Programa de Doutoramento em Gestão da Informação
Lisbon, Portugal
DURAÇÃO
3 Years
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Período integral
PRAZO DE MATRÍCULA
03 Feb 2025
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Sep 2025
TAXAS DO PROGRAMA
EUR 3.000 / per year
FORMATO DE ESTUDO
No campus
Introdução
O Programa Doutoral em Gestão da Informação tem como objetivo promover o conhecimento e a inovação na Gestão da Informação, nomeadamente na investigação do seu impacto na criação de riqueza, na melhoria do desempenho das organizações e no desenvolvimento de novas metodologias e ferramentas de tomada de decisão.
Oferece formação avançada por meio da pesquisa, contribuindo para o avanço do conhecimento e a formação de pesquisadores, professores universitários e profissionais altamente qualificados.
O ciclo de estudos em Gestão da Informação está concebido para incluir cinco áreas:
- Analista de negócios
- Marketing de dados orientados
- Ciência dos dados
- Geoinformática
- Sistemas de informação
Este Programa Doutoral insere-se na NOVA Escola Doutoral, que tem como principais objetivos desenvolver Boas Práticas Académicas e oferecer formação complementar aos seus alunos, em eventos de frequência gratuita.
comprimento
O programa tem a duração de 6 semestres letivos e inclui a componente curricular durante os três primeiros semestres, dividida em 25 ECTS em Unidades Curriculares Obrigatórias (Seminário de Investigação I, II e III) e 15 ECTS em Unidades Curriculares Optivas.
As aulas do 1º e 2º semestres têm início em setembro de 2025, terminando em junho de 2026, e decorrem em horário pós-laboral (depois das 18h30), 2 a 3 vezes por semana.
Escola Doutoral da NOVA
O Programa Doutoral em Gestão de Informação faz parte da NOVA Doctoral School (NED), a escola doutoral da Universidade NOVA de Lisboa. O NED promove a qualidade, interdisciplinaridade e internacionalização do doutorado da Universidade. programas, e reforça a formação pessoal e profissional dos doutorandos, através de um conjunto alargado de programas de formação de competências. A NED promove:
- Formação complementar para doutorandos
- Atividades académicas e científicas, que promovam a interdisciplinaridade, criando um espaço aberto à discussão e à criatividade
- Partilhar boas práticas não só entre os doutores da Universidade. programas, mas também através de parcerias com outras instituições de ensino superior
- A criação de mecanismos colaborativos com as empresas e a sociedade.
Alunos ideais
para quem é isso?
Este Programa de Doutoramento visa proporcionar conhecimentos avançados a investigadores, docentes, técnicos e gestores altamente qualificados.
Admissões
Bolsas de estudo e financiamento
O Coordenador do Programa incentiva e auxilia os doutorandos nas candidaturas a bolsas de estudo ou outros apoios financeiros. Os candidatos ao Programa Doutoral da NOVA IMS têm, historicamente, grande sucesso nas candidaturas a bolsas da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Os programas NOVA IMS oferecem uma experiência de aprendizagem única, aliando a teoria à aplicação das melhores e mais inovadoras práticas de ensino.
Se está interessado em estudar na NOVA IMS e pretende explorar oportunidades de bolsas e prémios, esta página é o seu ponto de partida para descobrir as opções disponíveis nos diferentes programas.
Currículo
A duração padrão do Programa de Doutorado não é inferior a 6 semestres (tempo integral). No entanto, é desejável não exceder 4 anos.
A componente curricular decorre nos três primeiros semestres e corresponde a 40 créditos (ECTS). Estas distribuem-se entre unidades curriculares obrigatórias (25 ECTS) e unidades curriculares optativas (15 ECTS). A conclusão da componente curricular confere um Diploma de Estudos Avançados.
- Seminário de Pesquisa I
- Seminário de Pesquisa II
- Seminário de Investigação III
- Tese
1º ano
- Seminário de Pesquisa I
- Seminário de Pesquisa II
- Unidades Curriculares Eletivas
2º ano
Seminário de Investigação III
3 º ano
Tese
Unidades Curriculares Obrigatórias
Seminário de Pesquisa I
Introdução às áreas de investigação da NOVA IMS através de apresentações dos investigadores/docentes. Introdução às principais metodologias de investigação em Gestão da Informação. Os alunos determinam o tema do seu trabalho, a literatura/bibliografia de pesquisa e apresentam uma proposta preliminar para a sua dissertação.
Seminário de Pesquisa II
Dá continuidade ao trabalho desenvolvido no Seminário de Investigação I, centrando-se nas metodologias e na preparação da proposta de trabalho de investigação. Nesta unidade curricular, os alunos fazem uma pesquisa bibliográfica/bibliográfica avançada e abrangente e determinam, detalhadamente, as metodologias a aplicar na sua dissertação. Nesta fase é escolhido o orientador da dissertação.
Seminário de Investigação III
O principal objetivo desta unidade curricular é dar a conhecer ao aluno a publicação científica. Os alunos desenvolvem apresentações regulares, terminando com a produção de uma primeira publicação revisada por pares, ou a apresentação revisada por pares dos resultados preliminares da pesquisa em uma conferência internacional.
Unidades Curriculares Eletivas
Para a conclusão da parte optativa os Estudantes terão de escolher 15 ECTS em Unidades Curriculares Optivas entre as seguintes estão disponíveis:
- Tópicos Avançados Ciência da Informação Geográfica
- Design experimental
- Aprendizado de máquinas
- Desenvolvimento de escala
- Tomada de decisões de negócios com ciência de dados
- Tópicos Avançados em Análise Geoespacial
- Programação Genética
- Teorias da Adoção e Impacto das Tecnologias
- Teste teórico com modelagem de equações estruturais.
Resultado do programa
Objetivos
O Programa de Doutorado proporciona formação avançada por meio da pesquisa, contribuindo para o avanço do conhecimento e a formação de pesquisadores, professores universitários e profissionais de alta qualificação. A investigação poderá seguir uma abordagem mais teórica ou ser desenvolvida num contexto aplicado, permitindo a transferência de conhecimento da academia para a sociedade.
O principal objetivo é adquirir:
- Conhecimento científico sólido em uma área de especialização
- Capacidade de projetar e desenvolver pesquisas independentes, de acordo com padrões internacionais de qualidade, os resultados devem ser de qualidade publicável para periódicos internacionais
- Habilidades de comunicação para pesquisa e comunidade acadêmica
- Habilidades para gerenciar a inovação na academia, na empresa privada ou na administração pública.