

Universiti Malaysia Sarawak
Universiti Malaysia Sarawak (UNIMAS), oitavo universidade da Malásia foi oficialmente constituída em 24 de Dezembro de 1992. Uma universidade que é contemporâneo em caráter e virada para o futuro em perspectiva, ela está empenhada em fornecer a nação com líderes, gerentes, cientistas e especialistas técnicos, bem como os cidadãos atenciosas que são capazes de lidar com os complexos desafios do nosso futuro comum - confiança, com competência e criatividade.
Com cerca de 30 docentes, a Universidade abriu suas portas para o primeiro lote de 118 estudantes, em 8 de Agosto de 1993. Os estudantes foram registrados nas duas faculdades pioneiros, a Faculdade de Ciências Sociais e da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Recursos. Dois centros de apoio acadêmico também foram estabelecidos: o Centro de Aprendizagem Aplicada e Multimédia, e do Centro de Serviços de Informação Acadêmicos.
No ano seguinte (1994) viu mais quatro faculdades que abrem suas portas para os cursos de graduação: a Faculdade de Ciências Cognitivas e Desenvolvimento Humano, da Faculdade de Administração de Artes, da Faculdade de Engenharia e da Faculdade de Tecnologia da Informação. Efectivos e estudantis quadruplicou. Enquanto isso, a Universidade também cresceu em perfil como a maioria das faculdades começaram a oferecer programas de pós-graduação. As actividades de investigação começou a enraizar-se com a criação do Instituto de Biodiversidade e Conservação Ambiental, que incide sobre a miríade de flora e fauna em Bornéu. Ligações com várias universidades no exterior também foram estabelecidos. No mesmo ano, o Centro de Transferência de Tecnologia e Consultoria UNIMAS, ganhou o contrato para o estudo EIA do Projeto Hidrelétrico Bakun, o maior projeto já EIA no país.
O período entre janeiro de 1995 eo final de Dezembro de 1996 foi maior consolidação da estrutura acadêmica e de pesquisa da universidade. Mais duas faculdades começaram a tomar em seus lotes pioneiros de estudantes; da Faculdade de Medicina e Ciências da Saúde (1995) e da Faculdade de Economia e Negócios (1996). Estes elevou o número total de faculdades de oito, como originalmente planejado. O Centro de Língua e Comunicação Estudos começaram a oferecer o programa TESL, além de cursos de línguas genérico. O Instituto de Saúde e Medicina Comunitária, e do Instituto de Tecnologia de Software foram então adicionados à lista de institutos de pesquisa.
O ano histórico de 1997 testemunhou o lote pioneiro de graduados receberam seus diplomas na convocação inaugural da Universidade. O ano também viu a criação do Instituto de Estudos do Leste Asiático.
2000 testemunhou a mudança no assento vice-reitor; Professor Dato 'Zawawi Ismail, o primeiro vice-chanceler sucedido pelo Professor Datuk Yusuf Hadi como o segundo Vice-Chanceler da UNIMAS. Prof Dr Datuk Abdul Rashid Abdullah foi apontado como o terceiro vice-chanceler em 1 de Fevereiro de 2005. De 2001 até 31 de março de 2013, o Professor Dr. Datuk Khairuddin Ab Hamid foi apontado como o quarto vice-reitor da UNIMAS. YBhg Prof Dr Morshidi bin Sirat mais tarde foi nomeado como o quinto VC no dia 1 de Abril de 2013. Seu mandato, no entanto, foi breve como ele foi chamado para ocupar o cargo de Diretor-Geral do Ministério da Educação, na Malásia. Consequentemente, YBhg Prof Dato 'Dr. Mohamad Kadim Suaidi assumiu como o sexto vice-chanceler de UNIMAS em 16 de abril de 2013.
A partir de setembro de 2013, o total de matrículas UNIMAS é constituído por 16.085 14.033 alunos de graduação, 1.343 pós-graduados e 709 estudantes pré-universitários. Além disso, um total de 2,189 pessoal têm sido empregados como de Agosto de 2013.
UNIMAS é uma universidade ISO-certificados. Foi concedido o prestigiado certificação MS ISO 9001:2000 pela excelência em seus processos de gestão do núcleo - a partir da ingestão de novos alunos para a certificação dos seus diplomados. Nossos cursos de graduação foram concebidos para satisfazer as necessidades da sociedade e da indústria. Nosso forte ênfase na tecnologia concedeu-nos com o Multimedia Super Corridor (MSC) Status prestigiado em 17 de novembro de 2003. O prêmio foi concedido para o nosso papel e capacidade no desenvolvimento de recursos humanos para a MSC e necessidades relacionadas, através de nossos programas estratégicos de aprendizagem e formação.
UNIMAS ganhou o Prêmio de Tecnologia da Informação Estreia do Governo da Malásia, O "Bridging the Digital Divide" categoria de Prêmio eAsia de AFACT. Ele também ganhou o Prêmio Inovadores da Indústria para o Desenvolvimento do Sistema e Aplicação da Sociedade norte-americana de Profissionais de Satélite Internacional (SSPI), para o seu sucesso na criação de um telecentro na comunidade remota de Bario, Sarawak, para auxiliar a comunidade na comunicação , educação, e-commerce, serviços de saúde e do governo.
UNIMAS tem sido bem sucedida na aquisição de bolsas de investigação, Chegando com publicações e descobertas científicas úteis. Instituto da Universidade de Saúde e Medicina Comunitária desenvolveu com sucesso uma vacina candidata para dengue através da colaboração com uma empresa internacional, Bavarian Nordic. Além disso, a Faculdade de Ciências e Tecnologia de Recursos desenvolveu com sucesso um processo de conversão de amido de sagu de ácido láctico para a produção de plástico ambientalmente amigável.
As iniciativas de descoberta de conhecimento em UNIMAS têm como premissa, em parte, a riqueza de recursos naturais e diversidade sócio-cultural make up do Estado de Sarawak. Enquanto UNIMAS é forte no estudo da biodiversidade, este e mais de outras actividades de investigação nesta universidade estão firmemente baseadas em tecnologias contemporâneas. Por exemplo, a conservação dos recursos naturais do Estado, através da força combinada em ciência da computação e TI, com experiência em biologia molecular e da biotecnologia, têm efetivamente sinergia vários investigação colaborativa, tanto local quanto internacionalmente. A diversidade cultural e singularidade social das comunidades Sarawak oferecem oportunidades para estudos na área da saúde e da medicina, oferecendo um olhar para a influência de fatores ambientais e práticas sócio-culturais sobre as interações de vários agentes patogénicos; , bem como outras questões relacionadas com a saúde da comunidade.
O compromisso da UNIMAS a investigação já foi reconhecido pelas partes interessadas e parceiros na indústria, a prestação de doações para a criação de oito cadeiras de pesquisa; estes incluem o Zaidi Presidente Tun para Medicinal Chemistry, o Openg Presidente Tun para Sago Tecnologia, o presidente Shell de Estudos Ambientais, eo presidente Sapura para as TIC.
Hoje, a força de UNIMAS na pesquisa está sendo reconhecido por seus pares em pelo menos três áreas de nicho de pesquisa - A pesquisa biotecnológica em epidemiologia (dengue, JE, FMHD, malária), biogeografia (filogenia) e da agricultura (sagu); - TIC, especificamente sobre comunicação rural e análise de imagem; e - Biodiversidade, recursos naturais e gestão ambiental.
A gestão universitária tem atualizado, com base em sua força em pesquisa, o estado de alguns de seus grupos de pesquisa em UNIMAS para Centros de Excelência que são: - O Centro de Pesquisa em Malária - O Centro de Investigação de água - Informática Rurais - Análise de Imagem e Tecnologias Espaciais - Tecnologia Semântica e Realidade Aumentada - Energias Renováveis - Sago Investigação - Estudos sobre Deficiência
Em 2012, recebeu o reconhecimento nacional UNIMAS ganhando 4 de ouro, 3 de prata e 10 prêmios de bronze no MTE 2012. UNIMAS também ensacados 11 medalhas de ouro no BIS 2012, uma exposição internacional realizada em Londres. Dr. Balbir Singh pela Faculdade de Medicina e Ciências da Saúde estava entre vários destinatários do prêmio melhor cientista da Malásia dadas por Akademi Sains Malaysia por sua contribuição notável e marcante nas atividades de pesquisa da malária.
No ano passado, UNIMAS garantiu 44 projectos no âmbito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MOSTI) subvenção do Fundo de Ciência, com um montante total a RM7.59 milhões. Outra milhões RM2.88 foi garantido a partir do Ministério da Educação Superior (Mohe) para 81 projetos de pesquisa.
- Kuching
94300 Kota Samarahan, , Kuching
