
Tartu, Estônia
DURAÇÃO
2 Years
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Período integral
PRAZO DE INSCRIÇÃO
Solicitar prazo de inscrição
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
01 Sep 2025
TAXAS DO PROGRAMA
EUR 6.000 / per year *
FORMATO DE ESTUDO
No campus
* Bolsas de isenção de matrícula disponíveis
Introdução
A vida moderna depende cada vez mais de BIG DATA e processos de trabalho digitalizados – a geoinformática ajuda a gerenciar e analisar dados espaciais contemporâneos e a tomar decisões sobre desenvolvimento e políticas.O programa de mestrado de 2 anos em Geoinformática para a Sociedade Urbanizada prepara especialistas altamente qualificados no manuseio e análise de dados espaciais e no desenvolvimento de sistemas de apoio à decisão para o setor público, privado e não governamental .
Uma ênfase especial do programa é p UT no desenvolvimento de habilidades práticas dos alunos.
- Combina geografia e TI na era do BIG data.
- Fornece ferramentas para analisar processos sociais e naturais no espaço para a tomada de decisões e políticas interdisciplinares.
- Ensina o ciclo completo de gerenciamento de dados espaciais, desde o trabalho de campo e aquisição de dados até a visualização de soluções de planejamento.
O cumprimento do programa de mestrado permite o emprego no setor público, privado e não governamental como Gerente de Dados Espaciais, Analista Espacial ou Consultor GIS para Planejamento e Política Regional .Existem inúmeras outras opções de emprego no desenvolvimento e na política local e regional.
O University of Tartu pertence ao TOP 1,2% das melhores universidades do mundo (QS e THE rankings).Está localizado em Tartu, a segunda maior cidade da Estônia, conhecida como a Capital Estudantil da Estônia .13 000 alunos estão matriculados no University of Tartu , incl.1300 estudantes internacionais .
Por que estudar Geoinformática para Sociedade Urbanizada em UT ?
- Aprenda geografia e TI na era do big data e use esse conhecimento para analisar processos ambientais e sociais para a tomada de decisões interdisciplinares.
- Participe de diferentes eventos relacionados a GIS , escolas de verão e conferências , como Mobile Tartu e The Baltic Geospatial Information Technology Conference.
Admissões
Currículo
O programa de mestrado de dois anos consiste em quatro ciclos iguais:
- formato de estúdio intensivo e prático (30 ECTS)
- cursos de especialização e estágio (30 ECTS)
- disciplinas eletivas e optativas (30 ECTS)
- dissertação de mestrado (30 ECTS)
Durante o primeiro ano, os alunos trabalham metade do tempo em cursos de dados espaciais e projetos de planejamento em formato de 'estúdio'. Enquanto o ano começa com trabalhos de campo para aquisição de dados e avança pelo gerenciamento de bancos de dados e análises de dados, ele termina com um projeto de planejamento bem visualizado preparado pelos alunos usando dados espaciais. Como resultado do ano, os alunos sabem e podem escolher e usar ferramentas e métodos de geoinformática adequados para análise quantitativa.
Os estúdios de dados espaciais e planejamento espacial são complementados por cursos especiais em geografia (geografia social urbana, geografia da sociedade da informação, fluxos de energia e ciclos de materiais) e cursos para desenvolver habilidades práticas dos alunos (análise de dados espaciais, programação, gerenciamento de projetos). Além disso, os alunos podem frequentar vários cursos opcionais em campos específicos da geografia, por exemplo, ArcGIS, análise geoespacial com Python/R, PostgreSQL/PostGIS, mineração de geodados visuais, modelagem 3D, sensoriamento remoto aplicado, introdução ao planejamento urbano, mudanças socioespaciais em cidades em transição, geografia econômica de sistemas urbanos ou ecologia de paisagens em sociedades urbanizadas. Além dos cursos fornecidos pelo Departamento de Geografia, os alunos podem frequentar cursos de outros institutos para aprimorar suas habilidades em estatística, ciências da computação, estudos regionais contemporâneos ou outros campos.
Após o primeiro ano acadêmico, o estágio de 3 semanas (estágio de trabalho) fornece ao aluno experiências práticas na resolução de tarefas da vida real em uma equipe. Um estágio permite que os alunos ampliem sua compreensão do trabalho com dados espaciais e da organização do trabalho em organizações e equipes. Também ajuda a aumentar a rede profissional de alunos, na Estônia ou no exterior. O departamento ajuda os alunos a encontrar organizações para conduzir o estágio. Por exemplo, temos cooperação de estágio de longo prazo com Regio, Positium, Hendrikson&Ko e Observatório Tõravere. Os alunos também podem se candidatar a estágios no exterior, por exemplo, com a ajuda da bolsa Erasmus+ Traineeship.
Os alunos elaboram o conteúdo do segundo ano acadêmico escolhendo cursos que dão suporte à especialização e preparando a tese de mestrado (20 ECTS) ou cursos opcionais de acordo com os interesses amplos dos alunos (10 ECTS). Os alunos são incentivados a passar o terceiro semestre de estudos no exterior como alunos de intercâmbio. O departamento tem vários acordos de parceria com universidades em toda a Europa para estudar como um aluno de intercâmbio Erasmus. A universidade oferece oportunidades adicionais para estudar em todo o mundo com a ajuda de parcerias bilaterais com muitas universidades. Se permanecerem na Estônia, os alunos são recomendados a fazer cursos sobre a língua e a cultura estonianas para melhor se integrarem à sociedade e à cultura profissional.
Os alunos trabalham continuamente em sua tese de mestrado durante seus estudos, tanto individualmente sob a supervisão do supervisor quanto em seminários especiais de mestrado. No início do quarto semestre, um curso projetado individualmente sobre métodos estatísticos UT dá suporte ao progresso da tese de mestrado. O quarto semestre é dedicado à escrita da tese.
Exemplos de cursos:
- Análise de Dados Espaciais
- Demografia, Migração Global e Cidades Contemporâneas
- Projeto de planejamento
- Geografia, Comunicação e Mobilidade Espacial
- Fluxos de Energia e Ciclos de Materiais
- Introdução à programação
- Estúdio de dados espaciais
Rankings
O University of Tartu pertence ao top 1,2% das universidades do mundo.
Resultado do programa
Ao se formar, o aluno
- tem conhecimento de geoinformática e bancos de dados geográficos e pode usar software GIS para lidar com dados espaciais;
- conhece os processos geográficos, sociais e económicos da sociedade urbanizada, bem como as geodatabases relacionadas;
- conhece os problemas ambientais na sociedade urbanizada, a tecnologia ambiental e as bases de dados espaciais utilizadas para gerir e mitigar os problemas;
- pode utilizar os métodos analíticos contemporâneos de dados espaciais e os métodos cartográficos para visualizar dados espaciais;
- conhece os princípios e métodos de ordenamento do território;
- tem competências para compilar projetos de planeamento com a ajuda de software GIS;
- conhece os conceitos de sociedade da informação, cidade inteligente e planeamento integrado e pode implementá-los no planeamento;
- adquiriu experiência em trabalho em equipe e sabe trabalhar em equipe;
- pode prestar consultoria na área de especialização;
- pode participar de pesquisas científicas e possui habilidades para redação acadêmica.
Bolsas de estudo e financiamento
Há 1 isenção de mensalidade disponível para cidadãos da UE/EEE/Suíça e 4 para todas as cidadanias.
Taxa de matrícula do programa
Galeria
Oportunidades de Carreira
A vida moderna depende cada vez mais de BIG data e processos de trabalho digitais – a geoinformática ajuda a gerenciar e analisar dados espaciais históricos e em tempo real para apoiar a tomada de decisões e o desenvolvimento de políticas.
A conclusão bem-sucedida do programa de mestrado 'Geoinformática para a Sociedade Urbanizada' permite o emprego em todos os setores como gerente de dados espaciais, analista espacial ou consultor GIS para planejamento e política regional.Os ex-alunos trabalham em várias instituições locais, estaduais e da UE, empresas de consultoria para planejamento e gestão ambiental, ou empresas que fornecem análises baseadas em localização e serviços de TI ou soluções cartográficas.
A lista a seguir de empresas e instituições nacionais e internacionais mostra onde muitos de nossos ex-alunos com especialização em GIS encontraram emprego:
Regio, ReachU, Positium LBS, CGI, TerraPro, Navionics, Affecto, Telia, Hendrikson&Ko, Estonian Land Board, Estonian Agricultural Registers and Information Board, Environmental Board, Environmental Agency, Estonian Defense Forces, Estonian Weather Service, Met Office, Tartu Observatory, Governo da Cidade de Tartu, Governo da Cidade de Tallinn, ESPON.