Doutorado em Ciências e Tecnologias da Madeira - Escola de Doutorado Cziraki Jozsef
Sopron, Hungria
DURAÇÃO
8 Semesters
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Período integral
PRAZO DE MATRÍCULA
20 May 2025
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Sep 2025
TAXAS DO PROGRAMA
USD 3.000 / per semester
FORMATO DE ESTUDO
No campus
Introdução
A Escola Doutoral de Ciências e Tecnologias da Madeira Jozsef Cziraki foi criada no início da década de 1990 e está totalmente acreditada desde 2002. Durante este período, 106 estudantes concluíram com sucesso os seus estudos.
Os alunos recebem fortes formações teóricas, de investigação e científicas, e completam a sua investigação individualmente, com alguma orientação por parte dos seus orientadores. A supervisão é oferecida pelos melhores especialistas e cientistas da madeira da Hungria.
Os projectos de investigação abrangem uma vasta gama de tópicos, incluindo ciência da madeira e tecnologia da madeira, tecnologia de celulose e fibra, construção da madeira e ainda temas mais relacionados com nanotecnologia, arquitectura, indústria da luz ou investigação em TI e marketing relacionados com a madeira.
Os temas estão tipicamente ligados a projetos de pesquisa industrial ou inovação, pelo que os doutorados da Sopron têm não só fortes formações teóricas, como também são cientistas muito práticos.
Galeria
Currículo
Trabalhando em colaboração com o seu orientador de doutoramento, os alunos admitidos no programa de doutoramento deverão preparar um plano detalhado de estudo e investigação de 48 meses e submetê-lo ao conselho doutoral da sua área de estudo para aprovação. Alterações ao plano de estudos e investigação só poderão ser efetuadas com a concordância do seu orientador de doutoramento e da direção da escola de doutoramento. Antes de a direção da escola de doutoramento tomar uma decisão sobre alterações, consultará o conselho de doutoramento apropriado.
O cumprimento das obrigações académicas e de investigação dos estudantes de doutoramento é medido em créditos. Um estudante de doutorado deve obter pelo menos 240 créditos durante seus estudos e treinamento.
Os componentes mais importantes do programa de doutorado são os tópicos de atividades de pesquisa anunciados pela escola de doutorado. As atividades de pesquisa são avaliadas de duas formas, ambas com valores de crédito correspondentes. A primeira é a realização de pesquisas científicas individuais; a segunda é através da publicação.
Os estudantes de doutorado também podem ganhar pontos de crédito desempenhando funções docentes.
Com o consentimento do seu orientador de doutoramento, os doutorandos podem publicar os resultados da sua investigação, desde que tenham cumprido continuamente as suas funções de acordo com o plano de estudos e investigação. No âmbito de uma conferência de doutoramento, os estudantes de doutoramento reportam a investigação que realizaram no final dos Anos 1 e 3. O relatório é público. Os alunos fazem exames complexos no final do Ano 2. Os requisitos do exame complexo incluem Regulamentos Operacionais.
Para serem elegíveis para realizar o exame complexo, os estudantes de doutorado devem primeiro obter 90 créditos nas "etapas de treinamento e pesquisa" do programa de doutorado (os primeiros 4 semestres), bem como concluir os cursos exigidos e obter todos os créditos conforme indicado em seu plano de estudo e pesquisa.
O orientador de doutorado deverá certificar a conclusão de pesquisa científica independente do aluno de doutorado a cada semestre no livro de registro do aluno.
Os princípios básicos do currículo do programa de doutoramento são os seguintes:
a) A parte teórica do exame complexo de final do Ano 2 é composta por exames realizados numa disciplina principal e optativa. A disciplina principal deverá ser uma disciplina de exame complexo de seis créditos do programa de doutorado do aluno, enquanto a disciplina eletiva poderá ser escolhida livremente na seleção de disciplinas optativas oferecidas no exame complexo.
b) As exigências do curso concentram-se no início do curso, proporcionando aos doutorandos a oportunidade de dedicar mais tempo à pesquisa a partir do 3º semestre.
c) Os requisitos de investigação nos Semestres 1 e 2 são moderados para investigação científica independente, mas uma revisão da literatura e pesquisa bibliográfica ainda é obrigatória. No entanto, os semestres 3 e 4 são mais centrados na pesquisa. O orientador do doutorado verifica o preenchimento no livro de matrícula do aluno a cada semestre.
d) Créditos educacionais: uma disciplina semanal de 2 horas por semestre vale 6 créditos; trabalho laboratorial independente equivale a 4 créditos; o planejamento da graduação é de 4 créditos. O cumprimento dos requisitos educacionais é confirmado pelo diretor do instituto.
O seminário de doutoramento deverá ser concluído nos primeiros 4 semestres; a cada semestre o aluno deverá participar de cinco apresentações, exame abrangente/complexo e defesa. O Dr. Antal Kánnár certifica o cumprimento destes requisitos através da sua assinatura.