
Universitat Politècnica de València (UPV)
Mestrado em Sistemas de Aeronaves Não Tripuladas e Tecnologias AssociadasValencia, Espanha
TIPO DE CURSO
Mestrado
DURAÇÃO
18 meses
LÍNGUAS
Espanhol
RITMO
Período integral
PRAZO DE INSCRIÇÃO
Solicitar prazo de inscrição
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Sep 2025
TAXAS DO PROGRAMA
Solicitar valores
FORMATO DE ESTUDO
No campus
Introdução
A história é marcada por acontecimentos tecnológicos e invenções técnicas que mudaram o rumo e o futuro da sociedade atual e por isso a necessidade de configurar profissionais capazes de tirar o máximo proveito de cada descoberta e desenvolvimento. Portanto, o aparecimento deste tipo de tecnologia molda e abre caminho às necessidades de formação dos técnicos e profissionais que procuram aplicar este paradigma tecnológico nos seus fluxos de trabalho.
A tecnologia dos Sistemas de Aeronaves Não Tripuladas (UAS) é de origem militar e vem se desenvolvendo há um século. Esses sistemas estão presentes nas mais diversas versões, pois são operados para funções muito variadas. No início deste milénio, esta tecnologia foi transferida para o setor civil e desde então a sua evolução tem sido exponencial, com expectativas futuras ainda maiores. Os avanços na concepção, construção e propulsão de aeronaves, seus sistemas e sensores embarcados tornam os drones aplicáveis em praticamente todos os setores do tecido industrial e da sociedade (gestão de territórios, agricultura, inspeções industriais e energéticas, jornalismo gráfico, logística, segurança). e emergências...).
objetivos
A licenciatura procura formar o aluno nas capacidades e competências multidisciplinares necessárias para abordar ações e tarefas especializadas de engenharia relacionadas com o desenvolvimento de aeronaves, sistemas e sensores não tripulados, bem como a utilização e aplicações e gestão do espaço aéreo de Sistemas de Aeronaves não tripulados. (Sistemas de Aeronaves Não Tripuladas UAS)
O objetivo do Mestrado é proporcionar aos alunos uma formação altamente especializada na área de drones em todos os componentes e aplicações atuais e futuras. Desta forma, o aluno será formado nas seguintes especialidades:
- Projeto, construção, manutenção e sistemas de aeronaves UAS.
- Sistemas de propulsão UAS, empuxo e fontes de energia.
- Operações de voo, controle e orientação, treinamento em diretivas nacionais e europeias sobre uso de UAS, segurança operacional e certificação.
- A gestão do espaço aéreo, espaço U com seus sistemas, serviços e aplicações.
- Sistemas de georreferenciação, sistemas de navegação, aquisição, processamento e análise de dados e sua integração em sistemas de informação geoespacial.
- Aplicações de UAS na área da engenharia (Geomática, Agronómica, Civil, Industrial, Aeroespacial, Telecomunicações, Arquitetura...).
- Mobilidade Aérea com seus sistemas, serviços e aplicações
Admissões
Currículo
Estrutura do mestre
Três módulos de 30 cr. cada
Módulo 1: Projeto, Construção, Operações de Voo e Aeronavegabilidade (30 cr.):
Módulo 1a (15cr): Projeto, Missão e Aeronavegabilidade
- Assunto: Aeronaves, Sistemas e Propulsão (9)
- Assunto: Projeto, fabricação e manutenção (6)
Módulo 1b (15cr): Operações de voo
- Assunto: Regulamentos e Regras (3)
- Assunto: Procedimentos, Segurança Operacional e Certificação (9)
- Assunto: Gestão do Espaço Aéreo (UTM, U-space) (3)
Módulo 2: Sistemas e Aplicações (30 cr.):
Módulo 2a (18cr): Conhecimento básico em aplicações UAS.
- Assunto: Sistemas Geoespaciais (4.5)
- Disciplina: Processamento e Análise de Informação (7.5)
- Assunto: Aplicações (Geomática, Agronomia, Industrial, Gestão de Territórios...) (6)
Módulo 2b (6 cr): U-space: Sistemas, Serviços e Aplicações
Módulo 2c (6 cr): Mobilidade Aérea: Sistemas, Serviços e Aplicações
Módulo 3: Eletivas e Projeto Final de Mestrado (30 cr.):
- Dissertação de Mestrado (12cr)
- Créditos válidos (18cr) em uma das seguintes opções:
- Programas de intercâmbio
- Colaborações com Centros Tecnológicos
- Estágios em empresas do setor
- Eletivas para o Mestrado em Engenharia Aeronáutica
Oportunidades de Carreira
O mestrado qualifica profissionais para as seguintes atividades, portanto as oportunidades de carreira estão relacionadas a essas atividades.
No âmbito da atividade profissional regulamentada da Engenharia Aeroespacial, é permitido o acesso às seguintes competências aplicadas aos UAS.
- Desenvolver planos de operação e sua navegação.
- Estudar e compatibilizar o desenvolvimento de missões de drones.
- Projetar drones de acordo com seus requisitos ou missão e desenvolver planos de manutenção, segurança e certificação.
- Gerenciar o espaço aéreo com segurança, regulando o tráfego e seus limites, bem como sua compatibilidade com as atividades aéreas em ambiente urbano, suburbano ou aeroportuário.
- Planejamento e gestão de rotas aéreas associadas a veículos não tripulados.
- Desenvolver e aplicar o conhecimento adquirido para a integração da mobilidade aérea urbana e não urbana.
- Atender às exigências da autoridade aeronáutica e analisar diferentes situações com base nos possíveis cenários de aplicabilidade de aeronaves não tripuladas.
No âmbito da atividade profissional regulamentada da Engenharia Geomática, é facultado o acesso às seguintes competências aplicadas aos UAS:
- Integrar aplicações de aeronaves não tripuladas e seus sensores, associados ao trabalho aéreo que pode ser realizado com este tipo de plataforma.
- Executar trabalhos de aquisição de dados aéreos utilizando aeronaves não tripuladas de acordo com as regulamentações existentes, processando e analisando os dados e aplicando-os ao campo da geomática.
No âmbito da atividade profissional regulamentada de Engenharia Agronómica é permitido o acesso às seguintes competências aplicadas aos UAS:
- Integrar aplicações de aeronaves não tripuladas e seus sensores, associados ao trabalho aéreo que pode ser realizado com este tipo de plataforma.
- Executar trabalhos de aquisição de dados aéreos utilizando aeronaves não tripuladas de acordo com as regulamentações vigentes, processando e analisando os dados e aplicando-os ao campo da agronomia.
Da mesma forma, haverá múltiplas oportunidades de carreira relacionadas ao recém-criado campo dos drones, que são muito procurados por perfis como o desenvolvido neste programa de mestrado.