Mestre em Ciências Sociais Computacionais
Norrköping, Suécia
DURAÇÃO
4 Semesters
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Período integral
PRAZO DE MATRÍCULA
15 Jan 2025
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Aug 2025
TAXAS DO PROGRAMA
SEK 229.000 *
FORMATO DE ESTUDO
No campus
* apenas para alunos de fora da UE, EEE e Suíça
Introdução
Use métodos estatísticos e computacionais para entender a sociedade e o comportamento humano. O programa prepara você para aproveitar dados complexos e ferramentas computacionais avançadas para lidar com essas e outras questões sociais importantes.
A crescente integração da tecnologia em nossas vidas criou volumes sem precedentes de dados sobre o comportamento humano diário. Muitos dados sociais detalhados relacionados a escolhas, afiliações, preferências e interesses agora são arquivados digitalmente por provedores de serviços de Internet, empresas de mídia, outras empresas do setor privado e governos. Novas abordagens computacionais baseadas em modelagem preditiva, simulações baseadas em agentes, análise de texto e ciência de rede tornam possível analisar esses dados de maneiras novas e perspicazes.
Esta é uma oportunidade de desenvolver habilidades em técnicas computacionais de ponta, juntamente com uma sólida base nos princípios e práticas da pesquisa social contemporânea. O treinamento em métodos quantitativos do programa o ajudará a aproveitar dados complexos e a usá-los para explorar teorias sociais e questões fundamentais sobre as sociedades humanas. O treinamento teórico e substantivo do programa irá apresentá-lo aos princípios da investigação social e às teorias do comportamento humano e ajudá-lo a aplicar suas habilidades técnicas a questões sociais urgentes, como segregação étnica nas escolas, desigualdade de renda, empreendedorismo, mudança política e difusão cultural.
Oportunidades futuras
As habilidades que você desenvolve em teoria social e análise de dados durante o programa estão em alta demanda no setor privado e no governo. Os graduados serão qualificados para realizar pesquisas em ciências sociais em várias funções: analista de dados, analista de marketing, pesquisador de vendas, pesquisador de experiência do usuário, analista de políticas, etc. Após a graduação, você também se qualificará para muitos Ph.D. programas.
Currículo e detalhes do curso
Detalhes do curso
O programa dura mais de dois anos e abrange 120 créditos, incluindo uma tese.
Durante seu primeiro ano, você ganha perspectivas sobre a filosofia das ciências sociais, cartilhas na ciência da tomada de decisão humana e estruturas para conectar comportamentos individuais a resultados em sistemas sociais. Você também aprenderá a aplicar métodos computacionais avançados - incluindo modelagem de escolha discreta, análise de rede social, simulação baseada em agente e aprendizado de máquina - para fazer inferências sobre comportamentos de nível micro e resultados de nível macro.
Com esses blocos de construção em mãos, você passa o terceiro semestre reunindo conhecimento crítico das principais teorias e pesquisas contemporâneas em áreas relevantes para as ciências sociais acadêmicas, o governo e a indústria. Durante o terceiro semestre, você também tem a opção de estudar no exterior em uma instituição parceira.
No último semestre, você integra o conhecimento, as habilidades e as abordagens teóricas acumuladas nos primeiros três semestres ao escrever uma tese de mestrado. Como parte de sua tese, você conduz sua própria pesquisa computacional original abordando um tópico científico social de sua escolha.
Programa de Estudos
Introdução
O Programa de Mestrado em Ciências Sociais Computacionais (CSS) é um programa de segundo ciclo que leva ao grau de Mestre em Ciências Sociais Computacionais. Durante o programa, os alunos treinam para aplicar métodos computacionais para analisar grandes e complexos conjuntos de dados relacionados ao comportamento social humano e para chegar a explicações teóricas e empiricamente fundamentadas de resultados sociais, como segregação étnica nas escolas, desigualdade de renda, crescimento e sobrevivência da empresa, política mudança e difusão cultural. No processo, os alunos são introduzidos em domínios multidisciplinares de pesquisa nas ciências sociais que conectam sociologia, ciência política, economia, ciências da gestão e disciplinas relacionadas com inovações técnicas em matemática, estatística e ciência da computação. O programa oferece:
- fundamentando-se na filosofia da pesquisa em ciências sociais, com atenção especial ao potencial científico, limites práticos e riscos éticos de acumulação de dados digitais que descrevem o comportamento humano;
- compreensões orientadas teórica e empiricamente da tomada de decisão humana e dos processos cognitivos, incluindo vieses cognitivos, que orientam as escolhas e as interações sociais;
- uma estrutura para conectar ações sociais de nível micro de indivíduos, famílias, empresas e outros atores sociais e resultados sociais de nível macro, como segregação, desigualdade, evolução cultural e mudança industrial;
- treinamento formal nos principais componentes metodológicos da ciência social computacional, incluindo métodos estatísticos tradicionais, análise de rede, simulação de computador, modelagem baseada em agente, web scraping e aprendizado de máquina;
- habilidades práticas para implementar projetos de pesquisa em ciências sociais intensivos em computação usando métodos apropriados;
- um amplo histórico em teorias e descobertas empíricas nas principais áreas substantivas da pesquisa acadêmica nas ciências sociais, com conexões para aplicações não acadêmicas.
O programa qualifica alunos para a pesquisa e produção de conhecimento nas ciências sociais acadêmicas, no setor privado e no setor público.
Alvo
Qualificações nacionais de acordo com a Lei Sueca de Educação Superior
Conhecimento e compreensão
Para um Master of Science (120 créditos), o aluno deve
- demonstrar conhecimento e compreensão em Ciências Sociais Computacionais, incluindo amplo conhecimento do campo e um grau considerável de conhecimento especializado em certas áreas do campo, bem como uma visão sobre pesquisa atual e trabalho de desenvolvimento, e
- demonstrar conhecimento metodológico especializado em Ciências Sociais Computacionais, com especial referência às tradições críticas das ciências sociais e humanas.
Competência e habilidades
Para um Master of Science (120 créditos), o aluno deve
- demonstrar a capacidade de integrar de forma crítica e sistemática o conhecimento e analisar, avaliar e lidar com fenômenos, questões e situações complexas, mesmo com informações limitadas
- demonstrar a capacidade de identificar e formular questões de forma crítica, autónoma e criativa, bem como de planear e, utilizando métodos apropriados, realizar tarefas avançadas dentro de prazos pré-determinados e assim contribuir para a formação de conhecimento, bem como a capacidade de avaliar este trabalho
- demonstrar a capacidade de falar e escrever, tanto nacional quanto internacionalmente, para relatar com clareza e discutir suas conclusões e o conhecimento e os argumentos em que se baseiam no diálogo com diferentes públicos, e
- demonstrar as habilidades exigidas para a participação em pesquisa e desenvolvimento de trabalho ou emprego autônomo em alguma outra capacidade qualificada.
Julgamento e abordagem
Para um Master of Science (120 créditos), o aluno deve
- demonstrar a capacidade de fazer avaliações em Ciências Sociais Computacionais informadas por questões disciplinares, sociais e éticas relevantes e também demonstrar consciência dos aspectos éticos do trabalho de pesquisa e desenvolvimento
- demonstrar insights sobre as possibilidades e limitações da pesquisa, seu papel na sociedade e a responsabilidade do indivíduo pela forma como ela é usada, e
- demonstrar a capacidade de identificar a necessidade pessoal de mais conhecimento e assumir a responsabilidade por seu aprendizado contínuo.
Métodos de ensino e trabalho
Os métodos de ensino do programa se alinham com três amplos conjuntos de habilidades nos quais oferece treinamento: compreensão teórica, habilidades práticas de análise de dados e avaliação crítica. Os fundamentos teóricos são fornecidos em aulas teóricas, onde os alunos se familiarizam com importantes teorias sociais, debates contemporâneos das ciências sociais e as premissas teóricas das técnicas computacionais e estatísticas.
A experiência prática em análise de dados é fornecida em laboratórios de informática. Durante os laboratórios, a aplicação de técnicas a dados reais é demonstrada pelos instrutores, e os alunos praticam a aplicação e extensão dessas técnicas. É durante os laboratórios que os alunos aprendem a dominar as ferramentas de software comumente usadas por cientistas sociais computacionais.
Habilidades de avaliação crítica são desenvolvidas em ambientes de seminário. Durante os seminários, os alunos aprendem como compreender a pesquisa social contemporânea, sintetizar os insights desta pesquisa e avaliar os pontos fortes e fracos de estudos específicos ou vertentes da pesquisa social. Os alunos fazem isso principalmente lendo artigos de pesquisa e debatendo ativamente os méritos dessa pesquisa com outros estudantes. Especial atenção é dada a artigos e textos que utilizam abordagens computacionais.
Além de palestras, laboratórios e seminários, espera-se que os alunos se envolvam em auto-estudo. Isso inclui a leitura de artigos de pesquisa em ciências sociais e textos metodológicos existentes e a conclusão de tarefas para levar para casa destinadas a dar aos alunos mais prática na aplicação de técnicas computacionais.
Pesquisa
O Instituto de Sociologia Analítica
O IAS conduz pesquisas de ponta sobre importantes questões sociais, políticas e culturais. A pesquisa é sociológica – em seu sentido original e amplamente concebido.
Dinâmica Cultural
Formular e testar teorias de influência dos pares entre consumidores interconectados de cultura, ou seja, músicas, livros, filmes, etc., para compreender o surgimento de sucessos, o estabelecimento de novos artistas e gêneros e a mudança cultural em geral.
Dinâmica Organizacional
Investigar como novas organizações e indústrias são criadas e evoluem, como a dinâmica do mercado de trabalho afeta a segregação da força de trabalho entre as organizações e abordagens computacionais para a tomada de decisões de grupo e organizacionais.
Análise de Texto Computacional
A análise computacional oferece novas maneiras de derivar significado do texto. Utilizamos grandes corpora de texto como sensores sociais para medir o que as pessoas sentem, pensam e falam, o que nos permite acompanhar o surgimento de entendimentos sociais partilhados.
Dinâmica de Segregação
Examinar como diferentes grupos étnicos, económicos e de género são segregados em espaços urbanos, escolas e empresas, e as consequências desta segregação para as pessoas afectadas.
Análise de Redes Sociais
Desenvolver e aplicar novos métodos para examinar a formação de laços sociais e as consequências desses laços para padrões de segregação, desigualdade, polarização e mudança social.
Admissões
Galeria
Currículo
Semestre 1 (outono de 2024)
- 771A11 --- Lógica de Investigação Social --- 7,5
- 771A15 --- Estatística e Ciência de Dados I --- 7,5
- 771A13 --- Mecanismos Comportamentais nas Ciências Sociais --- 7,5
- 771A17 --- Estatística e Ciência de Dados II --- 7,5
Semestre 2 (primavera de 2025)
Cursos preliminares
- 771A19 --- Modelagem de Escolha Discreta --- 7,5
- 771A21 --- Modelagem Baseada em Agente --- 7.5
- 771A23 --- Análise de Redes Sociais --- 7,5
- 771A25 --- Estratégias Digitais para Pesquisa em Ciências Sociais --- 7,5
Semestre 3 (outono de 2025)
Cursos preliminares
- 771A27 --- Desigualdade e Segregação: Teoria e Medição --- 7,5
- 771A33 --- Big Data: Processos Sociais e Questões Éticas --- 7,5
- 771A37 --- Abordagens Computacionais para o Estudo de Mercados Culturais e Dinâmicas Sociais --- 7.5
- 771A39 --- Abordagens Computacionais para o Estudo de Organizações --- 7.5
Semestre 4 (primavera de 2026)
Cursos preliminares
- 771A35 --- Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais Computacionais --- 30
Bolsas de estudo e financiamento
Bolsas de estudo
A Linköping University (LiU) oferece um número limitado de bolsas de estudo para estudantes internacionais de destaque. Para alguns programas e nacionalidades, também é possível solicitar uma bolsa de estudos através do Instituto Sueco. Existem também outras oportunidades de financiamento para estudos na Suécia.
Bolsa Internacional LiU
A LiU International Scholarship visa apoiar estudantes internacionais de mestrado com potencial acadêmico significativo que são obrigados a pagar propinas. As taxas de matrícula para um aluno premiado com uma bolsa internacional LiU são reduzidas em 25, 50 ou 75%. Oferecemos um número limitado dessas bolsas para novos alunos.
Sou elegível para me candidatar?
Os estudantes que se inscreveram para um programa de mestrado na Universidade de Linköping e que atendam a todas as seguintes condições são elegíveis para solicitar uma bolsa de estudos:
- você se inscreveu dentro do prazo para a primeira rodada de admissão
- você enviou todos os documentos necessários dentro do prazo
- você escolheu um programa de mestrado na Universidade de Linköping como sua primeira prioridade (classificado como número 1 de 4)
- você foi admitido em sua primeira escolha na Primeira Notificação de Resultados da Seleção (geralmente no início de abril)
- você é obrigado a pagar propinas.
Bolsas para estudos na Suécia
Bolsas do Instituto Sueco
A agência governamental do Instituto Sueco (SI) oferece uma variedade de bolsas de estudo, dependendo do nível de estudo, do país de origem e do objetivo de seus estudos. O período de inscrição para as bolsas SI varia. Leia mais sobre as bolsas do SI e como se inscrever em sua página da web.
Outras bolsas
Muitas associações, fundações e outras organizações oferecem bolsas de estudo ou bolsas de viagem para estudos na Suécia. O site oficial StudyinSweden.se reuniu uma lista de recursos, onde você pode procurar bolsas de estudo abertas a estudantes de vários países ou especificamente do seu país.
Taxa de matrícula do programa
Oportunidades de Carreira
As habilidades que você desenvolve em teoria social e análise de dados durante o programa são de alta demanda no setor privado e no governo. Os graduados serão qualificados para prosseguir investigação em ciências sociais numa série de funções: analista de dados, analista de marketing, pesquisador de vendas, user experience researcher, analista de política, etc. Após a graduação, você também se qualificará para muitos programas de Doutoramento.