25 | 623 Corpo | 172 |
44 | 183.3 | 166.8 |
1770 | 102 | 497 |
Nova Medical School
Introdução
Este é o nosso ADN: uma Faculdade de Medicina com um ambiente académico descontraído mas exigente, que forma médicos e nutricionistas, mas que acima de tudo procura formar cidadãos completos.
A NMS é uma das escolas da Universidade NOVA de Lisboa e acolhe atualmente 1.770 alunos no Mestrado Integrado em Medicina, 102 na Licenciatura em Ciências da Nutrição e 497 alunos de pós-graduação. Conta com um total de 858 docentes e investigadores.
A estratégia de integração gradual de docentes e investigadores estrangeiros, aliada ao número de estudantes internacionais de pós-graduação (12%) e de mobilidade (12%), revela-nos não só a abertura da Faculdade ao exterior, mas também a projeção internacional que tem vindo a adquirir e que pretende reforçar no futuro.
Em 2022 a NMS alcançou, pelo sétimo ano consecutivo, a 1ª posição no ranking de admissões ao Ensino Superior, em Medicina, na Área de Lisboa.
A licenciatura em Ciências da Nutrição da NMS, largamente partilhada com o ensino da Medicina, é um forte investimento do ponto de vista integrativo. Sendo leccionada numa escola médica, permite ao estudante desenvolver competências de investigação "hands-on", compreender associações e recomendações, e assegurar diagnósticos e estratégias de intervenção mais holísticos e eficazes.
A NMS é a Faculdade de Medicina com o melhor rácio professor/aluno nos anos clínicos em Portugal, e os seus alunos de Medicina têm tido excelentes resultados no exame de acesso à especialidade.
O NMS está associado a várias unidades de saúde, permitindo uma diversidade de ambientes de ensino e um conhecimento mais alargado da realidade hospitalar e dos cuidados de saúde primários.
Adicionalmente, o Centro Médico Universitário de Lisboa (CMUL), que é um Consórcio entre o NMS e o Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC), proporciona aos alunos do NMS uma melhor e mais integrada treinamento.
A relação privilegiada que a NMS mantém, em termos de ensino clínico, com o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, que ficará localizado no futuro Hospital de Lisboa Oriental, levou à criação do CMUL - Centro Médico Universitário de Lisboa, que foi recentemente alargado a outras unidades hospitalares: Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental e Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, Cuidados de Saúde Primários nas áreas destes Centros Hospitalares e a Escola Nacional de Saúde Pública da NOVA.
Com esta expansão, passou a designar-se CCAL – Centro Clínico Académico de Lisboa, uma estrutura que permite um melhor e mais integrado ensino clínico aos alunos da Escola, proporcionando melhores condições de formação contínua aos profissionais e fomentando uma abordagem científica na prática assistencial. O Hospital de Lisboa Oriental será a primeira experiência portuguesa, criada de raiz e a partir de uma nova unidade hospitalar, que terá a tripla missão de: 1) Tratar/curar os doentes; 2) Ensinar/formar alunos e formar profissionais de saúde; 3) Investigar/descobrir os mecanismos da doença e sua resolução.
As instalações do Pólo de Investigaçãopara além da melhoria das actividades educativas (Biblioteca e MedSim), permitem a criação de excelentes espaços de investigação, onde mais de 40 grupos dedicados a várias áreas de estudo desenvolvem trabalho colaborativo e de excelência. A Nova Medical Research compreende 3 unidades de investigação: TOXÓMICA (Centro de Toxicogenómica e Saúde Humana), CHRC (Comprehensive Health Research Centre) e iNOVA4Health - Avanço da Medicina de Precisãoum programa de medicina translacional.
O NMS participa ainda na Unidade de I&D: Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS).
O Centro de Treino de Competências Clínicas (NOVA MedSim) e o Laboratório de Investigação Alimentar (LIA) são os mais recentes apoios ao ensino, ambos dotados de equipamentos de última geração para a formação e ensino pré e pós-graduado.
A NOVA Medical School é parceira fundadora da Ahed - Advanced Health Education, lançada em 2019. Oferece uma grande variedade de programas de pós-graduação dedicados a todos os profissionais de saúde, com uma forte componente prática e recurso a simulação e casos práticos, coordenados por um corpo docente com vasta experiência profissional.
Missão e Objetivos
A NOVA Medical School foi criada pelo decreto-lei 481/77, de 15 de novembro de 1977. Iniciou as suas actividades no ano letivo de 1977/1978.
A escola é uma das instituições da Universidade NOVA de Lisboa. As suas atribuições estão descritas no artigo 2.º dos estatutos e políticas definidoras da escola, publicado no anexo da lei 8664/2009, de 18 de março de 2009 (Código da República Portuguesa, 2.ª série, n.º 60, de 26 de março de 2009):
- A missão da escola é o serviço público de formação de excelentes profissionais nas áreas das ciências médicas e outras áreas da saúde.
- Para que a escola cumpra esta missão persegue os seguintes objetivos:
- Pesquisa internacionalmente competitiva em áreas multidisciplinares, incluindo pesquisas voltadas para a solução de problemas de saúde da sociedade;
- Ensino de excelência, apostando cada vez mais no segundo (mestrado) e terceiro (doutoramento), oferecendo programas académicos competitivos a nível nacional e internacional.
- Estabelecer uma rede alargada de colaborações sinérgicas no campo da saúde com outras instituições na Universidade Nova de Lisboa e fora dela;
- Prestar serviços de qualidade que conduzam à melhoria efetiva da prestação de cuidados de saúde e dos seus recursos humanos, a nível nacional e internacional, nomeadamente nos países de expressão portuguesa.
- Pesquisa internacionalmente competitiva em áreas multidisciplinares, incluindo pesquisas voltadas para a solução de problemas de saúde da sociedade;
- Ensino de excelência, apostando cada vez mais no segundo (mestrado) e terceiro (doutoramento), oferecendo programas académicos competitivos a nível nacional e internacional.
- Estabelecer uma rede alargada de colaborações sinérgicas no campo da saúde com outras instituições na Universidade Nova de Lisboa e fora dela;
- Prestar serviços de qualidade que conduzam à melhoria efetiva da prestação de cuidados de saúde e dos seus recursos humanos, a nível nacional e internacional, nomeadamente nos países de expressão portuguesa.
Estatística
Recursos do campus
Galeria
Awards & Accreditations
A Universidade NOVA de Lisboa é membro da EUTOPIA , uma aliança de dez universidades europeias e seis parceiros globais comprometidos em desenvolver um novo modelo para instituições de ensino superior integradas por meio da cooperação transnacional.
Além da NOVA, as seguintes universidades integram a aliança EUTOPIA: Universidade Babeș-Bolyai (Romênia); Universidade Ca' Foscari de Veneza (Itália); Cergy Paris Université (França); Technische Universität Dresden (Alemanha); Universidade de Warwick (Reino Unido); Universidade de Gotemburgo (Suécia); Univerza v Ljubljani (Eslovênia); Universitat Pompeu Fabra (Espanha); Vrije Universiteit Brussel (Bélgica).
Rankings
Nova Medical School faz parte da Universidade NOVA de Lisboa, que está presente em alguns dos mais relevantes rankings internacionais, incluindo:
- Ranking Universitário Mundial QS (#388)
- Times Higher Education World University Rankings (Top 600)
- THE Impact Rankings (Top 500 para "Clínica e Saúde")
- Ranking Acadêmico das Universidades do Mundo (Top 800)
- U-Multirank (10 melhores universidades jovens europeias)
- Financial Times - Ranking das Escolas de Negócios Europeias (#18)