Master in Industrial and Employment Relations
DURAÇÃO
1 Years
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Período integral
PRAZO DE MATRÍCULA
15 Sep 2024*
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
30 Sep 2024
TAXAS DO PROGRAMA
EUR 9.400 / per year
FORMATO DE ESTUDO
Ensino a Distância
* prazo de candidatura à fase facultativa presencial
Introdução
Num ambiente em rápida mudança (política, económica, social, cultural, tecnológica) em que os governos, as organizações de trabalhadores, os empregadores e as organizações empresariais têm de adaptar continuamente as suas estratégias, uma melhor compreensão das tendências contemporâneas e dos desafios das diferentes indústrias e do emprego relações no mundo é uma necessidade premente.
Para proporcionar aos profissionais de relações laborais o melhor ambiente de aprendizagem e a oportunidade de se envolverem em discussões profundas relacionadas com as Relações Industriais e de Emprego, o Centro Internacional de Formação da Organização Internacional do Trabalho (ITCILO), em parceria com a Universidade de Turim, Itália, está a oferecer um Mestrado em Relações Industriais e de Emprego. Inclui uma fase de ensino à distância com atividades síncronas (Webinars semanais ao vivo) e uma fase residencial opcional no campus ITCILO em Torino, Itália, para aprofundar-se em nosso centro de aprendizagem, seguida por uma segunda fase de ensino à distância para a preparação de a tese de mestrado.
A jornada de aprendizagem online permite que os alunos interajam continuamente com um corpo docente global proveniente de uma ampla gama de instituições, desde a OIT até universidades, instituições de formação e investigação em todo o mundo. O Mestrado também oferece a oportunidade de viver uma experiência de aprendizagem com profissionais e estudantes vindos de todas as regiões do mundo.
O Mestrado em Relações Industriais e de Emprego visa desenvolver conhecimentos multidisciplinares especializados no domínio das relações laborais e de emprego numa perspectiva comparativa. Proporcionará aos alunos uma profunda compreensão teórica e prática dos sistemas de relações laborais e de emprego no mundo, analisando as mudanças e tendências recentes.
O programa de mestrado combina a sólida formação acadêmica da Universidade de Torino com a experiência de treinamento internacional do ITCILO. Uma abordagem internacional foi aplicada ao conteúdo, à metodologia, bem como à composição do corpo docente.
Galeria
Alunos ideais
Who Attends this Master?
The Master in Industrial and Employment Relations is aimed at participants with the following profiles:
- Consultores e estudantes de pós-graduação;
- Government, workers’ and employers’ representatives;
- Practitioners in the field of industrial and employment relations from the public and private sectors;
- Gestores de recursos humanos, pessoal de departamentos de recursos humanos que lidam com relações laborais e laborais;
- Labour court judges and lawyers;
- Labour administration and labour inspection officials;
- Funcionários da OIT e de outras organizações internacionais.
Admissões
Taxa de matrícula do programa
Bolsas de estudo e financiamento
Bolsas parciais
Um número limitado de bolsas parciais está disponível, numa base competitiva, para estudantes de países em desenvolvimento. Se você deseja se candidatar a uma bolsa parcial, especifique-o no formulário de inscrição.
Os critérios de seleção para atribuição de bolsas parciais incluirão habilitações académicas e profissionais, organização, país de origem e equilíbrio de género.
Observe que, além dessas bolsas parciais, não há outro apoio financeiro fornecido pelo ITCILO, incluindo ACTRAV e ACTEMP.
Currículo
O Programa de Mestrado será dividido em duas fases obrigatórias de ensino à distância e uma componente presencial opcional:
Fase 1: Fase de ensino à distância com webinars ao vivo de 30 de setembro de 2024 a 27 de abril de 2025
Os alunos serão matriculados em um programa de e-learning interativo, que inclui webinars ao vivo normalmente realizados às segundas e quintas-feiras, totalizando 6 horas de aula por semana durante esses dois dias. A presença nestas sessões é obrigatória. Além dos webinars, os alunos terão acesso a uma variedade de materiais complementares para estudo individual e colaborativo. Espera-se que eles dediquem no mínimo 15 horas por semana ao aprendizado, o que inclui tempo para webinars, leitura e outras atividades. Ao longo do curso, os alunos serão apoiados por um tutor e também terão a oportunidade de participar de fóruns e discutir com colegas, facilitando uma rica troca de ideias e perspectivas.
Esta fase está desenhada em torno de 7 áreas de macrocompetência:
- 1. Fundamentos das relações laborais: Os alunos serão apresentados aos conceitos básicos das relações laborais, tais como âmbito e definições, intervenientes envolvidos e regimes de relações laborais. Serão expostos à história das relações laborais e compreenderão melhor os intervenientes nas relações laborais. Os alunos irão adquirir os conhecimentos necessários para utilizar estatísticas e dados em torno das relações laborais e desenvolverão uma compreensão do papel das instituições de relações laborais no mercado de trabalho.
- 2. O quadro regulamentar: Nesta área de estudo os alunos poderão enriquecer os seus conhecimentos sobre as diferentes regulamentações em torno das relações laborais. Os alunos serão totalmente expostos ao sistema internacional de normas trabalhistas e refletirão sobre o papel da legislação trabalhista na definição do emprego e das relações industriais. Serão exploradas exaustivamente as iniciativas privadas e sociais e o seu impacto no desenvolvimento das relações laborais.
- Formas de relações laborais: A negociação colectiva, a cooperação no local de trabalho e os acordos-quadro internacionais são, entre outras, diferentes formas de relações laborais. Nesta macroárea, os alunos obterão estudos aprofundados sobre as diferentes modalidades sob as quais as interações entre trabalhadores e organizações de empregadores podem ocorrer em diferentes níveis.
- Prevenção e resolução de conflitos trabalhistas: Os alunos serão expostos aos princípios que sustentam a resolução de conflitos e analisarão os conflitos trabalhistas de diferentes ângulos, incluindo psicológicos e organizacionais. Os alunos obterão uma maior compreensão do papel dos mecanismos alternativos de resolução de disputas e de outros métodos de resolução de disputas, incluindo adjudicação e arbitragem.
- Aplicação da economia para profissionais de relações laborais: Compreender a economia para discutir durante a negociação de negociações colectivas ou a definição de um salário mínimo é de suma importância. Nesta área de estudo, os alunos serão apresentados às regras do mercado de trabalho e às suas instituições e à relação entre economia e relações laborais.
- Variedade de relações industriais: As relações industriais variam de país para país. Durante o programa, os alunos irão “viajar” pelo mundo para adquirir conhecimento sobre os diferentes tipos de sistemas de relações laborais e suas peculiaridades, desde economias desenvolvidas, economias emergentes e economias em desenvolvimento.
- Impulsionadores das Relações Industriais e de Emprego: Os alunos estudarão uma variedade de impulsionadores do desenvolvimento das relações industriais e de emprego, como cadeias de abastecimento globais, acordos comerciais e integração regional. Os alunos também serão expostos ao impacto das mudanças tecnológicas nas relações industriais e de emprego e em muitos outros.
Esta fase inclui auto-estudo, tarefas, questionários e exames.
Fase presencial (opcional): Fase residencial no campus ITCILO em Torino, Itália, 28 de abril de 2025 – 17 de maio de 2025 - A confirmar (opcional)
A fase opcional do Mestrado em Relações Industriais e de Emprego visa proporcionar conhecimentos e competências profundos a quem tem interesses profissionais em relações laborais e de emprego, nomeadamente com interesse em competências de negociação e práticas de trabalho. Os alunos serão expostos a práticas internacionais e comparativas de relações industriais e de emprego e serão capazes de discutir e comparar com as práticas e o contexto dos seus próprios países.
Será também organizada uma visita de estudo à sede da OIT em Genebra, proporcionando aos alunos sessões envolventes com especialistas da OIT, bem como diversas visitas de estudo a instituições e empresas selecionadas em Turim, proporcionando aos alunos a oportunidade de serem expostos a diferentes práticas. das relações industriais e de emprego.
Todas as visitas de estudo, inclusive à Sede da OIT, dependerão da disponibilidade e restrições
Fase 3: Fase de ensino à distância para elaboração da tese de 28 de abril de 2025 a 26 de setembro de 2025 (22 semanas)
Os alunos serão obrigados a realizar pesquisas individuais em seu país de origem para a preparação e apresentação de uma tese. O esboço da tese deverá ser apresentado até 27 de abril de 2025, e a tese deverá ser concluída até 21 de setembro de 2025.
Metodologia e Pessoas Recurso
Metodologia
Professores, profissionais e outras pessoas-recurso usarão palestras, estudos de caso, julgamentos de jurisprudência, trechos de acordos coletivos e legislação, discussões, trabalho em grupo e exercícios práticos para encontrar um equilíbrio entre teoria e prática e para estimular a interação com as pessoas-recurso e entre estudantes.
Pessoas Recurso
As pessoas-recurso são selecionadas com base em sua experiência profissional e conhecimento no assunto. Eles consistem em especialistas do Ilo e Itcilo, professores universitários e profissionais.
Resultado do programa
Objetivo geral
O Mestrado em Relações Industriais e de Emprego foi concebido para fornecer um amplo espectro de conhecimentos e competências para aqueles com interesses profissionais em relações laborais e laborais. Além disso, os alunos serão expostos a sistemas internacionais e comparativos de relações industriais e de emprego para compreender melhor as implicações para os atuais sistemas e práticas de relações industriais.
Objetivos específicos
Após a conclusão bem sucedida do programa de mestrado, os participantes serão capazes de:
- Descrever os sistemas de relações laborais e de emprego com uma abordagem comparativa;
- Refletir criticamente sobre abordagens teóricas e analisar a sua aplicação para alcançar estratégias eficazes de relações laborais e de emprego;
- Aplicar conhecimentos multidisciplinares à tomada de decisões relacionadas com relações laborais;
- Aplicar ferramentas e metodologias para relações eficazes de gestão laboral nos diferentes níveis da economia, desde a empresa até aos níveis nacional e internacional;
- Aconselhar representantes do governo, dos empregadores e dos trabalhadores sobre questões de relações industriais e de emprego.
Oportunidades de Carreira
O que serei capaz de fazer?
O Master oferece uma variedade de situações de aprendizado nas quais os participantes podem aprimorar suas habilidades analíticas e de resolução de problemas:
- Refletir criticamente sobre abordagens teóricas e analisar a sua aplicação para alcançar estratégias eficazes de relações laborais e laborais;
- Como aplicar conhecimentos multidisciplinares à tomada de decisões relacionadas com as relações laborais;
- Como representar empregadores ou trabalhadores nas relações laborais, incluindo a negociação de acordos coletivos
- Melhores abordagens para ajudar empregadores ou trabalhadores em procedimentos de conciliação/mediação
- Ferramentas e metodologias para relações trabalhistas-gestão eficazes
- Aconselhar o governo, as organizações de empregadores e de trabalhadores em questões de relações laborais e laborais.