
Doutorado em Física Nuclear e de Partículas
Santiago de Compostela, Espanha
DURAÇÃO
3 Years
LÍNGUAS
Espanhol, Galego
RITMO
Período integral
PRAZO DE MATRÍCULA
Solicitar prazo de inscrição
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Oct 2025
TAXAS DO PROGRAMA
EUR 200 / per year
FORMATO DE ESTUDO
No campus
Introdução
O programa de doutoramento desenvolve-se na prestigiada área da Física Nuclear e de Partículas, que procura compreender a estrutura da matéria estudando os seus componentes mais elementares em termos de núcleos, partículas e as interacções entre eles.
Este campo gerou nos últimos 50 anos uma grande variedade de aplicações tecnológicas nas áreas de energia, medicina e indústria em geral. As linhas de pesquisa propostas no doutorado são de ponta nos campos da física experimental nuclear e de partículas dos grandes aceleradores do LHC do CERN ou do GSI, nos campos mais aplicados da radiação ionizante na medicina, indústria e física ambiental. exploração do universo por meio de partículas e radiação de alta energia, na descrição da estrutura dos hádrons e do confinamento dos quarks, nas teorias modernas de unificação de interações fundamentais, supersimetria, extensões do modelo padrão de partículas elementares e campo integrável teorias.
Linhas de investigação
- Estrutura, dinâmica e reacções nucleares. P&D de detectores e instrumentação para física nuclear
- Teoria e fenomenologia das interações fundamentais em altas energias. Detecção e análise de quarks e gluons de plasma
- Astrofísica de alta energia (neutrinos, raios gama e raios cósmicos)
- Métodos não perturbativos e integrabilidade em teoria de campos
- Teoria das Cordas, Gravidade Quântica e Supersimetria
- Física de quarks, violação de CP e desenvolvimento de detectores de pixel de silício em aceleradores de partículas
- Desenvolvimento de técnicas de computação em grade
- Desenvolvimento de detectores de radiação para aplicações científicas, tecnológicas e médicas
Galeria
Alunos ideais
Em geral, os estudos de mestrado que permitirão o ingresso neste programa de doutorado sem complementos de formação serão o Mestrado em Física Nuclear e de Partículas e suas Aplicações Científicas e Técnicas oferecido pela USC.
Perfil de entrada com complementos de formação:
- RAMO DE CIÊNCIAS: Mestrado em Biotecnologia, Mestrado em Ciência e Tecnologia de Colóides e Interfaces, Mestrado em Ciência e Tecnologia de Materiais, Mestrado em Engenharia Matemática, Mestrado em Fotônica e Tecnologias Laser, Mestrado em Matemática, Mestrado em Química Avançada, Mestrado em Química Teórica e Modelagem Computacional, Mestre em Técnicas Estatísticas.
- RAMO DAS CIÊNCIAS DA SAÚDE: Mestre em Pesquisa Biomédica, Mestre em Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos.
- RAMO DE ENGENHARIA E ARQUITETURA: Mestrado em Computação de Alto Desempenho, Mestrado em Tecnologias de Informação.
Todos eles oferecidos pela USC.
No caso de outras universidades, os graus de acesso direto serão por analogia com os da Universidade de Santiago e/ou por áreas de conhecimento cuja matéria esteja de acordo com a formação prévia exigida, os objetivos e as linhas de investigação atribuídas. ao Programa de Doutorado. A Comissão Acadêmica do Programa de Doutorado será o órgão que decidirá sobre a admissão direta ou condicional do candidato à aprovação em determinados complementos de formação com base na documentação fornecida pelo candidato.
Outros perfis: no caso de outros tipos de perfis diferentes dos anteriores, a comissão acadêmica avaliará cada caso individualmente. Será considerada a possibilidade de exigência de complementos de treino (máximo até 15 ECTS).
No caso de outros perfis que não concluam o mestrado, será exigida uma equivalência de formação em créditos de investigação, pelo menos igual aos do mestrado que dá acesso direto, que será de 12ECTS.
Alunos com diplomas estrangeiros: Os alunos com diplomas estrangeiros não homologados podem candidatar-se a estudos de doutoramento, desde que seja acreditado um nível de formação equivalente ao do grau de mestre universitário oficial espanhol e estejam habilitados no país de emissão do grau de acesso a estudos de doutorado. Esta admissão não implicará, em qualquer caso, a homologação do grau anterior ou o reconhecimento para outros fins que não os de acesso a estes ensinamentos.
Será necessário um domínio intermediário da língua inglesa. O referido domínio será credenciado perante o CAPD através de qualquer certificação oficial (nível intermediário: B1, TOEFL, Cambridge, Escola de Idiomas Oficial...). Caso não possua a referida certificação oficial, o CAPD realizará as provas que considerar adequadas: prova oral e/ou escrita e/ou entrevista pessoal, para avaliar o conhecimento do aluno na língua inglesa.
Admissões
Currículo
actividades de formação
- Publicação de trabalhos de investigação científica (artigos e/ou capítulos de livros) E1071A01
- Apresentação de comunicações e participação em conferências E1071A02
- Realização de estadias de investigação noutros laboratórios nacionais e/ou estrangeiros E1071A03
- Participação em cursos de verão E1071A04
- Participação em cursos de formação em investigação básica e aplicada em física nuclear e de partículas, gestão de I&D&I, criação e gestão de empresas de base tecnológica e similares E1071A05
- Desenvolvimento de exposições científicas e seminários de formação E1071A06
- Desenvolvimento de seminários de intercâmbio científico entre estudantes de doutorado (PhD-Meet) E1071A07
Complementos de treinamento
- Teoria quântica de campos P1211201
- Física de Partículas I P1211202
- Física de Partículas II P1211203
- Estrutura nuclear e astrofísica P1211204
- Mecânica Quântica Avançada P1211221
- Interação radiação-matéria P1211226
Resultado do programa
O programa de doutoramento desenvolve-se na prestigiada área da Física Nuclear e de Partículas, que procura compreender a estrutura da matéria através do estudo dos seus componentes mais elementares em termos de núcleos, partículas e as interações entre eles.
Nos últimos 50 anos, este campo gerou uma grande variedade de aplicações tecnológicas nas áreas de energia, medicina e indústria em geral.
As linhas de investigação propostas no doutoramento são líderes nos domínios da física experimental nuclear e de partículas dos grandes aceleradores LHC do CERN ou do GSI, nos domínios mais aplicados das radiações ionizantes na medicina, na indústria e na física ambiental. universo por meio de partículas de alta energia e radiação, na descrição da estrutura dos hádrons e no confinamento dos quarks, nas teorias modernas de unificação das interações fundamentais, na supersimetria, nas extensões do modelo padrão de partículas elementares e nas teorias de campos integráveis.