerar a afiliação da Escola de Engenharia IQS para o programa AUDIT.

Universitat Ramon Llull (URL) e seus parceiros As universidades têm uma longa tradição de estabelecer políticas, estratégias e ações que garantem a qualidade dos graus que confere, a atividade de ensino realizada dentro de suas instituições, a gestão de seus centros e a alta nível de pesquisa aplicada realizada em suas diversas áreas acadêmicas.

Destaques

  • Torne-se um profissional e pesquisador com um perfil focado em pesquisa e desenvolvimento de produtos, processos e serviços nos diferentes setores industriais relacionados à química farmacêutica.
  • Adquira as habilidades necessárias para se tornar profissional e fazer parte do processo de desenvolvimento de medicamentos.
  • Trabalhar profissionalmente em diversos setores industriais, em cargos de pesquisa acadêmica ou industrial, de desenvolvimento e produção nos setores farmacêutico, biomédico e afins.

Por que estudar um mestrado em IQS ?

  • Prestígio e reconhecimento endossado pelo desempenho profissional dos graduados do IQS .
  • Apoio estudantil e tutoria personalizada.
  • Reconhecimento pela indústria e sociedade, que acelera a empregabilidade dos graduados do IQS .
  • O Projeto do Mestrado Final.

Admissões

Currículo

Alunos ideais

Oportunidades de Carreira

Acreditações

English Language Requirements

Certifique sua proficiência em inglês com o Duolingo English Test! O DET é um teste de inglês online conveniente, rápido e acessível, aceito por mais de 4.000 universidades (como esta) em todo o mundo.

Sobre a escola

Perguntas