
Mediterranea University of Reggio Calabria
Mestrado em EconomiaReggio Calabria, Itália
TIPO DE CURSO
Mestrados
DURAÇÃO
2 anos
LÍNGUAS
Italiano
RITMO
Período integral
PRAZO DE INSCRIÇÃO
Solicitar prazo de inscrição
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Oct 2025
FORMATO DE ESTUDO
No campus
Bolsas de estudo
Explore oportunidades de bolsas de estudos para ajudar a financiar seus estudos
Introdução
O Curso de Mestrado em Economia proporcionará aos graduados um conhecimento aprofundado das questões económicas, um bom domínio das ferramentas de análise e dos princípios e instituições do sistema jurídico, de forma a capacitá-los para usar a lógica económica para resolver os problemas dos sistemas económicos, empresas e instituições nacionais e internacionais.
Em paralelo com a atividade de formação presencial, com base no que foi analiticamente identificado no ponto três deste documento, o objetivo específico da formação a atingir está fortemente orientado para a aquisição de competências altamente profissionalizantes a concretizar através de atividades didáctico-laboratoriais específicas organizada nos três laboratórios já existentes no DiGiEc e inserida na formação do curso de mestrado LM-56. Com efeito, a atividade educativa global prevista para o ciclo de estudos a instituir visa especificamente dotar o aluno de uma especialização a enquadrar numa das três áreas seguintes: (auto)-empreendedorismo e start-ups; economia e gestão dos bens arqueológicos, culturais, turísticos e ambientais; análise e estudo da fenomenologia criminal, das suas implicações económicas e da gestão e reutilização de bens apreendidos ao crime organizado. Para mais detalhes sobre as atividades gerais oferecidas pelos três laboratórios, consulte a descrição oferecida na página dezoito deste documento. Por este motivo e dada a particular atenção dada a esta específica ação formativa, pretendeu-se atribuir-lhe, no âmbito da oferta didática do curso, o peso de 10 créditos com o objetivo de dar uma forte conotação à formação de o potencial aluno com base nas peculiaridades específicas do território.
O ciclo de estudos prevê a obtenção de 120 créditos em 2 anos lectivos, dos quais 98 créditos a obter com aprovação em 10 exames; 10 créditos a serem adquiridos por meio de atividades laboratoriais; 2 créditos a obter pela participação no estágio de formação; e, finalmente, 16 créditos a serem alcançados através da preparação da tese.
O modelo didático adotado garante ao aluno uma aprendizagem assistida ao longo do percurso educativo com acesso a suportes didáticos especificamente desenvolvidos e a um repertório de atividades didáticas individuais e/ou de grupo orientadas por professores e tutores. Todos os testes finais (exames) são realizados de forma presencial, de acordo com os procedimentos previstos no regulamento de ensino.
ano I
- Economia Empresarial - Princípios Contábeis Internacionais e Avaliação de Empresas
- Economia Monetária e Financeira
- Matemática para Ciências Econômicas
- Economia e Gestão de Empresas Agroalimentares
- Economia Política
- Data Mining e Sistemas de Processamento de Informação
Ano II
- Economia Pública
- Direito Administrativo - Contratos Públicos
- Grupo de escolha do aluno:
- Lei de Falências
- Lei trabalhista
- Economia das Administrações Públicas
- Lei internacional
- Lei de imposto
- Lei de Falências
- Lei trabalhista
- Economia das Administrações Públicas
- Lei internacional
- Lei de imposto
- Laboratórios (Laboratório interdisciplinar de medidas de prevenção do crime e economia - IUS/17, IUS/01; Laboratório ReTMES - SECS-P/07, SECS-P/08, SECS-P/11; Laboratório CAT LAB, SECS-P/02, SECS-P/03)
- Estágio
- Exame final (Tese)