Especializando-se em Mestrado em Engenharia de Design Industrial e Inovação
Milan, Itália
Mestrados
DURAÇÃO
15 meses
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Período integral
PRAZO DE INSCRIÇÃO
14 Sep 2026
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Nov 2026
TAXAS DO PROGRAMA
EUR 14.000
FORMATO DE ESTUDO
No campus
Este Mestrado Especializado foi concebido para formar designers especialistas capazes de lidar com o desenvolvimento de um novo produto desde a concepção até a produção.
Tornar-se um Designer de Produto em Milão hoje é um valor reconhecido de profissionalismo. Seja um Mestre em Design de Produto!
O Politécnico, aliado ao seu avançado sistema de produção e a uma cultura histórica de alto nível, proporciona aos seus mestrandos o acesso a este valor.
A cultura técnica e de design do Politécnico, colocado em Design 5º lugar no mundo e impulsionado por mestres de design italianos como Marco Zanuso e Achille Castiglioni, está integrada com a alta tecnologia e expertise de engenharia na área de produção e materiais inovadores, alimentando a tradição de excelência desde o Prêmio Nobel de Química Giulio Natta até os nossos dias.
É um profissionalismo de alto perfil o propósito do Mestrado Especializado, colocando o designer e especialista em design de produto alinhado à tecnologia e inovação contemporâneas, partindo de uma sólida tradição de criatividade e método.
O Mestrado Especializado em Engenharia e Inovação em Design Industrial, dirigido pelo Prof. Matteo O. Ingaramo, foi criado para moldar designers capazes que possam gerenciar todo o desenvolvimento de um novo produto, desde o conceito inicial até a fase de fabricação.
This Specializing Master joins the artistic and humanistic skills belonging to design culture with the technical know-how that relates to production technology, materials, and manufacturing costs. It strives to meet the need to operate in a worldwide landscape of heightened competition where the designer can increase the value of a product by making innovations – in both aesthetics and usability – that take advantage of available technologies. The aim is to train professionals whose creative capacity is matched by technical expertise and awareness in a product’s industrial feasibility.
Porque o seu corpo docente é composto por professores de diversas áreas, tanto dentro como fora do Politecnico di Milano, o Mestrado Especializado estabelece um conjunto de competências multidisciplinares exigidas ao longo do curso de formação. Visitas culturais a fundações e museus, juntamente com visitas técnicas a empresas industriais, complementam a formação e promovem a concretização de objetivos educativos. Muitos graduados de edições anteriores estão desempenhando papéis de liderança em grandes empresas de manufatura ou em estúdios de design renomados, incluindo: Whirlpool Europe, Chicco Artsana, 3M, Polti, Cini&Nils Lighting, V12 Design, Studio Volpi, Studio Luca Trazzi, Serralunga, Rupes spa, Zinc, Design Group Italia, Toys Toys, Ditronetwork srl. Outros fundaram e dirigiram seu próprio estúdio.
Title Released
Após a conclusão do Mestrado Especializado, os alunos obtêm um Mestrado Especializado Politecnico di Milano de primeiro nível, desde que cumpram o requisito mínimo de frequência de 75%.
In addition to the degree, the program also issues:
- Certificado de conclusão de curso em Rhinoceros com credenciamento de fabricante de software da McNeel;
- Certificado de conclusão de curso de CREO com credenciamento de fabricante de software pela PTC.

20, 21 e 22 de maio
O Mestrado pretende desenvolver profissionais capazes de lidar com o processo de concepção e produção de produtos industriais de grandes e pequenas séries, dando especial ênfase aos aspetos tecnológicos, produtivos e de custo, sem descurar os aspetos da qualidade expressiva.
O currículo oferecido pelo Mestrado em Design Industrial, Engenharia e Inovação combina as competências artísticas e humanistas relacionadas com a cultura de projeto e linguagem do produto com técnicas relacionadas com tecnologias de fabricação, materiais e custos industriais. Desta forma, pretende responder à necessidade de competir num cenário internacional cada vez mais competitivo, em que o designer consegue potenciar o valor do produto através da geração de inovações (estéticas e de utilização) que tirem partido das possibilidades oferecidas pelas tecnologias disponíveis. É, por isso, de primordial importância o desenvolvimento de profissionais que combinem competências criativas com sólidas competências técnicas relacionadas com a exequibilidade industrial do produto.
O programa de mestrado foi criado para formar designers especialistas, capazes de desenvolver um novo produto, desde a concepção até a produção. As oportunidades de emprego são:
- trabalhando com empresas profissionais que participam dos vários estágios de desenvolvimento do produto, do conceito à engenharia;
- trabalhar com empresas de fabricação pertencentes aos setores que compõem a indústria de produção italiana (por exemplo, eletrodomésticos e profissionais, iluminação, móveis, brinquedos e produtos infantis);
- freelancer com habilidades aprimoradas para interagir com o mundo dos negócios.
A função profissional será de um designer de produto especialista, com conhecimento teórico aliado a uma experiência significativa aplicada a processos de produção. Ao adquirir a experiência profissional necessária, os alunos podem aspirar à função de gerente de produto, responsável pelo desenvolvimento de novos produtos.
Plano Didático
O ensino do Mestrado inclui palestras, seminários, aulas práticas e workshops. O programa está dividido em três tópicos principais de estudo:
- grandes eletrodomésticos;
- pequenas aplicações;
- eletrônicos de consumo e produtos de TI.
Atenção especial será dada ao aprendizado dos métodos e técnicas teóricas por trás do uso de software para modelagem digital tridimensional. O curso fornecido é dividido em áreas – compreendendo um total de módulos, workshops e o Estágio para atingir um total de 60 créditos CFU (créditos universitários).
O exame final consiste no desenvolvimento e apresentação de um elaborado no qual o candidato se encarregará de trazer à tona a experiência adquirida durante o estágio curricular e todas as atividades de mestrado e projetos desenvolvidos.
Módulos Didáticos
Os 11 módulos de aprendizagem:
1 – Desenho Assistido por Computador (CAD)
Aprendemos tanto os métodos teóricos quanto as técnicas práticas para aplicar software dedicado à modelagem tridimensional. Isso inclui uma compreensão profunda das questões envolvidas na modelagem e na renderização fotorrealística. Aprendemos a lidar tanto com modelagem de superfície quanto com modelagem 3D paramétrica de cima para baixo.
Especificamente, lidamos com as etapas de desenvolvimento da forma desde a concepção do produto e desenvolvemos habilidades na utilização de softwares de engenharia durante as etapas de execução do projeto que sejam compatíveis com a prototipagem rápida e a colocação de itens em produção automatizada.
2 – Processos e Critérios para Design
Este módulo analisa o processo de desenvolvimento em empresas de manufatura para adquirir uma compreensão de como gerenciar – na fase de projeto – todas as variáveis relacionadas ao planejamento de produtos recém-fabricados de média complexidade, com vistas à aplicação de sistemas de planejamento à produção industrial.
3 – Processos e Métodos de Produção
Os alunos adquirem a capacidade de compreender e gerir as questões técnicas, tecnológicas, organizacionais e financeiras envolvidas nos processos de fabricação e no fluxo de trabalho da logística industrial de produtos de média complexidade.
4 – Avaliação Financeira de um Projeto
Os alunos adquirem o conhecimento sobre o custo de operação de máquinas, ferramentas, usinagem e acabamento que é necessário para avaliar o "custo industrial" de um produto. Eles aprendem a selecionar entre possíveis soluções de design, levando em conta a viabilidade econômica do projeto.
5 – Controle de Qualidade e Certificação, Patenteamento
Aprendemos sobre procedimentos de certificação para produtos manufaturados e para etapas do processo de produção, bem como os procedimentos para proteger invenções e o valor de planejamento de um produto.
6 – Materiais e Tecnologias
Este módulo fornece o conhecimento e as ferramentas que permitem aos designers compreender como os produtos fabricados se relacionam com os materiais de que são feitos, utilizando sistemas de informação de seleção de materiais, como a versão de design do Cambridge Engineering Selector (CES).
7 – Empreendedorismo e Inovação
Os objetivos incluem adquirir as principais competências necessárias para organizar um portfólio de produtos coerente com a estratégia da empresa e organizar o processo de inovação de forma a integrar todas as competências corporativas envolvidas, bem como algum know-how para configurar, gerir e verificar o desenvolvimento individual. projetos para um novo produto.
8 – Ferramentas para Inovação Orientada a Design
Definir o conceito de inovação liderada pelo design.
Isso envolve uma análise aprofundada da contribuição do design para o desenvolvimento de novos produtos, fornecendo o conhecimento necessário para criar conceitos de produtos inovadores.
9 – Empoderamento
Este curso contribui para o processo de aprendizagem individual do aluno por meio de aulas de autocapacitação, oratória e trabalho em equipe.
10 – Língua Inglesa
São necessárias competências linguísticas melhoradas para trabalhar num ambiente empresarial ou profissional, tanto para fins técnicos como para gerir o desenvolvimento de produtos.
11 – Seminários
Os seminários ministrados por profissionais do mundo corporativo tratam de questões de design de produtos de média complexidade, processos produtivos e ferramentas de inovação.
Workshops e Laboratório de Desenvolvimento de Produtos
Os workshops são simulações de design sobre tópicos identificados no curso do treinamento. O Specializing Master segue duas fases sequenciais de workshop, em dificuldade incremental. Isso torna possível orientar os alunos gradualmente para uma crescente conscientização sobre design. O trabalho prático de design termina com o Product-development Laboratory, onde os alunos aprendem a execução do plano de produto.
Workshop 1: Conceito e Layout do Produto
Nesta simulação de design, os alunos identificam limitações de usabilidade em categorias específicas de produtos. Eles começam analisando produtos e usuários de última geração no mercado, em uma tentativa de descobrir necessidades não satisfeitas. Usando esta análise, espera-se que os alunos projetem um novo produto, incluindo layout e determinando seus principais componentes.
Workshop 2 e Laboratório de Desenvolvimento de Produto: Projeto e desenvolvimento executivo de produto industrial
O exercício consiste na concepção de produtos de consumo massivo de média complexidade a partir da retirada e relevo de um produto existente. Depois de analisar e compreender o material inicial, os alunos são obrigados a preparar um briefing que destaque as possíveis áreas do projeto. A melhoria foca nos aspectos formais e de usabilidade do produto, sem nunca descurar os aspectos de viabilidade industrial e métodos de montagem. O nível de definição do projeto é preciso, com grande atenção à produtibilidade e à identificação clara de todos os componentes.
Laboratório de Desenvolvimento de Produtos: Desenvolvimento executivo de produtos industriais
Os alunos são chamados a desenvolver os designs dispostos na fase anterior. Especificamente, eles têm que fazer escolhas detalhadas sobre materiais, processos de produção e logística, e como apresentar o design. Isso deve ser feito com um olho nas chances de otimizar partes do produto para realmente colocá-lo em produção. Atenção especial é, portanto, dada ao design de execução, usando software de modelagem paramétrica e, quando necessário, modelagem física e prototipagem de componentes.
Haverá uma forte aposta na aprendizagem de métodos teóricos e na aquisição das técnicas que fundamentam a utilização de software dedicado aplicado à modelação tridimensional.


