

Mines ParisTech
230 anos de história para a Escola de Pós-Graduação.
1281 alunos, 18 centros de pesquisa, 286 professores de pesquisa talentosos, 1ª escola de pesquisa em parceria, um vínculo único com as empresas.
Valores construídos ao longo dos anos, que temos orgulho em exibir, manter e partilhar.
Bem-vindo ao MINES ParisTech!
A MINES ParisTech foi criada em 1783, quando a exploração das minas era uma indústria de alta tecnologia. Naturalmente, a Escola acompanhou a evolução da indústria e da MINES ParisTech e, hoje em dia, os estudos desenvolvem e ensinam todas as técnicas úteis aos engenheiros, incluindo as ciências económicas e sociais.
Graças ao seu ensino multidisciplinar, a Escola treina engenheiros não especializados, capazes de resolver um problema complexo real, realizar um projeto industrial e tratar todos os aspectos tão técnicos quanto científicos, sociológicos, econômicos ou éticos.
A origem da Escola, ligada à indústria das minas, concentra todos os conhecimentos científicos, abrindo todos os domínios de investigação actuais: transportes, energia, mecânica, etc.
Desde 1783, a Escola sempre foi capaz de se manter à frente de um mundo em mudança, participando de projetos e lançando-os com potencial futuro.
225 anos de história, tradição e património são parte integrante da identidade e durabilidade da MINES ParisTech. Oferece programas de educação graduada e pós-graduada a 1500 estudantes. A Instituição possui 15 centros de investigação, 250 professores-investigadores talentosos e está classificada como o instituto nº 1 de investigação em parceria, uma ligação única com as empresas. Temos orgulho em mostrar, manter e partilhar os nossos valores construídos ao longo dos anos.
Um grande Ecole francês
A MINES ParisTech, tal como outras Grandes Escolas francesas, dedica-se à formação de engenheiros de topo para a indústria, os serviços e a investigação. Estas escolas são estruturas relativamente pequenas (cerca de 150 licenciados de mestrado por ano, 100 licenciados de doutoramento, 200 professores-investigadores) centradas em tópicos de engenharia de topo. O ensino, a investigação e as empresas estão fortemente ligados em programas académicos e actividades de investigação.
A maioria dos programas destina-se a estudantes licenciados com, pelo menos, um diploma de licenciatura. As "Grandes Ecoles" francesas podem ser vistas como um instituto de excelência para o ensino pós-graduado e a investigação, entre as quais a MINES ParisTech é uma das mais importantes.
Oportunidades Internacionais
A MINES ParisTech assinou mais de uma centena de acordos em todos os continentes para cooperar no âmbito do programa de Mestrado em Ciências & Engenharia Executiva; estes acordos são assinados em nome próprio ou através dos consórcios ParisTech ou Institut MINES-TELECOM. A MINES ParisTech é membro do Programa ATHENS e das redes internacionais da Liga IDEA.
Carreiras
Tem escolhas a fazer, pois são muitas as oportunidades de carreira que se lhe abrem depois de terminar o curso no Instituto. Uma grande variedade de profissões estará acessível. Durante os seus estudos, terá a oportunidade de definir o seu plano de carreira em estreita harmonia com as suas ambições. Quer se trate da indústria, dos serviços ou da investigação, terá acesso a todo o mundo.
- Empregabilidade.
- A cada aluno é oferecido um emprego antes do final do treinamento.
- Vários dos CEOs das 40 principais empresas francesas (CAC 40) são ex-graduados do Instituto.
- Dois ganhadores do Nobel foram treinados no Instituto: Georges Charpak (Physics, 1992) e Maurice Allais (Economics, 1988).
Realizamos uma pesquisa anual para saber o que nossos recém-formados estão fazendo. A taxa de resposta para esta pesquisa é de 100%.
Nossos números mais recentes mostram que:
- 75% estão em atividade profissional.
- 5% estão a preparar a sua atividade profissional através de programas específicos (semelhantes aos "fast-tracks" para licenciados).
- 18% estão a prosseguir estudos, seja para um diploma duplo, um mestrado complementar, um programa de curta duração pós-mestrado ou um doutoramento.
No cenário internacional:
- 11% começam a trabalhar no exterior.
Considerando os setores, as possibilidades são vastas:
- 52% trabalham na indústria (com predominância em energia e manufatura).
- 47% trabalham nos serviços (com predominância nos sectores da consultoria, auditoria, finanças/bancos, TI, gestão industrial, cadeia de abastecimento, investigação/desenvolvimento).
Stephane Boda / MINES ParisTech

10 razões para descobrir o MINES ParisTech
De entre as muitas razões para escolher a MINES ParisTech, selecionámos 10 para sua orientação:
225 anos de história
MINES ParisTech, a École des Mines de Paris, é uma das mais antigas instituições francesas de ensino superior em engenharia. Embora seu modelo inspirador não tenha mudado, seus métodos de ensino e sua pesquisa antecipam e acompanham seus tempos desde 1783.
Excelência da investigação
Dois ganhadores do Prêmio Nobel foram treinados na Escola: Georges Charpak (Física, 1992) e Maurice Allais (Economia, 1988). Nossos ex-alunos desfrutam de carreiras desafiadoras em vários campos.
Se tem curiosidade e deseja ir ao encontro do mundo de amanhã, verá que a investigação na MINES ParisTech se baseia na criatividade e na antecipação de um mundo em constante evolução; com a sua vasta gama de disciplinas, a Escola é líder em muitas áreas. Eis cinco grandes domínios em que se destaca:
- Ciências da terra e meio ambiente.
- Engenharia de energia e processos.
- Engenharia mecânica e materiais.
- Matemática e sistemas.
- Economia, gestão e sociedade.
- 18 centros de pesquisa que se estendem por cinco campos diferentes.
- 286 professores pesquisadores.
- A escola líder na França por seu volume de pesquisa contratual.
- Os principais temas de pesquisa baseiam-se essencialmente em problemas levantados pela indústria, incluindo MITAL, EDF, TOTAL, RENAULT, PSA, SNECMA, GDF e SAINT-GOBAIN, bem como a sociedade como um todo.
- Um volume de negócios de 30 milhões de euros, incluindo contratos com parceiros comerciais.
Acadêmicos
Os 286 professores de pesquisa fornecem aos alunos ensino de alto nível. O tamanho limitado das entradas anuais lhes dá uma oportunidade de fazer uso de métodos pedagógicos inovadores em correlação com o mundo da indústria, da sociedade e das aspirações futuras.
O objetivo é a excelência acadêmica, com 286 professores de pesquisa, 100 teses e 400 artigos ou livros nas principais áreas de pesquisa publicados todos os anos.
A dimensão internacional
A dimensão internacional é um aspeto real daMINES ParisTech. A vida na Escola coloca-o em contacto com estudantes de mais de 50 países diferentes. Mistura de estudantes de diferentes anos. Os centros de investigação estão abertos ao intercâmbio internacional. Os estudantes devem dominar duas línguas estrangeiras e os estágios de quatro a doze meses num estabelecimento estrangeiro para estudantes de engenharia são uma forte caraterística da vocação internacional da Escola.
MINES ParisTech estabeleceu parcerias com algumas das melhores instituições do mundo:
- Acordos de intercâmbio de estudantes com 100 universidades parceiras em todo o mundo
- 30% dos estudantes da MINES ParisTech, nos seus diferentes programas, provêm de cerca de 50 países diferentes
- Fórum da Rede Athens / Cesaer Leuven
- Cursos de treinamento
- Ensino de idiomas para todos os alunos. Espera-se que todo aluno seja fluente em dois idiomas
- 10 possibilidades de idiomas estrangeiros para os alunos
Elevados padrões de ensino em contextos de turmas pequenas
Os seus anos de estudo na MINES ParisTech serão efectuados em turmas limitadas, independentemente da sua escolha de programa. A Escola oferecer-lhe-á uma orientação tutorial e uma atenção praticamente individual. Poderá planear a sua carreira em estreita harmonia com as suas aspirações e ambições. O número limitado de alunos por ano oferece a oportunidade de utilizar métodos de ensino inovadores:
- Um professor para cada aluno,
- Ensinar em contextos de turma pequena,
- 400 alunos estudando ao longo de três anos e 260 funcionários, oferecendo um padrão excepcional de supervisão.
Stephane Boda / MINES ParisTech

ParisTech
- Pesquisa e ensino superior, um conjunto de excelência.
- A MINES ParisTech é um membro fundador da rede ParisTech, que reúne 11 institutos de engenharia e uma escola de gestão em Paris para promover e combinar o desenvolvimento de uma dimensão internacional e oferecer uma gama de programas educativos conjuntos.
- A rede ParisTech possui todos os recursos de uma grande instituição universitária.
Oportunidades de carreira
Tem escolhas a fazer, pois muitas oportunidades de carreira estarão abertas para si após a conclusão da Escola. Uma grande variedade de profissões estará acessível. Durante os seus estudos, terá a oportunidade de definir o seu plano de carreira em estreita harmonia com as suas ambições. Quer se trate da indústria, dos serviços ou da investigação, terá acesso a todo o mundo.
- Empregabilidade,
- A cada aluno é oferecido um emprego antes do final do treinamento.
- Vários dos CEOs das 40 principais empresas francesas (CAC 40) são ex-graduados da Escola,
- Dois prêmios Nobel foram treinados na Escola: Georges Charpak (Física, 1992) e Maurice Allais (Economia, 1988).
Rede
- A rede de ex-alunos da ParisTech compreende 220.000 ex-alunos.
- A rede GEM Intermines compreende 17.000 ex-alunos.
- A MINES ParisTech beneficia de uma rede substancial de antigos alunos que ocupam cargos importantes. Existem 9.000 antigos alunos da MINES ParisTech em todo o mundo.
Vida de estudante
- Associações e clubes
- Esporte
- Competições
- Banda de música, sociedade dramática, etc.
Paris (localização)
A MINES ParisTech oferece um ambiente único para seu benefício. Situado no centro de Paris, o Quartier Latin é um pólo de atividade cultural com cinemas, museus e exposições temporárias que animam a vida deste bairro próximo do rio Sena, com os seus numerosos cafés e restaurantes, oferecendo tantas oportunidades para descobrir a vida em França.
A localização dos centros de pesquisa da escola também é típica de vários aspectos da França: Fontainebleau em seu cenário encantador, Evry e Palaiseau anunciando o que o futuro reserva, e Sophia Antipolis, um centro tecnológico de ponta em um atraente cenário provençal, dos quais a escola foi um dos fundadores.

Principais fatos e números
- Uma vocação internacional e um espírito empreendedor
- Membro fundador da ParisTech e do Groupe des Ecoles des Mines
- 50 universidades parceiras em todo o mundo
- Novas áreas de estudo inventadas na Escola incluem geoestatística e matemática morfológica
- Pesquisa vinculada à indústria
- 230º aniversário em 2013
- Um total de 1027 funcionários permanentes, incluindo 286 professores investigadores, 391 estudantes investigadores e 890 outros estudantes
- 37% de estudantes estrangeiros
- 50 nacionalidades representadas
- Treinamento por excelência
- Formados anualmente de acordo com o programa:
- 155 alunos do Mestrado em Ciências e Engenharia Executiva
- 170 estudantes em cursos de pós-mestrado
- 27 engenheiros do Corpo de Minas ParisTech
- 90 PhDs
- 166 estagiários em treinamento contínuo
- 155 alunos do Mestrado em Ciências e Engenharia Executiva
- 170 estudantes em cursos de pós-mestrado
- 27 engenheiros do Corpo de Minas ParisTech
- 90 PhDs
- 166 estagiários em treinamento contínuo
- 37% de estudantes estrangeiros
- 50 nacionalidades representadas
- Treinamento por excelência
- Formados anualmente de acordo com o programa:
- 155 alunos do Mestrado em Ciências e Engenharia Executiva
- 170 estudantes em cursos de pós-mestrado
- 27 engenheiros do Corpo de Minas ParisTech
- 90 PhDs
- 166 estagiários em treinamento contínuo
- 18 centros de pesquisa em cinco áreas principais:
- Ciências da terra e meio ambiente
- Engenharia de energia e processo
- Engenharia mecânica e de materiais
- Matemática e Sistemas
- Economia, gestão e sociedade
- 30 milhões de euros de contratos de pesquisa por ano
- A principal escola de engenharia francesa para o volume de pesquisa contratual
- 200 parceiros industriais
- 16 cadeiras de ensino e pesquisa
- 100 Ph.D. teses e mais de 400 publicações por ano
- nos últimos anos, foram criadas 30 empresas
- Museu de Mineralogia
- 100.000 itens
- O museu ocupa o primeiro lugar no mundo por suas coleções sistemáticas
- O museu ocupa o terceiro lugar no mundo pela riqueza de suas coleções
- Uma biblioteca com recursos excepcionais
- 200.000 publicações, mapas e documentos de arquivo
- Um fundo documental adaptado à pesquisa e ensino
Stephane Boda / MINES ParisTech

