Keystone logo

Estudar no Japão: Educação no Japão

1 de jun. de 2017

O sistema universitário japonês oferece bacharelado, mestrado e doutorado em uma variedade de campos e disciplinas. O ensino superior no Japão é oferecido por universidades públicas ou privadas e faculdades júnior. A autoridade governamental responsável por questões de educação, cultura e idioma é o Ministério da Educação e Cultura do Japão (MEXT).

A cultura da educação no Japão está alicerçada na filosofia xintoísta, budista e confucionista e durante os séculos XIX e XX adotou diversas reformas por meio da adaptação de normas de diversos sistemas educacionais, visando à internacionalização da educação.

O sistema universitário japonês é caracterizado pela igualdade, qualidade e desempenho. No Japão, um aluno em média obtém 540 pontos em alfabetização em leitura, matemática e ciências com base no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) da OCDE, tornando o país um dos melhores em habilidades e habilidades dos alunos em todo o mundo!

O sistema universitário japonês segue um sistema de classificação de 4 escalas:

  1. A: yū (優) Muito bom (80-100%)
  2. B: ryō (良) Bom (70-79,99%)
  3. C: ka (可) Média, Aprovado (60-69,99%)
  4. F: fuka (不可) Falha (0-59,99%)

Encontre um programa

Quer estudar no Japão? Encontre e compare programas

Quanto tempo dura um bacharelado?

A duração dos estudos de bacharelado (学士 gakushi) no Japão é de quatro anos, exceto os programas de medicina, odontologia, veterinária e farmácia, que duram até seis anos de estudos. Nas faculdades juniores, a duração dos estudos é de dois a três anos, dependendo do departamento e do programa. A maioria das universidades e faculdades júnior no Japão tem seu ano acadêmico de abril a março do ano seguinte. O primeiro semestre vai de abril a setembro, enquanto o segundo de outubro a março.

Lembre-se de que algumas universidades mostram flexibilidade aos estudantes internacionais em relação ao semestre que eles podem escolher para iniciar seus estudos. Para receber o diploma de bacharel no Japão, você deve reunir pelo menos 124 créditos do curso.

Para ser elegível para estudos de bacharelado no Japão como estudante internacional, é obrigatório ter concluído pelo menos 12 anos de educação formal em seu país de origem. Caso você não tenha concluído a escolaridade obrigatória de 12 anos, você ainda pode se inscrever, mas será solicitado a passar no exame de admissão nacional que confirmará suas qualificações para os estudos no país. Além disso, você precisa fornecer seu histórico escolar de registros, uma carta de declaração pessoal e, possivelmente, cartas de recomendação.

No geral, se o seu bacharelado é ministrado em inglês, você precisa fornecer prova de proficiência no idioma por meio de testes de idioma como TOEFL ou IELTS. Caso seu programa de estudos seja ministrado em japonês, você precisa, como estudante internacional, demonstrar sua proficiência na língua japonesa por meio dos seguintes testes:

Estudos de Mestrado no Sistema Universitário Japonês

Os estudos de pós-graduação (修士 xiūshì) nas universidades japonesas combinam palestras, pesquisas, vários projetos e a redação da dissertação do aluno. Para se qualificar para um mestrado no Japão, você precisa ter concluído o bacharelado de quatro anos em educação. A duração do Mestrado no Japão é de dois anos para a maioria dos programas e o aluno receberá um grau de Mestre após a conclusão de 30 créditos do curso.

Conforme declarado acima, você deve ser capaz de provar sua proficiência no idioma inglês ou japonês por meio de testes de idioma, dependendo do idioma de instrução. Não se esqueça de que o Japão também oferece muitos mestrados com aulas de inglês!

Para a admissão de seu mestrado, você precisa fornecer seu histórico de bacharelado, duas cartas de recomendações, uma carta de declaração pessoal onde você pode descrever porque deseja fazer parte de um programa específico e, possivelmente, seu currículo e experiência de trabalho, junto com uma proposta de pesquisa para sua dissertação.

E quanto aos estudos de doutorado no Japão?

Um doutorado (博士 hakase) é o mais alto nível de realização acadêmica e o sistema universitário japonês oferece programas de doutorado altamente respeitados globalmente para estudantes internacionais, com base em pesquisa de qualidade e técnicas de ensino de alta tecnologia. A duração do grau de doutorado no Japão é de no mínimo três anos para a maioria das disciplinas, exceto os graus de doutorado em medicina.

Os alunos que desejam fazer um doutorado no Japão precisam primeiro ter concluído o bacharelado e o mestrado. No entanto, um fato interessante é que algumas universidades japonesas oferecem aos estudantes internacionais a oportunidade de se candidatarem ao doutorado logo após o bacharelado, mesmo sem o título de mestre! Isso significa automaticamente que a duração do seu doutorado será expandida para cinco anos.

Para ser admitido para um doutorado no Japão, você precisa fornecer o histórico escolar de seus graus anteriores, comprovar o domínio de sua língua estrangeira em inglês ou japonês, cartas de recomendação e currículo, um plano de pesquisa e possivelmente seu mestrado dissertação e resumo.

Estudo no Japão - Visão geral

Mais de 300.000 estudantes internacionais escolhem o Japão como seu destino de estudo no exterior todos os anos. Clique aqui para saber porquê.

Vistos de estudante

Você precisa de visto para entrar no Japão para estudar? Saiba mais sobre o processo de visto de estudante e o que você precisa para entrar no país, dependendo de sua condição de cidadão. Você também deverá trazer certos documentos com você para o controle de passaportes no aeroporto, que também cobrimos.

Custos de moradia e moradia

Não importa onde você estudar no exterior, é importante fazer um orçamento com antecedência para que você esteja preparado. Portanto, detalhamos os custos médios de vida e moradia para que você tenha uma ideia melhor de quanto estaria pagando como estudante no Japão.

Taxas de matrícula e bolsas de estudo

As taxas de matrícula para programas de graduação no Japão podem variar. Espera-se que os estudantes internacionais e nacionais paguem as mensalidades no Japão. Para cobrir o restante dos custos, há muitas oportunidades de bolsa de estudos disponíveis.

Língua e Cultura

O Japão é um país rico em história e cultura. Saiba mais sobre o que o país oferece em termos de idioma, cultura e muito mais!

Processo de aplicação

Todos os países têm requisitos de admissão específicos para os alunos serem aceitos em uma universidade. Saiba mais sobre os prós e contras de admissão a programas no Japão e o que você precisa se inscrever, dependendo de sua cidadania.

Programas

Pronto para ver a educação no Japão? Use nosso mecanismo de busca para encontrar e comparar os melhores programas no Japão hoje!