Curso de Mestrado em Antropologia da Religião e da Cultura
Groningen, Holanda
DURAÇÃO
12 Months
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Período integral
PRAZO DE MATRÍCULA
01 May 2025
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
01 Sep 2025
TAXAS DO PROGRAMA
EUR 18.700 *
FORMATO DE ESTUDO
No campus
* para países não pertencentes à UE/EEE| UE/EEE: 2530 euros
Introdução
Num mundo de diversidade religiosa e cultural, a compreensão das diferenças culturais é fundamental para enfrentar desafios como a migração e as alterações climáticas. Este mestrado dá-lhe as competências necessárias para explorar mundos de vida específicos em vários contextos, a fim de obter uma compreensão profunda do papel da religião e da cultura em diferentes sociedades.
Este Mestrado em Antropologia da Religião é único e caracteriza-se pela sua abordagem holística, comparativa e etnográfica. Holística porque investiga temas tal como estão inseridos na totalidade dos mundos de vida locais, por exemplo, nos tópicos da alimentação, sexualidade e religião. A investigação comparativa ajuda a compreender as diferenças e semelhanças e, através da investigação etnográfica, obtém-se uma visão profunda dos mundos complexos das pessoas que vivem com eles. A investigação etnográfica permite-nos compreender melhor o outro, bem como a nós próprios. A experiência prática etnográfica é uma parte integrante do programa. O mestrado também reflecte criticamente sobre o próprio método antropológico "tradicional" (ou seja, do "norte global" para o "sul global").
Porquê estudar este programa em Groningen?
- A nível mundial, a religião é um fator importante nas sociedades. Por conseguinte, este mestrado centra-se na religião e na cultura.
- Historicamente, a antropologia tem sido influenciada por muitas outras disciplinas e o nosso corpo docente multidisciplinar proporciona o ambiente académico perfeito para continuar este diálogo.
- A Faculdade dispõe de uma vasta experiência temática e regional.
- A RUG é uma universidade pública. Aqui, a religião é estudada como um fenómeno cultural, e não está ligada a nenhuma fé ou movimento religioso.