

Pavol Jozef Šafárik University in Košice, Faculty of Public Administration
Os conhecimentos do licenciado incluem a interconectividade e a familiaridade com os princípios da ciência política e da sociologia da administração pública num Estado democrático, especialmente na República Eslovaca e na União Europeia, os fundamentos constitucionais e jurídicos da administração pública, com destaque para a administração estatal e a administração local autónoma, bem como os princípios e contextos económicos, incluindo questões organizacionais e de gestão e a sua aplicação prática na prática efectiva da administração pública.
Os diplomados deste programa de estudos adquirem os conhecimentos de base para o exercício de actividades profissionais com predominância do trabalho intelectual na administração pública. Por conseguinte, serão capazes de executar tarefas, resolver problemas e tomar decisões sobre questões fundamentais a todos os níveis da administração pública. Competências adquiridas:
- Aplicar os conhecimentos teóricos para melhorar e tornar mais eficiente a administração pública.
- Utilizar os princípios e as competências de comunicação tanto na organização como na administração pública (relação com o cidadão).
- Planear e organizar os processos e as actividades da administração pública.
- Aplicar na prática as normas de direito primário e derivado da União Europeia relacionadas com a questão da administração pública.
- Emitir actos jurídicos individuais simples e preparar documentos para a adoção de actos jurídicos normativos no domínio da administração pública.
Procedimento de aplicação
De acordo com a Lei do Ensino Superior, o processo de admissão é realizado sob a direção de cada faculdade, com exceção do programa de estudos universitários de Esporte e Recreação. As regras de admissão foram aprovadas oportunamente pelos órgãos da Universidade/Faculdade e publicadas. Como muitos programas de estudo exigem uma avaliação específica de aptidão para o estudo, sua variabilidade também é natural.
Os candidatos são admitidos em vários programas de estudo apenas com base nas avaliações do ensino secundário (Faculdade de Ciências, Faculdade de Direito, Faculdade de Administração Pública e muitos programas de estudo da Faculdade de Letras). Na Faculdade de Medicina e em programas de estudo selecionados da Faculdade de Letras, o procedimento de admissão foi realizado com base nos resultados do exame de admissão escrito. A Faculdade de Ciências, como alternativa à avaliação do ensino secundário, utiliza o teste SCIO. A padronização da redação da decisão sobre admissão-não admissão e admissão condicional minimiza os problemas na avaliação dos pedidos de revisão de tais decisões pelo Reitor. Mesmo com base no procedimento de recurso concluído, podemos afirmar que o procedimento de admissão foi uniforme e a variabilidade das regras é bem justificada.
Ao analisar o processo administrativo do processamento de dados do procedimento de admissão, tornou-se habitual submeter o formulário de candidatura eletrónico, o que facilita o processamento dos formulários de candidatura e torna o processo de admissão mais eficiente. A admissão no segundo e terceiro níveis de estudo é feita quase exclusivamente pelo formulário de candidatura eletrónico, o que facilita significativamente o processamento administrativo dos dados de admissão. A administração das matrículas dos alunos é bastante facilitada pelo suporte do Sistema de Informação Académica (AiS2) através de declarações eletrónicas, incluindo para estudantes internacionais. A declaração eletrónica facilita o processo de produção dos PIKs para novos alunos. Outro facto importante para o processamento administrativo de dados para admissões e matrículas de novos alunos é o suporte do AiS2 para emparelhamento dos pagamentos, que são feitos por transferência bancária com um símbolo variável precisamente definido de acordo com as instruções da Secção Económica da Reitoria da UPJŠ.
