A Polónia oferece bolsas de estudo a estudantes através do governo, de várias fundações e das próprias universidades. Estão disponíveis para estudantes de origem polaca, incluindo candidatos com deficiência, bem como para estudantes internacionais, tanto da própria UE como de países fora da UE. O elevado número de instituições que oferecem bolsas de estudo e a sua disponibilidade fluida tornam a situação do país única.
Bolsas no âmbito de acordos bilaterais
Financiado pelo governo polaco ou pelo seu parceiro estrangeiro. O valor da bolsa depende do tipo de estudo. Também é aconselhável verificar junto às autoridades locais se elas possuem um programa de bolsas que inclua estudos na Polônia. Vale a pena verificar com as autoridades locais se elas possuem bolsa de estudos.
Programa de intercâmbio CEEPUS – O programa envolve 16 países da Europa Central e Oriental cujos estudantes de intercâmbio estão isentos do pagamento de propinas mais bolsas financiadas pelo país anfitrião.
Bolsas de estudo da Parceria Oriental e de países pós-soviéticos - essas bolsas são oferecidas especialmente a estudantes bielorrussos para estudos de bacharelado, mestrado e doutorado e são financiadas pela Fundação Konstanty Kalinowski.
Bolsas para cidadãos de países em desenvolvimento - Essas bolsas auxiliam alunos de doutorado. nível de estudos em áreas técnicas na Polónia. Eles são financiados pelo governo polaco.
Programa Fulbright – Trata-se essencialmente de bolsas para financiar um programa de intercâmbio entre os Estados Unidos e a Polónia para permitir que estudantes, estagiários, académicos, professores, instrutores e professores treinem em ambos os países. O financiamento é administrado pela Comissão Fulbright Polaco-EUA
Programa de Bolsas Visegrad - São bolsas de estudo de 1 a 4 semestres para mestrado e pós-mestrado. O programa é administrado pelos chefes do Fundo Internacional de Visegrad.
Como conseguir uma bolsa de estudos
Estudantes estrangeiros portadores de Carteira de Pólo terão direito a algumas bolsas. Outros estudantes estrangeiros que vivam na Polónia com uma autorização de residência temporária ou um visto não são elegíveis, a menos que eles ou os seus familiares cumpram as disposições exigidas pela lei polaca. Os estudantes têm de prosseguir estudos a nível académico na Polónia. Mas antes de mais nada, os alunos devem concluir o ensino de segundo nível e possuir um certificado de conclusão para ingresso em uma instituição universitária. Um certificado ou diploma equivalente não qualifica automaticamente os alunos para se candidatarem a uma bolsa de estudos. A nostrificação deve ser seguida para estabelecer a autenticidade dos certificados ou diplomas dos países emissores e a conformidade com a lei polaca. Os estudantes devem ter um visto válido e um check-up médico antes de entrar na Polónia.