Mestrado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica - Especialização em Ciência dos Dados Geoespaciais
Lisbon, Portugal
DURAÇÃO
2 Years
LÍNGUAS
Português
RITMO
Período integral
PRAZO DE MATRÍCULA
03 Feb 2025
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Sep 2025
TAXAS DO PROGRAMA
EUR 4.200 / per course
FORMATO DE ESTUDO
Misturado, Ensino a Distância
Introdução
O Mestrado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica, com especialização em Ciência dos Dados Geoespaciais, fornece as competências necessárias à modelação e análise de informação geográfica, e pretende capacitar profissionais para o papel da inteligência artificial, programação e o data mining no desenvolvimento de soluções aos desafios e problemas sociais nos setores público e privado.
Este Mestrado é desenvolvido em colaboração com a UNIGIS, rede internacional que reúne as melhores escolas na área dos Sistemas de Informação Geográfica, e obteve a acreditação GEOINT (Geospatial Intelligence) por parte da United States Geospatial Intelligence Foundation (USGIF), tendo sido o 1.º curso fora dos EUA a ser acreditado por esta organização.
Alunos ideais
A quem se destina?
A especialização em Ciência dos Dados Geoespaciais visa formar gestores e funcionários para analisar, modelar e visualizar informações geográficas em ambientes com grandes quantidades de dados.
Este Programa é leccionado em português e destina-se a todos os cidadãos dos países africanos de língua oficial portuguesa, mas também de Portugal, Brasil, Timor e comunidades portuguesas de todo o mundo, que estejam interessados em prosseguir os seus estudos através da obtenção de um mestrado numa universidade portuguesa.
Admissões
Bolsas de estudo e financiamento
Os programas NOVA IMS oferecem uma experiência de aprendizagem única, aliando a teoria à aplicação das melhores e mais inovadoras práticas de ensino.
Se está interessado em estudar na NOVA IMS e pretende explorar oportunidades de bolsas e prémios, esta página é o seu ponto de partida para descobrir as opções disponíveis nos diferentes programas.
Currículo
Este programa tem a duração de 4 semestres: 2 correspondem à componente curricular e 2 ao desenvolvimento de uma tese, ou projeto de trabalho, num total de 120 ECTS.
Para a conclusão da componente curricular (1.º e 2.º semestres), os alunos têm de realizar 60 ECTS, dos quais 52,5 são obrigatórios e 7,5 correspondem a unidades curriculares optativas, a escolher pelos alunos.
Semestre de outono (1º semestre)
- Ciências Cartográficas e Aquisição de Dados
- Sistemas de Informação Geográfica e Ciência
- Bancos de dados espaciais
- Análise e visualização de dados espaciais
- Programação Geoespacial
- Estatísticas Espaciais
Semestre da Primavera (2º semestre)
- GIS e modelagem
- GIS nas organizações
- Mineração de dados geoespaciais
- Detecção Remota
- Inteligência Geoespacial (GEOINT)
- Programação para serviços web geoespaciais
2º ano
- Tese, Projeto de Trabalho e Relatório de Estágio Profissional
- Acompanhamento de Tese / Projeto / Relatório de Estágio
Formato B-Learning
Semestre de outono (1º semestre)
- Sistemas de Informação Geográfica e Ciência
- Mineração de dados geoespaciais
- Detecção Remota
- Análise e visualização de dados espaciais
- Estatísticas Espaciais
Semestre da Primavera (2º semestre)
No Semestre da Primavera, os alunos podem escolher entre as unidades curriculares do formato e-learning, sendo também possível inscrever-se nas unidades curriculares dos programas de pós-graduação e mestrado (sujeito a aprovação pelo Coordenador do programa).
>
2º ano
- Tese, Projeto de Trabalho e Relatório de Estágio Profissional
- Acompanhamento de Tese / Projeto / Relatório de Estágio
Resultado do programa
Metas
Este programa fornece o conhecimento e as habilidades necessárias para:
- Compreender e contribuir para os grandes desafios técnicos e sociais criados por ambientes computacionais ricos em dados geoespaciais, incluindo sua arquitetura, integridade e gerenciamento
- Entenda como os dados geoespaciais podem ser adquiridos e usados para dar suporte a vários processos de análise, modelagem e visualização em grandes ambientes de dados
- Compreender como a inteligência artificial, a programação e a mineração de dados podem ser usadas para aprimorar de forma inteligente os conceitos e fluxos típicos da ciência da informação geográfica e, assim, fornecer soluções centradas nas instituições para uma ampla variedade de desafios e problemas sociais nos setores público e privado.