Keystone logo

Nova Medical School

Este é o nosso ADN: uma Faculdade de Medicina com um ambiente académico descontraído mas exigente, que forma médicos e nutricionistas, mas que acima de tudo procura formar cidadãos completos.

A NMS é uma das escolas da Universidade NOVA de Lisboa e acolhe atualmente 1.770 alunos no Mestrado Integrado em Medicina, 102 na Licenciatura em Ciências da Nutrição e 497 alunos de pós-graduação. Conta com um total de 858 docentes e investigadores.

A estratégia de integração gradual de docentes e investigadores estrangeiros, aliada ao número de estudantes internacionais de pós-graduação (12%) e de mobilidade (12%), revela-nos não só a abertura da Faculdade ao exterior, mas também a projeção internacional que tem vindo a adquirir e que pretende reforçar no futuro.

Em 2022 a NMS alcançou, pelo sétimo ano consecutivo, a 1ª posição no ranking de admissões ao Ensino Superior, em Medicina, na Área de Lisboa.

A licenciatura em Ciências da Nutrição da NMS, largamente partilhada com o ensino da Medicina, é um forte investimento do ponto de vista integrativo. Sendo leccionada numa escola médica, permite ao estudante desenvolver competências de investigação "hands-on", compreender associações e recomendações, e assegurar diagnósticos e estratégias de intervenção mais holísticos e eficazes.

A NMS é a Faculdade de Medicina com o melhor rácio professor/aluno nos anos clínicos em Portugal, e os seus alunos de Medicina têm tido excelentes resultados no exame de acesso à especialidade.

O NMS está associado a várias unidades de saúde, permitindo uma diversidade de ambientes de ensino e um conhecimento mais alargado da realidade hospitalar e dos cuidados de saúde primários.

Adicionalmente, o Centro Médico Universitário de Lisboa (CMUL), que é um Consórcio entre o NMS e o Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC), proporciona aos alunos do NMS uma melhor e mais integrada treinamento.

A relação privilegiada que a NMS mantém, em termos de ensino clínico, com o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, que ficará localizado no futuro Hospital de Lisboa Oriental, levou à criação do CMUL - Centro Médico Universitário de Lisboa, que foi recentemente alargado a outras unidades hospitalares: Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental e Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, Cuidados de Saúde Primários nas áreas destes Centros Hospitalares e a Escola Nacional de Saúde Pública da NOVA.

Com esta expansão, passou a designar-se CCAL – Centro Clínico Académico de Lisboa, uma estrutura que permite um melhor e mais integrado ensino clínico aos alunos da Escola, proporcionando melhores condições de formação contínua aos profissionais e fomentando uma abordagem científica na prática assistencial. O Hospital de Lisboa Oriental será a primeira experiência portuguesa, criada de raiz e a partir de uma nova unidade hospitalar, que terá a tripla missão de: 1) Tratar/curar os doentes; 2) Ensinar/formar alunos e formar profissionais de saúde; 3) Investigar/descobrir os mecanismos da doença e sua resolução.

As instalações do Pólo de Investigaçãopara além da melhoria das actividades educativas (Biblioteca e MedSim), permitem a criação de excelentes espaços de investigação, onde mais de 40 grupos dedicados a várias áreas de estudo desenvolvem trabalho colaborativo e de excelência. A Nova Medical Research compreende 3 unidades de investigação: TOXÓMICA (Centro de Toxicogenómica e Saúde Humana), CHRC (Comprehensive Health Research Centre) e iNOVA4Health - Avanço da Medicina de Precisãoum programa de medicina translacional.

O NMS participa ainda na Unidade de I&D: Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS).

O Centro de Treino de Competências Clínicas (NOVA MedSim) e o Laboratório de Investigação Alimentar (LIA) são os mais recentes apoios ao ensino, ambos dotados de equipamentos de última geração para a formação e ensino pré e pós-graduado.

A NOVA Medical School é parceira fundadora da Ahed - Advanced Health Education, lançada em 2019. Oferece uma grande variedade de programas de pós-graduação dedicados a todos os profissionais de saúde, com uma forte componente prática e recurso a simulação e casos práticos, coordenados por um corpo docente com vasta experiência profissional.

Missão e Objetivos

A NOVA Medical School foi criada pelo decreto-lei 481/77, de 15 de novembro de 1977. Iniciou as suas actividades no ano letivo de 1977/1978.

A escola é uma das instituições da Universidade NOVA de Lisboa. As suas atribuições estão descritas no artigo 2.º dos estatutos e políticas definidoras da escola, publicado no anexo da lei 8664/2009, de 18 de março de 2009 (Código da República Portuguesa, 2.ª série, n.º 60, de 26 de março de 2009):

  • A missão da escola é o serviço público de formação de excelentes profissionais nas áreas das ciências médicas e outras áreas da saúde.
  • Para que a escola cumpra esta missão persegue os seguintes objetivos:
  • Pesquisa internacionalmente competitiva em áreas multidisciplinares, incluindo pesquisas voltadas para a solução de problemas de saúde da sociedade;
  • Ensino de excelência, apostando cada vez mais no segundo (mestrado) e terceiro (doutoramento), oferecendo programas académicos competitivos a nível nacional e internacional.
  • Estabelecer uma rede alargada de colaborações sinérgicas no campo da saúde com outras instituições na Universidade Nova de Lisboa e fora dela;
  • Prestar serviços de qualidade que conduzam à melhoria efetiva da prestação de cuidados de saúde e dos seus recursos humanos, a nível nacional e internacional, nomeadamente nos países de expressão portuguesa.
    • Pesquisa internacionalmente competitiva em áreas multidisciplinares, incluindo pesquisas voltadas para a solução de problemas de saúde da sociedade;
    • Ensino de excelência, apostando cada vez mais no segundo (mestrado) e terceiro (doutoramento), oferecendo programas académicos competitivos a nível nacional e internacional.
    • Estabelecer uma rede alargada de colaborações sinérgicas no campo da saúde com outras instituições na Universidade Nova de Lisboa e fora dela;
    • Prestar serviços de qualidade que conduzam à melhoria efetiva da prestação de cuidados de saúde e dos seus recursos humanos, a nível nacional e internacional, nomeadamente nos países de expressão portuguesa.
Saiba mais no website da instituição da instituição

25 
Unidades de saúde afiliadas

623 Corpo 
Docente

172 
Investigadores

44 
Grupos de Investigação

183.3 
Melhor acesso médio no Mestrado Integrado em Medicina (zona de Lisboa)

166.8 
Média nacional de acesso na Licenciatura em Ciências da Nutrição

1770 
Estudantes de Medicina

102 
Alunos de Ciências da Nutrição

497 
Estudantes de Pós-Graduação

      A Universidade NOVA de Lisboa é membro da EUTOPIA , uma aliança de dez universidades europeias e seis parceiros globais comprometidos em desenvolver um novo modelo para instituições de ensino superior integradas por meio da cooperação transnacional.

      Além da NOVA, as seguintes universidades integram a aliança EUTOPIA: Universidade Babeș-Bolyai (Romênia); Universidade Ca' Foscari de Veneza (Itália); Cergy Paris Université (França); Technische Universität Dresden (Alemanha); Universidade de Warwick (Reino Unido); Universidade de Gotemburgo (Suécia); Univerza v Ljubljani (Eslovênia); Universitat Pompeu Fabra (Espanha); Vrije Universiteit Brussel (Bélgica).

      Ciências da Nutrição para Estudantes Internacionais

      Inscrições abertas para Estudantes Internacionais para o Curso de Bacharelado em Ciências da Nutrição

      Nova Medical School faz parte da Universidade NOVA de Lisboa, que está presente em alguns dos mais relevantes rankings internacionais, incluindo:

      • Ranking Universitário Mundial QS (#388)
      • Times Higher Education World University Rankings (Top 600)
      • THE Impact Rankings (Top 500 para "Clínica e Saúde")
      • Ranking Acadêmico das Universidades do Mundo (Top 800)
      • U-Multirank (10 melhores universidades jovens europeias)
      • Financial Times - Ranking das Escolas de Negócios Europeias (#18)
      • Lisbon

        Campo dos Mártires da Pátria,130

      Perguntas

      Nova Medical School