Keystone logo
Linköping University Mestrado em Estudos Étnicos e Migração
Linköping University

Mestrado em Estudos Étnicos e Migração

Norrköping, Suécia

4 Semesters

Inglês

Período integral

15 Jan 2025

Aug 2025

SEK 177.600 *

No campus

* apenas para estudantes de fora da UE, EEE e Suíça

Introdução

Faça com que seu compromisso seja importante! Você se dedica a ajudar a resolver algumas das questões mais desafiadoras do mundo de hoje. Este programa de mestrado único relaciona etnicidade e migração às mudanças económicas e culturais globais e aos sistemas de dominação e movimentos de resistência.

Você aprimorará suas habilidades na análise das causas da migração, bem como suas consequências para as formações emergentes de raça, gênero, trabalho, cidadania, saúde, bem-estar e cultura.

O programa é interdisciplinar, integrando humanidades e ciências sociais. No verdadeiro espírito da LiU, há um forte compromisso com a solução de problemas, abordagens críticas e inovadoras.

Você aprenderá como a migração molda a sociedade, de um ponto de vista histórico e sociológico. Nossos alunos dedicados alcançam conhecimento aprofundado no campo dos estudos de migração interseccional.

Você pode adaptar sua educação a um interesse, profissão ou área de especialização especial, escolhendo cursos eletivos, estudos no exterior e estágios.

Uma das principais instituições de pesquisa da Europa

Os estudos acontecem em nosso lindo Campus Norrköping. Os estudos étnicos e de migração são um forte campo de pesquisa interdisciplinar na LiU. É realizado em diferentes institutos, departamentos e unidades, nomeadamente REMESO – o Instituto de Investigação sobre Migração, Etnia e Sociedade: uma das principais instituições da Europa em investigação étnica e migratória.

Nos seus cursos, você encontrará professores que pesquisam nas áreas em que ensinam. Isso significa que os cursos fornecem uma orientação aprofundada do conhecimento e análise de cada campo e insights sobre a produção de novos conhecimentos. O programa oferece contato direto com pesquisas em andamento.

Currículo e detalhes do curso

Nos dois primeiros semestres, os alunos seguem oito disciplinas obrigatórias de perfis teóricos, temáticos e metodológicos. No terceiro semestre, o programa permite aos alunos uma especialização individual por meio de estudos no exterior, estágios ou prática docente e disciplinas optativas. As opções de estudo no exterior incluem programas de parceria em Estudos Étnicos e Migratórios na Europa e na África, bem como muitos locais de intercâmbio da Linköping University em todo o mundo. Os alunos também podem se inscrever no EuMIGS Double Degree, um Mestrado Europeu em Estudos Migratórios, com o segundo ano de estudos na Universidade de Osnabrück (Alemanha), Universidade de Neuchâtel (Suíça) ou Universidade da Corunha (Espanha). O quarto semestre é dedicado principalmente à redação da dissertação de mestrado. Além dos trabalhos do curso, os alunos seguem uma programação de seminários temáticos e reuniões tutoriais com o corpo docente. Durante o segundo ano, os alunos participam de seminários que abordam questões de método e seleção de temas em preparação para a dissertação de mestrado.

Este programa de mestrado em Estudos Étnicos e Migratórios é um programa de dois anos em tempo integral. O programa educa os alunos em teorias e metodologias em Estudos Étnicos e Migratórios, com especial referência à globalização, processos de formação de identidade relacionados com classe, género, cidadania, mudança social e cultural e relações de poder e resistência. O programa está inserido num ambiente educacional trans e multidisciplinar, caracterizado por uma integração das ciências humanas e sociais, com perspectivas históricas e sociológicas, económicas e culturais sobre etnicidade e migração. Mais especificamente, o programa oferece:

  • Uma abordagem crítica para questões de etnia, raça, diferenças sociais, migração, cidadania e fronteiras.
  • Habilidades práticas e conhecimentos em análise social e cultural e desenvolvimento de políticas, preparando-se para uma variedade de profissões na vida profissional.
  • Uma abordagem científica crítica em que a política, a economia e o trabalho estão em primeiro plano no estudo da etnia e da migração.
  • Uma compreensão da situação de etnia e migração em seu contexto global.
  • Uma compreensão trans e multidisciplinar da ciência e da bolsa de estudos, integrando totalmente as ciências sociais e humanas, tanto as perspectivas históricas quanto as sociológicas, econômicas e culturais sobre etnia e migração.

O programa qualifica os alunos para integrar perspectivas relativas à migração e etnicidade na análise e intervenção inovadora tanto na produção de conhecimento académico como em organizações governamentais ou não governamentais a nível nacional e internacional. O programa, portanto, prepara os alunos para estudos de pós-graduação, ensino e pesquisa no campo interdisciplinar de Estudos Étnicos e Migratórios, bem como para cargos em administração, comunicação, negócios, governo, vida pública, mídia e setor cultural que exigem experiência. em etnia e migração. O programa também permite que os alunos contribuam ativamente com os conhecimentos e competências adquiridos para a análise e debate sobre etnia e migração numa vasta gama de áreas, como a cultura, os meios de comunicação e as artes, a política, os negócios e a administração.

Alvo

Qualificações nacionais de acordo com a Lei Sueca de Educação Superior

Conhecimento e compreensão

Para um Master of Arts (120 créditos) o aluno deverá

  • demonstrar conhecimento e compreensão em Estudos Étnicos e Migratórios, incluindo amplo conhecimento da área e um grau considerável de conhecimento especializado em certas áreas da área, bem como visão sobre o trabalho atual de pesquisa e desenvolvimento, e
  • demonstrar conhecimentos metodológicos especializados em Estudos Étnicos e Migratórios.

Competência e habilidades

Para um Master of Arts (120 créditos) o aluno deverá

  • demonstrar a capacidade de integrar de forma crítica e sistemática o conhecimento e analisar, avaliar e lidar com fenômenos, questões e situações complexas, mesmo com informações limitadas
  • demonstrar a capacidade de identificar e formular questões de forma crítica, autónoma e criativa, bem como de planear e, utilizando métodos apropriados, realizar tarefas avançadas dentro de prazos pré-determinados e assim contribuir para a formação de conhecimento, bem como a capacidade de avaliar este trabalho
  • demonstrar a capacidade de falar e escrever, tanto nacional quanto internacionalmente, para relatar com clareza e discutir suas conclusões e o conhecimento e os argumentos em que se baseiam no diálogo com diferentes públicos, e
  • demonstrar as habilidades exigidas para a participação em pesquisa e desenvolvimento de trabalho ou emprego autônomo em alguma outra capacidade qualificada.

Julgamento e abordagem

Para um Master of Arts (120 créditos) o aluno deverá

  • demonstrar a capacidade de fazer avaliações em Estudos Étnicos e Migratórios com base em questões disciplinares, sociais e éticas relevantes e também demonstrar consciência dos aspectos éticos do trabalho de pesquisa e desenvolvimento
  • demonstrar insights sobre as possibilidades e limitações da pesquisa, seu papel na sociedade e a responsabilidade do indivíduo pela forma como ela é usada, e
  • demonstrar a capacidade de identificar a necessidade pessoal de mais conhecimento e assumir a responsabilidade por seu aprendizado contínuo.

Métodos de ensino e trabalho

O ensino no programa geralmente envolve formatos com alto nível de participação dos alunos. Isto implica que alunos e professores têm uma responsabilidade partilhada pelos cursos e pelo programa. No âmbito dos cursos, os alunos têm a oportunidade de se especializar e concentrar na linha de estudos escolhida. O desenvolvimento dos conhecimentos e competências do aluno é organizado no diálogo entre os alunos e também entre alunos e professores. As formas de ensino incluem palestras, workshops, seminários e tutoriais individuais/em grupo.

Cada curso é examinado individualmente ou em grupo. As formas de exame incluem ensaios obrigatórios, exames escritos, participação ativa em seminários obrigatórios, bem como trabalhos obrigatórios de cursos. As formas de exame para cada curso estão especificadas na descrição do curso. A dissertação de mestrado é apresentada e defendida em seminário público com um oponente/debatedor, após o qual é avaliada e classificada por uma comissão examinadora.

Ambiente de aprendizagem

Os professores do programa estão todos pesquisando nas áreas que ensinam em seus respectivos cursos. Isso significa que os cursos fornecem não apenas uma orientação aprofundada do conhecimento e análise de cada campo, mas também insights sobre a produção de novos conhecimentos e perspectivas na pesquisa em andamento. Os professores que você encontrará no programa representam diferentes abordagens e perspectivas. Além disso, os alunos também conhecerão vários professores e pesquisadores visitantes.

Admissões

Currículo

Bolsas de estudo e financiamento

Oportunidades de Carreira

Testemunhos de Alunos

Taxa de matrícula do programa

Sobre a escola

Perguntas