Turin School of Development (International Training Centre of the ILO)
Mestre em Direito do Comércio Internacional - UNCITRAL
- Turin, Itália
- Online Italy
Mestrado em Direito
DURAÇÃO
1 ano
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Período integral
PRAZO DE INSCRIÇÃO
31 Mar 2026
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
15 Mar 2027
TAXAS DO PROGRAMA
EUR 9.900
FORMATO DE ESTUDO
Ensino a Distância, No campus
Consultoria agilizada
Ao entrar em contato com a faculdade, você terá acesso à consultoria prioritária e gratuita para tirar qualquer dúvida que envolva seus estudos e a inscrição.
O Programa é direcionado a graduados universitários e profissionais interessados em se especializar em direito comercial internacional na perspectiva de atividades empresariais transnacionais. Abrange também os principais quadros institucionais e jurídicos internacionais (como a OMC e a UNCITRAL , mas também a legislação sobre investimentos). Além disso, o Master incorpora um módulo dedicado sobre solução de disputas internacionais, arbitragem e litígio
O Programa oferece, assim, cobertura geral de Contratos Comerciais Internacionais, Instituições Internacionais e Resolução de Disputas Internacionais, nas perspectivas do direito privado comparado, do direito internacional público e do direito internacional privado. Inclui módulos sobre comércio e sustentabilidade e comércio e inovação.
A propagação da pandemia relacionada com a COVID-19 em todo o mundo não afecta apenas a nossa vida quotidiana, mas também tem um impacto significativo no sistema comercial global. Como aluno do Programa, você poderá aprofundar seu conhecimento sobre como esta crise moldará o futuro do sistema comercial por meio do ensino e da experiência de um corpo docente excelente e diversificado.
O Programa conta com um corpo docente internacional e diversificado composto por ilustres professores de direito e/ou profissionais e funcionários de organizações internacionais. Os alunos podem, assim, adquirir não apenas o conhecimento jurídico para lidar com o comércio e questões contratuais relacionadas ao comércio, mas também as competências e habilidades práticas necessárias para uma carreira de sucesso na área.
As modalidades de ensino incluem ensino à distância (por meio de leituras estruturadas, vídeos, webinars, exercícios, notas de casos e fóruns) em plataforma dedicada; palestras; oficinas; estudos de caso; tribunais discutíveis; e seminários com depoimentos. Os alunos participam ativamente e contribuem para o processo de aprendizagem. Uma viagem acadêmica a Genebra para visitar algumas organizações internacionais está incluída no Programa
Os participantes beneficiarão do apoio e envolvimento de coordenadores científicos e tutores que os acompanharão e aconselharão ao longo de todo o período de aprendizagem. As carreiras previstas são aquelas em escritórios de advocacia, escritórios jurídicos de empresas multinacionais e instituições nacionais e internacionais que lidam com questões jurídicas do comércio internacional.
Perfil do participante
Alunos de edições anteriores vieram de muitos países diferentes, e o Programa tem orgulho de apoiar a diversidade na turma.
Quem frequenta este mestre?
O Mestrado é destinado a:
- Graduados universitários recentes, de preferência com alguma experiência profissional relevante, que pretendam trabalhar nas áreas do direito do comércio internacional, por exemplo, em escritórios de advocacia, departamentos jurídicos corporativos, governos, organizações internacionais e instituições acadêmicas ou de pesquisa;
- Profissionais, consultores jurídicos, profissionais e gerentes que desejam expandir seus conhecimentos nas áreas de direito do comércio internacional.
- Funcionários que trabalham nos setores público e privado, agências da ONU, fundações e ONGs.
Bolsas Parciais
Um número limitado de bolsas parciais pode ser disponibilizado por patrocinadores para facilitar a participação de candidatos merecedores de países em desenvolvimento e em transição que não tenham condições de pagar o valor integral das mensalidades.
Espera-se, portanto, que os participantes financiem sua participação o máximo possível. Os critérios de admissão levarão em consideração o potencial de autofinanciamento do participante, bem como seus perfis educacionais e profissionais. No formulário de inscrição, os participantes são gentilmente solicitados a indicar a parcela das taxas de ensino que eles são capazes de financiar.
O programa é um curso intensivo com duração de 12 meses e está estruturado em três fases distintas:
Fase de ensino a distância
De 1 de novembro de 2025 a 15 de março de 2026
A fase de Ensino à Distância envolverá aproximadamente 280 horas de estudo e durará 18 semanas ao longo de quatro meses, com cada semana dedicada a um tópico específico em Direito Comercial Internacional. Os participantes se envolverão em aprendizado individual e colaborativo por meio de uma plataforma de e-learning, onde poderão:
- Aprenda tanto individualmente quanto colaborativamente;
- Receber apoio do tutor e, durante os webinars semanais ou indiretamente, de professores com expertise nas temáticas;
- Participar de fóruns utilizando a documentação disponibilizada na plataforma;
- Estabeleça uma rede de contatos com outros participantes.
Os módulos semanais incluem:
- Introdução ao Direito do Comércio Internacional
- Princípios e fundamentos do Direito Comercial Internacional e do Estado de Direito
- Direito da OMC: Instituições e o GATT
- Direito Aduaneiro
- Contratos Comerciais Internacionais e Introdução à Elaboração de Contratos
- Transporte de mercadorias
- UNCITRAL: Textos Principais
- Instrumentos e Princípios UNIDROIT para Contratos Comerciais
- Comércio e Inovação: IA, Blockchain e Robótica
- Comércio e Sustentabilidade nas cadeias de valor globais
Cada módulo será seguido por um webinar de revisão ao vivo de uma hora, onde os participantes poderão interagir diretamente com o palestrante do módulo e fazer perguntas. A presença nessas sessões é obrigatória. Além dos webinars, os alunos terão acesso a uma variedade de materiais suplementares para estudo individual e colaborativo. Espera-se que eles dediquem um mínimo de 15 horas por semana ao seu aprendizado, incluindo tempo para webinars, leitura e exercícios interativos.
Fase presencial
De 16 de março a 5 de junho de 2026
A segunda fase do mestrado consiste em aprendizagem presencial: as aulas serão ministradas em Turim, no campus do ITCILO, de 16 de março a 5 de junho de 2026.
A frequência às aulas é obrigatória; as aulas são realizadas todos os dias, de segunda a sexta, das 9h às 15h30. Esta fase inclui palestras didáticas, estudos de caso, depoimentos, simulações, trabalhos práticos e soluções em grupo/individuais para tarefas.
Durante este componente de aprendizagem, os participantes estudarão 7 “módulos principais” obrigatórios, como segue:
- Comércio e geoeconomia
- Alfândega, transporte e comércio
- Comércio, trabalho, meio ambiente e cadeias de valor globais sustentáveis
- Big data e direito comercial
- Habilidades para o advogado global: Elaboração de contratos comerciais e prática transacional (fusões e aquisições privadas)
- Prevenção e resolução de litígios
- Arbitragem comercial internacional e Tribunal Simulado do Tribunal Internacional de Arbitragem da CCI.
Fase Final de Ensaio
De 6 de junho a 31 de outubro de 2026
A terceira fase é dedicada à preparação e submissão do ensaio final. Os participantes devem realizar pesquisas individuais e submeter o ensaio final sobre um tópico selecionado, sob a orientação de seu supervisor e dos Coordenadores Científicos. O esboço do ensaio final deve ser apresentado em Turim até junho de 2026 e deve ser concluído antes de 31 de outubro de 2026.
Objetivos
O Master of Laws in International Trade foi criado para oferecer uma gama abrangente de conhecimento e habilidades para profissionais envolvidos em comércio internacional. Este programa facilita uma exposição aprofundada a estruturas jurídicas internacionais e comparativas, fornecendo aos participantes uma compreensão diferenciada dos desafios apresentados pelos sistemas e práticas comerciais do mundo real.
Após a conclusão bem-sucedida do programa de mestrado, os participantes serão capazes de:
- Aprimorar seus conhecimentos jurídicos na área do direito comercial internacional, obtendo insights sobre os princípios subjacentes e as práticas atuais que moldam as regulamentações e políticas de comércio global.
- Aprimorar suas competências em análise jurídica, permitindo que enfrentem desafios complexos em ambientes de comércio global, incluindo a avaliação de subsídios, empresas estatais, sustentabilidade, inovação e o impacto de políticas internacionais no comércio.
- Desenvolver suas habilidades de negociação e redação, com foco na criação e gestão de contratos comerciais internacionais e no refinamento de técnicas necessárias para uma comunicação intercultural eficaz e formulação de acordos.
- Melhorar suas habilidades em resolução de disputas internacionais, com forte ênfase em arbitragem e mediação, equipando-os para gerenciar e resolver disputas de forma eficiente em um contexto global
