
Paris, França
DURAÇÃO
1 Years
LÍNGUAS
Francês
RITMO
Período integral
PRAZO DE MATRÍCULA
20 Jun 2025
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
15 Sep 2025
TAXAS DO PROGRAMA
EUR 8.900 / per year
FORMATO DE ESTUDO
No campus
Introdução
A especialidade em Geopolítica dos Mundos Agrícolas e Segurança Alimentar permite validar o título de Analista de Estratégia Internacional. Ele convida os alunos a explorar a complexidade de garantir nossa soberania alimentar e proteger produtos agrícolas não alimentares. Do campo ao prato, biocombustíveis, saúde humana, vegetal e animal, os alunos aprenderão a analisar as principais convulsões geopolíticas e seus impactos, e a questionar as consequências do aquecimento global na segurança alimentar.
Independentemente da especialidade escolhida, os objetivos do título de Analista de Estratégia Internacional são preparar os alunos para a análise de estratégia internacional. O papel do analista de estratégia internacional é entender e analisar as questões políticas, diplomáticas, econômicas, estratégicas e de segurança dos países, adotar uma dimensão antecipatória, fornecer conhecimento valioso e informar a tomada de decisões e a implementação de projetos internacionais. O analista de estratégia internacional também pode trabalhar em situações de emergência e crise.
Validação de treinamento
Ao final do treinamento, que leva ao título RNCP de Analista de Estratégia Internacional nível 7 (bac+5), todos os alunos serão capazes de:
- Bloco 1: Definir e gerenciar uma missão de análise estratégica internacional
- Bloco 2: Desenvolver e implementar sistemas de monitoramento e coleta de dados como parte de uma missão internacional de análise estratégica
- Bloco 3: Sintetizar, analisar dados e apresentar os resultados relacionados à missão de análise estratégica internacional
- Bloco 4: Colaborar e apoiar uma unidade de crise numa situação internacional
Destaques
- Qualificação de nível 7 (bac+5) reconhecida pelo Estado
- Cursos e experiência profissional
- A geopolítica como ferramenta de tomada de decisão
- Aquisição de métodos de análise estratégica e prospectiva
- RPG profissional
- Construindo uma rede profissional
objetivos
Os objetivos da especialidade Geopolítica dos Mundos Agrícolas e Segurança Alimentar são:
- Entender e analisar as relações internacionais e seu impacto no mundo agrícola e na segurança alimentar.
- Desenvolver expertise na avaliação de riscos geopolíticos aplicados ao setor agrícola.
- Explore os desafios impostos pelo aquecimento global à segurança alimentar e identifique soluções adequadas e sustentáveis.
- Analisar o papel dos atores na governança da segurança global.
Públicos-alvo
O título de Analista de Estratégia Internacional é preparado em um ano, após a validação de um diploma de nível bac+4 no IRIS Sup' ou outro estabelecimento.
As promoções são deliberadamente caracterizadas por uma ampla diversidade de perfis, de modo a promover a complementaridade das equipes e desenvolver a capacidade de trabalhar por vários meses com pessoas de todas as idades, de diferentes formações e culturas.
programa
O programa consiste em cursos que fornecem as habilidades necessárias para se tornar um analista. Este programa comum às quatro especialidades é complementado por:
- cursos aprofundados aplicados à especialidade escolhida permitindo compreender as questões relacionadas à profissão.
- cursos dedicados à especialidade Geopolítica dos mundos agrícolas e segurança alimentar, permitindo a aquisição de conhecimentos e habilidades operacionais no setor alvo.
Habilidades Empresariais
- Análise estratégica internacional
- Questões geopolíticas transversais
- Elaboração de uma missão de análise estratégica
- Dados/coleta e organização de dados
- Participação em uma unidade de crise
- Profissionalização
oportunidades
Ao final desta formação, os alunos poderão desempenhar suas missões em diversas estruturas: empresas de consultoria, organizações internacionais, ministérios, autoridades locais, ONGs, grandes grupos, etc.
Eles poderão se candidatar a cargos como consultor (agroalimentar, segurança de alimentos/rações, sustentabilidade, transição agrícola, etc.), agente de políticas de programas/gerente de projetos, gerente de negócios agroalimentares, desenvolvedor de negócios, coordenador de relações agrícolas, consultor estratégico, gerente de desenvolvimento agrícola, etc.
Como trabalhadores de campo em uma ONG ou organização internacional, analistas ou gerentes de programa em um grande grupo ou start-up, ou consultores em uma empresa ou por conta própria, os alunos contribuirão para garantir a segurança alimentar e construir um mundo mais justo.