Keystone logo

Estudando no Exterior na Holanda: Dixie

27 de mar. de 2018
Study in the Netherlands

"Meu conselho é, se você realmente quer a experiência, vá em frente!"

-Dixie da Indonésia

Onde você está estudando e de onde você é originalmente?

Atualmente, estou estudando no exterior, em Amsterdã, na Holanda, na Universidade de Amsterdã (UvA). Eu sou meio indonésio, nasci e cresci na Indonésia.

Por que você quis estudar no exterior e por que escolheu a Holanda?

Eu sempre quis estudar no exterior porque queria uma experiência de estudar na atmosfera ocidental. Eu escolho a Holanda porque seus cursos universitários são dominados em inglês e isso foi muito conveniente para mim. É também um país muito estudantil (descontos / preços para estudantes são comuns).

Por que você escolheu a Universidade de Amsterdã?

Eu escolhi a UVA porque tem boa reputação, boa classificação e tem um ambiente internacional.

Quais são alguns dos destaques estudados no exterior?

Os destaques da minha experiência de estudo no exterior até agora teriam que ser: explorar cada pedacinho da cidade em que vivo, conhecer pessoas maravilhosas inesperadamente, em qualquer lugar (colegas de classe, estudantes universitários no campus e até estranhos no supermercado) que me ajudaram com pequenas questões práticas ou me deu uma palestra motivacional que faria o meu dia! Eu também gosto de ir a lugares de bicicleta (algo que eu nunca fiz antes), cozinhar para mim e às vezes também para os amigos, e ser entretida por meus professores hilários.

Você tem uma história embaraçosa de estudo no exterior que está disposta a compartilhar?

Eu provavelmente tenho alguns incidentes embaraçosos, mas um deles foi quando saí do supermercado pela porta de emergência (por acidente, porque a placa estava em holandês e eu não entendi). Um alarme disparou imediatamente depois que eu abri a porta, e todo o supermercado me encarou, mas depois uma simpática senhora me direcionou para a saída correta.

O que você achou mais difícil estudar no exterior?

A parte mais difícil de estudar no exterior costumava ser a saudade de casa, mas acho que estou melhorando com isso, porque sei como me sentir melhor agora quando isso acontece. Fora isso, a parte mais difícil é ter que estudar no mesmo ritmo do cronograma do estudo.

Como seu novo iPad irá ajudá-lo com seus estudos?

Como minhas aulas usam o Blackboard para referir-se a exercícios a serem feitos em sala de aula, seria conveniente trazer um iPad para a escola em vez de um laptop, porque é mais leve e mais conveniente de usar. Eu também poderia usá-lo para tirar notas de aula, digitalizando-as.

Você tem algum conselho para alguém que esteja pensando em estudar no exterior?

Meu conselho é, se você realmente quer a experiência, vá em frente! Eu acho que isso realmente ensina você a se tornar um adulto independente e mais responsável. Ele vai te abrir para oportunidades que você nunca soube que você tinha antes, e apresentá-lo a pessoas de diferentes culturas. Você também aprende a trabalhar duro e se orgulhar recompensando a si mesmo quando sentir que ganhou! Saudade é algo que você definitivamente vai experimentar, mas você acabará por passar por isso, porque todo mundo pode gerenciá-lo. Eu também sugiro fazer um orçamento mensal, criando um cronograma de estudo e usando um planejador. Isso ajuda. Meu último conselho é aproveitar sua experiência enquanto puder!

Você está interessado em estudar no exterior na Holanda? Pesquise e compare programas para encontrar o seu ajuste ideal.