Keystone logo
Turin School of Development (International Training Centre of the ILO) Master in Public Procurement Management for Sustainable Development
Turin School of Development (International Training Centre of the ILO)

Master in Public Procurement Management for Sustainable Development

1 Years

Inglês

Período integral

15 Sep 2024

14 Oct 2024

EUR 9.400 / per year *

Ensino a Distância, No campus

* Subsistence (optional) €4,235

Introdução

O Centro Internacional de Formação da Organização Internacional do Trabalho (CIF-OIT) em parceria com a Universidade de Turim (Faculdades de Direito e Economia) e UNCITRAL ( Comissão das Nações Unidas sobre Direito Comercial Internacional ) oferece este Mestrado em Gestão de Compras Públicas para o Desenvolvimento Sustentável que explora os fundamentos legislativos, regulamentares, organizacionais e de gestão de um moderno Sistema de Contratações Públicas. O programa foi concebido como uma oportunidade de aprendizagem combinada que combina prescrições políticas/teóricas com tarefas aplicadas e trabalhos de pesquisa. Proporciona aos participantes acesso direto a conhecimentos especializados do mundo académico, de organizações internacionais, de grupos de reflexão e do setor privado . Prepara-os para uma série de funções executivas e gerenciais relacionadas com a gestão de contratos públicos e sua supervisão.

Nas últimas décadas, a boa gestão dos contratos públicos tornou-se um marco fundamental da boa governação e do progresso nacional. A sua importância para o desenvolvimento social e económico reflecte-se no facto de constituir uma proporção considerável da economia nacional ( 15%-30% do PIB nacional ). É um instrumento valioso para a promoção de políticas de protecção ambiental e de “equidade pró-social” e tem, historicamente, sido utilizado pelos governos para encorajar um crescimento económico mais equitativo. Mais recentemente, com o início das “alterações climáticas”, o avanço incessante da globalização e o papel crescente do sector privado na governação, os contratos públicos emergiram como um importante incentivo baseado no mercado para a promoção da Responsabilidade Social Empresarial (RSE). Através dos contratos públicos, os governos podem “elevar a fasquia” para o respeito das normas laborais e ambientais por todos os operadores do mercado, melhorando assim a “qualidade dos empregos” e facilitando a consecução dos objectivos nacionais de desenvolvimento sustentável. Daí o termo “compras sustentáveis”

A contratação pública evoluiu de uma simples função administrativa rotineira conduzida dentro de um departamento isolado de um ministério para uma função-chave da “gestão corporativa” do governo. Os profissionais de compras de hoje têm de lidar com mercados cada vez mais dinâmicos, tecnologias em rápida evolução e quadros jurídicos e contratuais cada vez mais complexos . Além do cumprimento das obrigações regulamentares prescritas, os profissionais de compras também têm de demonstrar a adesão dos seus governos aos acordos internacionais em matéria de direitos humanos, trabalho e ambiente, bem como à mitigação da corrupção. Conciliar a tensão entre os objectivos de sustentabilidade acima mencionados e o quadro dos acordos comerciais internacionais, respeitando simultaneamente as obrigações primárias de “ melhor relação qualidade/preço ”, transparência e responsabilização, requer um conjunto de novas competências em matéria de aquisições.

Este programa entrelaça cuidadosamente todas estas áreas de conhecimento e competências de aplicação correspondentes ao longo do processo de aquisição de bens , obras e serviços .

Alunos ideais

Admissões

Taxa de matrícula do programa

Resultado do programa

Currículo

Oportunidades de Carreira

Testemunhos de Alunos

Sobre a escola

Perguntas