Master in Public Procurement Management for Sustainable Development
DURAÇÃO
1 Years
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Período integral
PRAZO DE MATRÍCULA
15 Sep 2024
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
14 Oct 2024
TAXAS DO PROGRAMA
EUR 9.400 / per year *
FORMATO DE ESTUDO
Ensino a Distância, No campus
* Subsistence (optional) €4,235
Introdução
O Centro Internacional de Formação da Organização Internacional do Trabalho (CIF-OIT) em parceria com a Universidade de Turim (Faculdades de Direito e Economia) e UNCITRAL ( Comissão das Nações Unidas sobre Direito Comercial Internacional ) oferece este Mestrado em Gestão de Compras Públicas para o Desenvolvimento Sustentável que explora os fundamentos legislativos, regulamentares, organizacionais e de gestão de um moderno Sistema de Contratações Públicas. O programa foi concebido como uma oportunidade de aprendizagem combinada que combina prescrições políticas/teóricas com tarefas aplicadas e trabalhos de pesquisa. Proporciona aos participantes acesso direto a conhecimentos especializados do mundo académico, de organizações internacionais, de grupos de reflexão e do setor privado . Prepara-os para uma série de funções executivas e gerenciais relacionadas com a gestão de contratos públicos e sua supervisão.
Nas últimas décadas, a boa gestão dos contratos públicos tornou-se um marco fundamental da boa governação e do progresso nacional. A sua importância para o desenvolvimento social e económico reflecte-se no facto de constituir uma proporção considerável da economia nacional ( 15%-30% do PIB nacional ). É um instrumento valioso para a promoção de políticas de protecção ambiental e de “equidade pró-social” e tem, historicamente, sido utilizado pelos governos para encorajar um crescimento económico mais equitativo. Mais recentemente, com o início das “alterações climáticas”, o avanço incessante da globalização e o papel crescente do sector privado na governação, os contratos públicos emergiram como um importante incentivo baseado no mercado para a promoção da Responsabilidade Social Empresarial (RSE). Através dos contratos públicos, os governos podem “elevar a fasquia” para o respeito das normas laborais e ambientais por todos os operadores do mercado, melhorando assim a “qualidade dos empregos” e facilitando a consecução dos objectivos nacionais de desenvolvimento sustentável. Daí o termo “compras sustentáveis”
A contratação pública evoluiu de uma simples função administrativa rotineira conduzida dentro de um departamento isolado de um ministério para uma função-chave da “gestão corporativa” do governo. Os profissionais de compras de hoje têm de lidar com mercados cada vez mais dinâmicos, tecnologias em rápida evolução e quadros jurídicos e contratuais cada vez mais complexos . Além do cumprimento das obrigações regulamentares prescritas, os profissionais de compras também têm de demonstrar a adesão dos seus governos aos acordos internacionais em matéria de direitos humanos, trabalho e ambiente, bem como à mitigação da corrupção. Conciliar a tensão entre os objectivos de sustentabilidade acima mencionados e o quadro dos acordos comerciais internacionais, respeitando simultaneamente as obrigações primárias de “ melhor relação qualidade/preço ”, transparência e responsabilização, requer um conjunto de novas competências em matéria de aquisições.
Este programa entrelaça cuidadosamente todas estas áreas de conhecimento e competências de aplicação correspondentes ao longo do processo de aquisição de bens , obras e serviços .
Galeria
Alunos ideais
Quem frequenta este Mestrado?
Profissionais em matéria de contratos públicos, gestores e funcionários dos ministérios, dos órgãos da administração local e dos órgãos de supervisão da despesa pública; auditores financeiros dos setores público e privado; gestores de projetos e contratos de projetos de investimento e cooperação técnica financiados por agências de desenvolvimento (IFI, Nações Unidas, UE, ONG); recém-licenciados que pretendam trabalhar no domínio dos contratos públicos ou da gestão das despesas públicas; formadores e profissionais envolvidos no desenvolvimento e Implementação de programas nacionais de formação em matéria de contratos públicos e de sistemas de certificação; profissionais do sector privado em matéria de contratos públicos; consultores e consultores em matéria de contratos públicos
Mesmo com distanciamento social e outras restrições relacionadas com o coronavírus, o Programa de Desenvolvimento Sustentável conseguiu no ano passado completar a segunda fase da 14ª edição do Mestrado em Gestão de Compras Públicas para o Desenvolvimento Sustentável.
A16ª edição ainda está a decorrer.
Por que devo me inscrever?
Os alunos aprendem estudando, colaborando e observando os profissionais em ação.
- Este mestrado parte do portfólio de formação do ITCILO, da investigação da OIT e da experiência académica da Università di Torino.
- Dedicated tutors estão disponíveis para responder a perguntas e fornecer suporte durante toda a jornada de aprendizagem.
- As metodologias de ensino incluem palestras, workshops e estudos de caso, bem como uma plataforma online para leituras, vídeos e exercícios.
The Master is a flagship of the Turin School of Development (ITCILO) proferido como Mestrado de 1º Nível pelas Faculdades de Direito e Gestão da Universidade de Turim. Prepara os alunos para aplicar os seus conhecimentos num conjunto de funções executivas e de gestão ligadas à gestão dos contratos públicos e à sua supervisão. Proporciona aos estudantes acesso direto a conhecimentos da academia, organizações internacionais, think-tanks e setor privado para responder aos desafios atuais e futuros. Explora os fundamentos legislativos, regulamentares, organizacionais e de gestão de um moderno sistema de contratação pública.
Admissões
Taxa de matrícula do programa
Resultado do programa
O objetivo geral deste programa de mestrado é ajudar a colmatar o atual défice de recursos humanos qualificados e permitir que os profissionais de compras enfrentem os desafios de regular, executar e monitorizar os contratos públicos de uma forma económica e socialmente responsiva, ao mesmo tempo que mitigam o impacto ambiental adverso.
No final do programa, os participantes terão adquirido um amplo espectro de conhecimentos e competências que abrangem:
- princípios internacionalmente aceites para governar sistemas sólidos de contratação pública;
- quadros legislativos e regulamentares, bem como modelos institucionais correspondentes para o desempenho bem-sucedido das funções de um sistema de compras moderno;
- teoria económica, ferramentas de avaliação e técnicas de análise financeira, bem como normas contabilísticas relevantes para operações de contratação pública;
- estratégias e instrumentos para incorporar os direitos sociais, ambientais e humanos nas etapas relevantes do processo de aquisição/cadeia de fornecimento;
- promoção da responsabilidade social corporativa por meio de compras públicas;
- execução do processo de aquisição de bens, obras e serviços (incluindo modalidades de contratação inovadoras, como parcerias público-privadas e contratação eletrónica);
- gestão de riscos em operações de compras;
- auditoria de aquisições;
- técnicas de controle e relatórios para operações de aquisição;
- concepção de sistemas de prevenção e detecção de fraude e corrupção nos contratos públicos;
- habilidades interpessoais gerais (técnicas de negociação, formação de equipes e redação de relatórios).
Currículo
Parte I – Ensino a distância
O período de ensino à distância visa transmitir aos participantes a base necessária nas principais disciplinas de aprendizagem do Mestrado, nomeadamente:
- Introdução ao regime jurídico dos contratos públicos
- Introdução ao gerenciamento de compras
- Introdução à economia das compras públicas
Parte II – Presencial
A segunda parte consiste na aprendizagem presencial: as aulas serão ministradas em Torino, no campus do ITCILO, de 8 de abril a 21 de junho de 2024. A frequência às aulas é obrigatória. Este é o período central de instrução, incorporando trabalho de aplicação e soluções em grupo/individuais para tarefas.
Durante esta parte, os participantes estudarão 23 “temas centrais” obrigatórios que abrangem os conteúdos expandidos das Três disciplinas de Aprendizagem do Mestrado, como segue:
- Instrumentos jurídicos internacionais que regem PP (OMC, UE, UNCITRAL, BM, COMESA)
- Modelos institucionais de PP e integração com a Gestão de Despesas Públicas
- Economia da gestão de compras, teoria dos jogos e leilões reversos
- Análise de balanço de empresas e padrões de relatórios financeiros
- A concepção de estratégias centralizadas de contratação pública*
- Processo de Aquisição: Ciclo do projeto e gerenciamento de riscos
- Métodos de aquisição
- Questões de Propriedade Intelectual relacionadas com Contratos Públicos
- Contratação Pública no Setor da Saúde
- Gestão de Aquisições de Contratos de Fornecimento
- Aquisição de Serviços Físicos
- Gestão de Aquisições de Obras
- Aquisição de serviços de consultoria
- Aquisições no setor de serviços públicos e compras de defesa
- Remédios para aquisições (procedimentos de reclamações dos licitantes)
- Direito Contratual e Solução de Controvérsias
- Gestão da Cadeia de Suprimentos: Logística, Apólices de Seguros e Incoterms
- Quadro jurídico e economia das parcerias público-privadas
- Compras sustentáveis: considerações sociais, económicas e ambientais nas compras públicas
- Gestão Avançada de Contratos
- Fraude e Corrupção nas Contratações Públicas
- Auditoria de Aquisições
- E-procurement (Questões legais e modelos de implementação)
Parte III – Dissertação final
A terceira parte é a preparação e apresentação de uma dissertação final. Os participantes são obrigados a realizar pesquisas individuais e apresentar a dissertação final sobre um tema de compras selecionado, sob a orientação de seu orientador. O esboço da dissertação final será apresentado em Torino até junho de 2025 e concluído antes de 13 de outubro de 2025.
Oportunidades de Carreira
O que poderei fazer?
Este mestrado intensivo, de um ano, combina trabalho online e residencial para estudantes em diferentes fases da sua carreira.
- Técnicas de controlo e elaboração de relatórios para as operações de adjudicação
- Gerenciar o risco nas operações de procurement
- Conceber sistemas de prevenção e deteção de fraude e corrupção na contratação pública