Doutorado em Pesquisa Psicológica
Tlaquepaque, México
DURAÇÃO
6 Semesters
LÍNGUAS
Espanhol
RITMO
Período integral
PRAZO DE MATRÍCULA
Solicitar prazo de inscrição
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Solicitar a data de início mais próxima
TAXAS DO PROGRAMA
Solicitar valores
FORMATO DE ESTUDO
No campus
bolsas de estudo
Explore oportunidades de bolsas de estudos para ajudar a financiar seus estudos
Introdução
Gerar conhecimento que forneça elementos para a solução de problemas relacionados ao bem-estar subjetivo e resiliência, relacionamento interpessoal, entre outros. Desenvolver pesquisas relevantes sobre problemas psicossocioculturais que utilizem os métodos, técnicas e ferramentas de análise de dados qualitativos e quantitativos, bem como gerar conhecimentos e propostas de intervenção em populações vulneráveis.
Este programa é para você
- Profissionais com Mestrado em Psicologia ou em áreas afins, como Educação, e outras disciplinas das Ciências Sociais como Antropologia Social ou Sociologia.
- Profissionais interessados no desenvolvimento biopsicossociocultural da população e na melhoria da qualidade de vida e na promoção da saúde mental e emocional.
- Profissionais interessados em investigar grupos vulneráveis de uma perspectiva ética e comprometida.
Ao estudar na ITESO
- Programa focado em projetos de intervenção e pesquisa localizados nas comunidades e vinculados por meio de convênios com órgãos governamentais e organizações não governamentais.
- É um programa interinstitucional que é oferecido em conjunto com a Universidad Iberoamericana Ciudad de México, ambas instituições compartilham o estilo educacional jesuíta com foco na transformação social, que entende a qualidade acadêmica como a geração de conhecimento vinculado ao seu contexto.
- Voltada para a construção do conhecimento no estudo e cuidado dos problemas e necessidades psicológicas de saúde gerados por um contexto de precariedade, violência e insegurança.
- Possui uma rede de investigadores que, devido ao seu enfoque interdisciplinar com uma abordagem inter-colaborativa, facilita a investigação com outros programas do ITESO e com outras universidades do Sistema Universitário Jesuíta (SUJ)
- Possui convênios para a realização de estadias de pesquisa em outras universidades nacionais e internacionais.
Como graduado deste programa
- Identifica, com base em paradigmas qualitativos e quantitativos, as características dos desenhos de pesquisa psicossociocultural para propor estratégias e articulação metodológica de qualquer projeto.
- Desenvolver projetos de pesquisa em área de especialidade em psicologia que proporcionem novas explicações e soluções para o estudo de problemas.
- Divulga a informação científica obtida em qualquer investigação, seja em meios de comunicação escritos e presenciais a nível nacional e internacional.
- Avalia projetos de pesquisa científica na área da psicologia e com diversas áreas do conhecimento humano, para reconhecer tendências ou áreas de oportunidade de pesquisa.
Plano de estudos
Primeiro período (Semestre 1)
- Projetos de pesquisa
- Seminário Doutoral Pesquisa Qualitativa I
- Seminário de avaliação de projetos I
- Tópicos selecionados de pesquisa psicológica
Segundo período (Semestre 2)
- Seminário Doutoral de Pesquisa Qualitativa II
- Seminário de avaliação de projetos II
- 1 opcional
Terceiro período (Semestre 3)
- Seminário de Doutorado em Estatística Avançada
- Seminário de avaliação de projetos III
- Opcional 2
Quarto período (Semestre 4)
- Métodos multivariados em pesquisa psicológica
- Seminário de avaliação de projetos I
Quinto período (Semestre 5)
- Seminário de publicação e divulgação científica
Sexto período (Semestre 6)
- Seminário de tese
As principais Linhas de Geração e Aplicação do Conhecimento (LGAC) do doutorado são:
- Psicologia Social e Cultural: investiga processos psico-sócio-culturais, condições e fatores que afetam o desenvolvimento de pessoas, grupos, comunidades, instituições e sociedades.
- Psicologia clínica e da saúde: Gerar produtos de pesquisa coletiva e trocar métodos e tópicos relacionados ao campo da psicologia da saúde e da psicoterapia
- Vulnerabilidade psicossocial e qualidade de vida: analisa modelos de intervenções psicossociais e avalia sua aplicação em populações vulneráveis para melhorar sua qualidade de vida.
- Etno-psicologia, gênero e relações interpessoais: gerando modelos explicativos do comportamento humano integrando um modelo etnopsicológico.
- Linha de pesquisa: Neurofisiologia e comportamento: estudo da interação entre os fatores biológicos e sociais que estão na base do comportamento, das emoções e da saúde humana.
As disciplinas do currículo estão em constante atualização, podendo haver alterações quanto à sua ordem ou conteúdo.