Keystone logo

Estudando no exterior na República Checa: Oli

18 de jun. de 2018

oli

'' Foi fantástico viver e estudar no coração da Europa. ''

- Oli do Reino Unido

Por que você escolheu estudar no exterior?

Ao me aproximar da conclusão do ensino médio, comecei a considerar dedicar um ano ou mais a viajar, antes ou depois de estudar na universidade. Quando soube que o programa de bacharel que eu estava inscrevendo oferecia um ano de intercâmbio no exterior por meio do programa Erasmus, não pensei duas vezes antes de colocar meu nome à frente. Eu estava realmente animado para me aventurar fora do Reino Unido, e combinar minha educação com a vida em um novo país parecia ser a melhor experiência de aprendizado.

Por que você escolheu estudar no exterior na República Tcheca?

Eu abordei o processo de candidatura com a mente aberta e não pensei muito sobre onde eu iria acabar, minha única preferência era passar o ano em uma cidade européia. Apresentei uma lista provisória de cinco locais desejados, e deixei muito disso para o destino e a decisão da minha universidade. Este era um risco calculado, mas quando eu finalmente descobri que eu estaria passando o meu ano de intercâmbio em Praga, eu não tinha ideia de quanto meu jogo iria pagar!

Quais foram as melhores partes de ser um estudante internacional na República Checa?

Foi fantástico viver e estudar no coração da Europa. Eu tinha um interesse de longa data na arte, história e cultura da Europa Central e logo descobri que Praga era o centro de todos os três. Fui mais fascinado pela variedade arquitetônica da cidade. Das torres da igreja gótica aos blocos da era comunista, cada rua parecia contar sua própria história do passado divergente da República Tcheca.

Em termos de acessibilidade para um estudante internacional, a dificuldade que tive em lidar com a língua checa foi aliviada pela diferença nos custos de vida em comparação com o Reino Unido. Era uma lufada de ar fresco para poder alugar um apartamento de tamanho generoso em uma grande área por uma fração do que eu teria pago em casa. Eu encontrei o transporte público, comida e cerveja checa mundialmente famosa para ser muito com preços razoáveis ​​também. Nazdraví!

Talvez acima de tudo, o maior prazer foi compartilhar minha experiência com outros estudantes internacionais e ter a chance de fazer amigos de todo o mundo. Não demorou muito para se sentir parte de uma comunidade internacional vibrante, e não encontramos muitas coisas interessantes para fazer durante nosso tempo livre em Praga e além. Cada momento fora do estudo apresentou a oportunidade de visitar uma nova galeria, bar, restaurante, mercado, parque ou local histórico. Eu também participei de viagens estudantis para a Oktoberfest de Munique, Budapeste, Berlim e Viena, todas acessíveis por ônibus em poucas horas.

Como foi estudar na República Checa?

A vida estudantil na Charles University foi rápida e variada tanto dentro como fora da aula. Eu tive a chance de pegar créditos em assuntos fora do meu grau escolhido, e foi emocionante ter a liberdade de pular para algo novo. Participei de aulas de filosofia, cinema, história e tcheco, além de diversos módulos de literatura. Adaptar-se aos diferentes métodos de avaliação e estilos de ensino em cada aula foi um desafio, mas uma experiência muito gratificante em geral.

Um destaque foi ter minha aula final da semana em uma sala com uma vista do sol idílica do outro lado do rio Vltava em direção ao castelo de Praga. O maior desafio foi ficar focado na palestra!

Como os estudos no exterior afetaram você e sua carreira?

Além de parecer ótimo em um currículo e fornecer um valioso ponto de discussão em entrevistas, estudar no exterior me deu a confiança para continuar buscando oportunidades que estão fora da minha zona de conforto. Eu também sinto uma nova apreciação por diferentes idiomas e a importância da comunicação. No meu regresso ao Reino Unido, comecei a pensar em viver e trabalhar no estrangeiro como uma opção concreta de pós-graduação, e dois anos depois do meu tempo na República Checa, isto é agora uma realidade!

Você tem algum conselho para os estudantes que estão pensando em estudar na República Tcheca?

Esteja preparado para ambas as extremidades do espectro meteorológico e não se sinta desanimado se você se esforça para dominar o checo! Você vai descobrir que a maioria dos checos se orgulha de sua dificuldade e não espera que estrangeiros os experimentem (o checo é classificado como o segundo idioma mais difícil de aprender pelo Instituto Estrangeiro dos EUA). No entanto, pegar o básico e usar algumas palavras de checo na vida cotidiana vale a pena, e é provável que traga um sorriso ao rosto de qualquer nativo que você conhecer!