Mestrado em Avaliação de Programas
Cape Town, Africa do Sul
DURAÇÃO
2 Years
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Meio Período
PRAZO DE MATRÍCULA
Solicitar prazo de inscrição
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Solicitar a data de início mais próxima
TAXAS DO PROGRAMA
ZAR 135.280
FORMATO DE ESTUDO
No campus
Introdução
O MPhil em Avaliação de Programas [CM033BUS15] é um mestrado de dois anos em tempo parcial que fornece aos alunos conhecimentos e habilidades abrangentes em teoria e prática de avaliação. O conteúdo ensinado é ministrado em sete semanas de lançamento durante os dois anos e, portanto, é conveniente para profissionais que trabalham ou estudantes que não residem na Cidade do Cabo. Nosso objetivo é formar graduados que melhorem a qualidade, a responsabilidade e a transparência de uma ampla gama de programas sociais e de desenvolvimento. O currículo aplicado abrange um espaço interdisciplinar inovador influenciado pelos mais recentes desenvolvimentos na teoria e prática de avaliação. Este é um programa de um ano e meio em tempo integral (tanto o curso quanto a dissertação são concluídos dentro de um ano e meio de estudo), começando na primeira semana de fevereiro de cada ano. O programa consiste em cursos e uma dissertação de pesquisa. O curso compreende cinco módulos obrigatórios que acontecem de fevereiro a outubro e tem como objetivo dotar os alunos de conhecimentos e habilidades avançadas de avaliação de programas.
A dissertação de pesquisa tem duração de 12 meses, começando em julho do primeiro ano de inscrição e terminando com a entrega da dissertação no ano seguinte. A dissertação visa avaliar se os alunos dominam os princípios de avaliação de programas e são capazes de aplicá-los a um programa da vida real que se espera que avaliem. Os alunos que concluírem com êxito o curso receberão um MPhil.
Informações do aplicativo:
Os estudantes que se candidatam ao Mestrado em Filosofia (Avaliação do Programa) devem candidatar-se online usando
processo de candidatura da Universidade até ao final do mês de Novembro do ano anterior àquele para o qual a candidatura é apresentada.
Admissões
Currículo
Curso de avaliação do programa BUS5037W
Dissertação BUS5036S (Avaliação do Programa)
Dissertação BUS5050F (Avaliação do Programa)
O diploma consiste em duas partes: um componente de curso de 120 créditos e um projeto de pesquisa de 60 créditos.
O currículo como um todo visa ensinar os alunos a:
- Enquadrar e adaptar questões de avaliação específicas a um determinado contexto programático.
- Desenvolva um projeto de avaliação ou metodologia de avaliação adequada a um conjunto específico de questões.
- Adaptar os princípios de concepção e análise da investigação à avaliação específica da implementação, dos resultados e do impacto de um programa social.
- Analisar, apresentar e interpretar dados e conclusões da avaliação para informar a gestão e melhoria do programa.
Também proporcionamos aos alunos uma compreensão do monitoramento (acompanhamento do progresso do programa) e da teoria do programa (a maneira como os programas mudam um problema ou pessoas).
BUS5037W e BUS5056W (cursos ano 1 e ano 2)
O curso é ministrado em tempo parcial durante dois anos, por meio de sete semanas de lançamento em bloco (3 ou 4 semanas por ano). Ao longo das sete semanas de lançamento do bloco, os alunos cobrirão vários módulos de cursos, compreendendo um total de 180 horas de contato.
É um requisito que os alunos sejam aprovados em todos os módulos do curso para serem aprovados no componente do curso. Detalhes dos módulos do curso são fornecidos abaixo.
Princípios de avaliação de programas
Este módulo fornece uma visão sistemática e introdução à avaliação de programas baseada na teoria e seus métodos. Neste módulo, trabalhamos em turma sob a orientação de um instrutor experiente em avaliação para desenvolver uma abordagem de avaliação para um parceiro comunitário (geralmente uma organização não governamental local). Nós nos concentramos em trabalhar com um cliente “real” para entender a lógica dos programas e como a avaliação acompanha essa lógica. Como turma, exploramos diferentes questões de avaliação e consideramos questões de integridade e força do programa. Os alunos também aprendem os princípios do relacionamento com as partes interessadas, relatórios de clientes fáceis de usar e a ética da avaliação do programa.
Estatísticas para Avaliação
Neste curso básico de estatística, os alunos são ensinados a identificar e aplicar procedimentos estatísticos corretos à exploração quantitativa de questões frequentemente importantes em um contexto de avaliação. Por exemplo, um grupo de beneficiários do programa melhorou significativamente um resultado após a introdução de uma intervenção? Em caso afirmativo, houve uma taxa diferente de mudança numa intervenção em relação a um grupo de comparação? Existem evidências estatisticamente significativas de um efeito causal do programa nos resultados de interesse? O curso está estruturado para orientar os alunos através das abordagens de análise descritiva mais básicas e dos fundamentos da estatística inferencial (correlação, testes t, ANOVA e regressão simples e multivariada com moderação). O curso inclui conteúdos teóricos e sessões práticas laboratoriais utilizando o pacote estatístico SPSS.
Projeto e análise de avaliação quantitativa avançada
Este módulo baseia-se nas habilidades básicas de estatística ensinadas em Estatística para Avaliação e amplia ainda mais o conhecimento dos alunos para cobrir análises estatísticas mais diferenciadas e elementos de design adequados para projetos de avaliação quantitativa mais complexos. Os elementos do projeto incluem cálculos do tamanho da amostra e como lidar com elementos de absorção seletiva, agrupamento ou atrito em um projeto de avaliação. As abordagens de análise incluem abordagens estatísticas adequadas para analisar projetos de séries temporais interrompidas, diferença em diferença, correspondência de pontuação de propensão e projetos de descontinuidade de regressão. O curso inclui conteúdos teóricos e sessões práticas laboratoriais utilizando o pacote estatístico SPSS.
Métodos Qualitativos em Avaliação
Neste módulo, os alunos são apresentados às abordagens qualitativas e seu uso na avaliação. Os alunos aprendem como aplicar abordagens de avaliação populares que dependem fortemente de dados qualitativos. As sessões cobrirão os diferentes enquadramentos qualitativos e os tipos de questões que a investigação de avaliação qualitativa pode abordar com sucesso, os principais tipos de recolha de dados qualitativos, como desenvolver perguntas apropriadas e a forma correcta de conduzir a entrevista. Os seminários também cobrem os fundamentos da análise de dados qualitativos e o relato de resultados qualitativos.
Abordagens alternativas para avaliações complexas
Neste módulo, recorremos a profissionais experientes e especializados para apresentar aos alunos uma gama mais ampla de diferentes teorias, abordagens, metodologias e pontos de vista de avaliação. Como tal, o módulo visa familiarizar os alunos com uma ampla gama de métodos e abordagens alternativas que podem ser úteis ao lidar com a complexidade da vida real na avaliação. As abordagens abrangidas incluem avaliação de custos económicos, avaliação do desenvolvimento, mapeamento de resultados, avaliação centrada em África, avaliação participativa, avaliação realista e avaliação centrada na utilização.
Monitoramento usando Teoria do Programa
Monitoramento refere-se ao acompanhamento do progresso de um programa. Para fazer isso, precisamos entender a terminologia de monitoramento e sermos capazes de acompanhar a implementação e os resultados do programa ao longo do tempo. Em casos específicos, também precisamos de conhecer os indicadores de monitorização locais e globais ou os requisitos de monitorização dos financiadores, bem como um desenho de avaliação (complementar) apropriado. Neste módulo, os alunos aprendem como desenvolver e aplicar uma teoria de programa plausível (ou uma explicação do que funciona e do que não funciona num campo específico) à concepção e operacionalização de quadros de monitorização e avaliação. Os alunos aprenderão como produzir indicadores, medidas e padrões apropriados para resultados específicos do programa e acompanhar o progresso do programa em relação a estes. Além disso, os alunos serão capazes de conceber um quadro de monitorização para a implementação do programa, formulando questões apropriadas de recolha de dados para cobertura, prestação de serviços e organização do programa.
Desenho de pesquisa para avaliação de impacto
Neste módulo, concentramo-nos no que é necessário para construir um argumento causal (ou de impacto do programa) através de desenhos de investigação, por outras palavras – que tipo de desenhos de investigação estabelecem se o programa, e nada mais, causou mudanças observáveis nos beneficiários. Os alunos aprendem os diferentes projetos de avaliação de impacto experimental e quase experimental e como avaliar seus pontos fortes, limitações e aplicações em diferentes contextos de avaliação. O envolvimento crítico com avaliações publicadas em combinação com o conteúdo ensinado fornece aos alunos uma base sólida nos princípios básicos de boa pesquisa e design de avaliação.
A critério do Chefe de Seção, módulos poderão ser acrescentados ou retirados.
Cronograma de entrega de cursos
O cronograma de entrega dos cursos é revisado anualmente para permitir 3 a 4 semanas de ensino em bloco por ano. Todo o ensino de liberação em bloco será presencial na UCT.
BUS5050H e BUS5150H (Dissertação de pesquisa 1 e 2)
O relatório de pesquisa visa avaliar se os alunos dominaram ou não os princípios de avaliação do programa e são capazes de aplicá-los a um programa da vida real e construir um relatório de pesquisa escrito na forma de uma dissertação de 60 créditos com base nesta aplicação.
Os alunos trabalham em estreita colaboração com um programa externo (ou cliente) escolhido pelo organizador do curso. Em consulta com seu supervisor e o cliente, os alunos formulam questões e níveis de avaliação apropriados, conduzem uma revisão crítica da literatura, desenvolvem uma teoria do programa e revisam a teoria do programa após uma série de consultas ao cliente, usam a literatura de avaliação para verificar a plausibilidade do programa , selecionar a metodologia correta para coleta e análise de dados primários e secundários e, em seguida, apresentar o projeto final em uma proposta coerente de avaliação de turma, coletar dados primários para a avaliação (entrevistas, pesquisas, grupos focais, etc.), analisar os dados primários e redigir as descobertas de forma coerente na forma de um relatório útil de avaliação do cliente ou de uma minidissertação.